Concurso Polícia Civil-BA: recursos devem sair até o fim de junho

Em novo contato com a banca Vunesp, FOLHA DIRIGIDA foi informada de que análise de recursos devem sair até o fim do mês de junho.

19/06/2018 08:02 | Atualizado: 19/06/2018 21:07

19/06/2018 08:02 | Atualizado: 19/06/2018 21:07

Os candidatos que estão participando do concurso público da Polícia Civil da Bahia precisarão esperar mais um tempo para conferirem a análise dos recursos contra as provas. Embora estivesse previsto para 15 de junho, o documento será divulgado até o fim de junho. A informação foi dada pela banca Vunesp à FOLHA DIRIGIDA.

Segundo a nota enviada pelo organizador, “a Fundação Vunesp está avaliando as provas com bancas especializadas e mantendo o rigor na avaliação para que nenhum candidato seja prejudicado”.

Polícia Civil da Bahia
Concurso da Polícia Civil da Bahia: análise de recursos até fim de junho
(Foto: Divulgação/ Polícia Civil da Bahia/ SSP/ Alberto Maraux)

FOLHA DIRIGIDA também questionou a instituição quanto ao método de correção de provas e sobre as possibilidades da banca mudar seu posicionamento. No entanto, sobre este assunto, a Vunesp preferiu não se pronunciar.

A Assessoria de Comunicação do organizador havia informado que que a Secretaria de Administração da Bahia emitiria uma nota com um posicionamento sobre o atraso do cronograma, no entanto, até o momento nada foi publicado.

Segundo o setor de atendimento da Vunesp, qualquer novidade será divulgada primeira no Diário Oficial do Estado e, posteriormente, no site da banca organizadora.

Cronograma do concurso PC-BA está atrasado: entenda

Embora nenhuma explicação concreta tenha sido dada para o atraso do cronograma e para a não divulgação das respostas do recurso, a polêmica sobre as correções das provas pode ter interferido no calendário.

Os candidatos fizeram fortes reclamações quanto aos pontos que foram atribuídos a cada uma das questões da prova. O edital de abertura do concurso dá a entender que a prova objetiva valeria 100 pontos no total, já considerando tanto as questões de conhecimentos gerais quanto específicos.

Além disso, foi estabelecido que, para ser considerado aprovado nesta etapa, era necessário alcançar 70 pontos. O entendimento principal era de que, então, era preciso acertar 70 das 100 questões da prova.

No entanto, ao checar o resultado preliminar da prova, divulgado em 25 de maio no site da Vunesp, os participantes notaram que, na verdade, a avaliação totalizou 200 pontos. “O edital foi omisso ao não informar que as provas objetivas valeriam 200 pontos”, aponta um dos candidatos.

Com isso, as 30 questões de Conhecimentos Gerais totalizaram peso de 3,33 pontos cada uma. Enquanto as 70 questões de Conhecimentos Específicos registraram peso de 1,43 por questão. ”O edital não menciona em nenhuma linha o peso de cada questão, muito menos que as questões de Conhecimentos Gerais possuem o dobro do peso de Conhecimentos Específicos”, diz outro participante.

Ministério Público está investigando o caso

O Ministério Público, que já está investigando o concurso da Polícia Civil da Bahia por denúncias de fraude, agora está intervindo também na questão do método de correção das provas objetivas e discursivas. Diversos candidatos enviaram representações ao órgão para questionar a conduta da Vunesp em atribuir peso às questões.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o MP-BA na última sexta, 15, e foi informada pela assessoria do promotor responsável pelo caso que as denúncias foram aceitas e que agora o processo encontra-se em fase de diligência.

Além disso, o Ministério Público notificou tanto a Vunesp quanto a Secretaria de Administração para que ambas dessem respostas quanto ao método de correção. Segundo o órgão, a banca já se manifestou e agora o MP aguarda a resposta da Administração da Bahia. Todos os documentos estão sendo analisados pelo promotor titular do caso.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Polícia Civil-BA- 2017- Agentes e Delegados

BA
Não informado
Fund...
Não informado