Concurso CGU: edital até o fim de novembro, diz ministro

O ministro Wagner Rosário voltou a falar sobre o concurso CGU e confirmou que os planos são ter edital na segunda quinzena de novembro.

18/10/2021 09:00 | Atualizado: 18/10/2021 09:29

18/10/2021 09:00 | Atualizado: 18/10/2021 09:29

O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, voltou a falar sobre concurso CGU pelas redes sociais. Dessa vez, o representante do órgão confirma a previsão de edital em novembro e provas em fevereiro.

Segundo Rosário, os planos seguem sendo ter o edital publicado na segunda quinzena de novembro, ou seja, até o dia 30 do próximo mês.

Além disso, ele falou sobre a previsão de aplicação das provas. Wagner Rosário disse que os esforços seguem sendo para realizar a primeira etapa no início de fevereiro, mas ainda sem data definida.

Em resposta à Folha Dirigida anteriormente, o ministro Wagner Rosário já havia confirmado que o edital sairia ainda este ano.

Sobre provas em 2022, Rosário também já havia mencionado, mas agora crava um mês com mais exatidão.

Provas em 2021 estão descartadas

Com a fala do ministro de que o edital sai em novembro e como até o momento o órgão ainda não escolheu a sua banca organizadora, a aplicação de provas este ano está praticamente descartada.

Isso porque, recentemente, o órgão conseguiu autorização do Ministério da Economia para reduzir o prazo em dois meses, entre edital e provas.

Dito isso, o edital saindo em novembro, os exames somente poderão acontecer a partir de janeiro de 2022. 

O próximo passo da CGU será anunciar a banca organizadora do seu concurso. De acordo com a controladoria, os preparativos já foram iniciados.

Foto do ministro Wagner Rosário
Concurso da CGU tem edital previsto para sair até o fim de novembro
(Foto: Governo Federal)

Ministro da CGU avalia provas em todas as capitais

Recentemente, o projeto básico do concurso CGU foi divulgado, com exclusividade por Folha Dirigida, e confirmou que a seleção não terá chances em todos os estados. Com isso, a aplicação de provas estaria limitada em apenas essas capitais.

Entretanto, o ministro Wagner Rosário prometeu avaliar a aplicação de provas em todas as capitais.

Também já se sabe que as provas do concurso serão com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Auditoria;
  • Fiscalização;
  • Tecnologia da Informação;
  • Finanças;
  • Contabilidade Pública; e/ou
  • Direito.

Concurso CGU de auditor terá 300 vagas

concurso CGU 2021 foi autorizado em julho deste ano, com 375 vagas. Dessas, são 300 para a carreira de auditor e 75 para técnico de nível médio.

Está confirmado que haverá chances para ampla concorrência, mas também reserva para negros e pessoas com deficiência (PcDs).

O aval do concurso foi dado pelo Ministério da Economia e está assinado por Caio Mario Paes de Andrade, atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital da pasta econômica.

Quer ser aprovado no concurso CGU? Então prepare-se com a Folha Cursos!

A Folha Cursos chegou para te ajudar a ser o próximo técnico da CGU. A Controladoria-Geral da União terá edital em breve e você não pode esperar ele ser publicado para começar os estudos. Por isso, inicie sua preparação com a melhor equipe de professores!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...