Concurso CGU: SP, Recife e Porto Alegre receberão as provas
O ministro Wagner Rosário confirmou quais capitais serão as responsáveis pelas provas do concurso CGU nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
25/10/2021 09:14 | Atualizado: 25/10/2021 12:08
25/10/2021 09:14 | Atualizado: 25/10/2021 12:08

O ministro Wagner Rosário voltou a trazer detalhes sobre o concurso CGU pelas redes sociais. Dessa vez, ele indicou quais serão as capitais a receber as provas nas regiões sem oferta de vagas.

Isso porque, recentemente, o chefe da controladoria confirmou que serão aplicados exames nas cinco regiões.

Na região Centro-Oeste, as provas ocorrerão em Brasília, já que as vagas serão para o Distrito Federal. Já na região Norte, as avaliações serão aplicadas em várias capitais, pois são diversas as ofertas por meio de sete cidades.

Agora, o ministro confirmou quais são as capitais que receberão provas nas demais regiões, sendo apenas uma em cada:

  • Região Sudeste: São Paulo (SP)
  • Região Nordeste: Recife (PE)
  • Região Sul: Porto Alegre (RS)

Dessa forma, todos os locais de provas do concurso CGU ficam definidos. Mas, ainda não se sabe a data exata em que elas serão realizadas. Recentemente, o ministro da CGU voltou a afirmar que a previsão é realizar provas em fevereiro de 2022.

O ministro da CGU também já falou sobre a divulgação do edital de abertura. O documento está previsto para sair até o final de novembro.

Fachada da CGU
Concursos da CGU tem locais de provas definidos, em todas as regiões
(Foto: Divulgação)

Concurso CGU tem distribuição das vagas confirmadas

Em julho, o concurso CGU 2021 foi autorizado com 375 vagas. O aval foi para carreiras de níveis médio e superior, com ganhos bem atrativos.

Recentemente, a reportagem da Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico da seleção, usado no processo de escolha da banca. O documento trouxe informações exclusivas e importantes do concurso.

Entre elas, a distribuição de todas as vagas por cargo e estado, bem como os salários. 

Veja a distribuição completa:

Cargo: Auditor Federal de Finanças e Controle.
Tipo de Prova*Região ou Órgão CentralEstado/DFNúmero de vagas
I1- Região NorteAmpla ConcorrênciaReservada aos candidatos negrosReservada a portadores de deficiência Total por região ou órgão central
Acre51(2)46
Amazonas61
Amapá51
Pará82
Rondônia41
Roraima51
Tocantins51
2- Órgão CentralDistrito Federal6416(4)80
IIÓrgão CentralDistrito Federal6416(4)80
IIIÓrgão CentralDistrito Federal328(2)40
IVÓrgão CentralDistrito Federal4212(3)54
Total24060(15)300

*De acordo com a ênfase nas seguinte áreas do conhecimento, combinadas ou não: Auditoria, Fiscalização, Tecnologia da Informação, Finanças, Contabilidade Pública e/ou Direito.

Cargo: Técnico Federal de Finanças e Controle.
Região ou Órgão CentraEstado/DFNúmero de vagas
Ampla ConcorrênciaReservadas aos candidatos negrosReservadas a portadores de deficiênciaTotal por Região ou Órgão Central
1- Região NorteAcre20(1)24
Amazonas31 
Amapá31 
Pará31 
Rondônia31 
Roraima21 
Tocantins21 
2- Órgão CentraDistrito Federal4110(3)51
Total5916(4)75

Quer ser aprovado no concurso CGU? 

Agora que você já sabe todas as oportunidades do concurso CGU, que tal dar o start na sua preparação? É muito importante não esperar o edital sair e antecipar os seus estudos.

Para isso, a Folha Cursos tem o melhor método e traz professores qualificados para te ajudar nessa missão. Venha fazer parte!

Prazo entre edital e provas foi reduzido. Veja!

Assim que o edital sair, as provas serão marcadas para 60 dias seguintes. Isso porque a Controladoria-Geral da União já recebeu aval da Economia e o prazo entre edital e provas foi reduzido de quatro para dois meses.

A portaria autorizativa foi publicada no final de agosto. Ela está assinada pelo secretário especial de desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade.

"Art. 1º Autorizar a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.949, de 26 de julho de 2021, para provimento de 375 (trezentos e setenta e cinco) cargos do quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União.

Vale lembrar que essa autorização tem se tornado comum em concursos federais, a pedidos dos órgãos ao Ministério da Economia. O aval também foi concedido nos editais da PF e PRF, publicados em janeiro deste ano.

Comece a estudar para o próximo concurso da CGU ~

O prazo original seria de quatro meses. Com ele, demoraria ainda mais a realização das etapas e, com isso, a homologação do resultado final - atrasando as contratações.

Venha ser aprovado no concurso CGU! 

A Folha Cursos chegou para te ajudar a ser o próximo técnico da CGU. A Controladoria-Geral da União terá edital em breve e você não pode esperar ele ser publicado para começar os estudos. Por isso, inicie sua preparação com a melhor equipe de professores!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...