Concurso Controladoria-Geral DF consta na LDO com vagas reduzidas
A Controladoria-Geral do Distrito Federal é mais uma que tem provimento previsto na LDO de 2021. Veja mais!
12/08/2020 05:00 | Atualizado: 12/08/2020 06:36
12/08/2020 05:00 | Atualizado: 12/08/2020 06:36

Previsto há quase dois anos, o concurso da Controladoria-Geral do Distrito Federal poderá ter um gás a mais nos preparativos. Com a publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, as vagas de auditor constam no orçamento. O edital segue sem previsão formal.

Uma grande mudança neste concurso após a LDO é no quantitativo de vagas. Inicialmente, o órgão havia informado à FOLHA DIRIGIDA, com exclusividade, que a previsão era preencher 234 oportunidades para auditor de controle interno.

No orçamento para o próximo ano, no entanto, constam apenas 43 vagas. Pode ser que, por exemplo, as demais convocações ocorram por meio de um cadastro de reserva, que pode ser preenchido durante todo o prazo de validade. 

Entretanto, a convocação desses aprovados - caso o edital seja divulgado nos próximos meses - vai demorar um pouco para acontecer. Isso porque o governador do DF, Ibaneis Rocha, anunciou que deverão ficar suspensas novas nomeações até 2021 ou até segunda ordem.

"Fomos impactados com essa nova lei e, com isso, temos de cumprir sob pena de não recebermos nenhum dinheiro referente a verbas públicas da União. Estávamos num processo de convocar aprovados, mas agora poderemos apenas contratar os cargos surgidos por algum tipo de vacância, infelizmente, e não poderemos aumentar nosso efetivo", disse Ibaneis ao Jornal Metrópoles.

A medida é oriunda e foi motivada após a Lei Complementar sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que impede estados, DF e municípios de aumentarem despesas com pessoal durante a pandemia do novo Coronavírus. 

O chefe do DF ainda disse que decidiu prorrogar o prazo de validade das seleções já realizadas, mas que ainda não tiveram todos os habilitados nomeados, bem como suspender a contratação de aprovados nos concursos DF.

(Foto: Marcelo Ferreira)
Controladoria-Geral do DF tem concurso previsto desde 2018 para auditor
(Foto: Marcelo Ferreira)


Concurso Controladoria DF: comissão já escolhe banca

A comissão organizadora do concurso da Controladoria-Geral do DF foi formada ainda em 2018, contendo seis membros e mais seis suplentes. No entanto, após quase dois anos não se sabe se o grupo permanece com a mesma composição.

De acordo com a controladoria à FOLHA DIRIGIDA a comissão responsável já trabalhava na finalização do termo de referência para contratar a banca. Mas, até o momento a empresa ainda não teve o seu nome anunciado.

Também não foi definida a modalidade escolhida para contratar a banca organizadora. Em 2019, a Controladoria-Geral afirmou que, devido o processo de escolha da banca ainda estar em fase inicial, não havia uma previsão de quando o edital seria divulgado.

"Não há previsão de lançamento de edital, tendo em vista que ainda está se estruturando a contratação da banca organizadora do concurso."

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do órgão, mas ainda não obteve resposta. Em 2018, havia 362 cargos vagos de auditor de controle.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

CGDF não realiza concurso para auditor há sete anos

O último concurso da Controladoria-Geral do Distrito Federal para a carreira de auditor foi realizado em 2013, quando a oferta foi de 60 vagas. Foram contempladas as especialidades de finanças e controle e planejamento e orçamento.

Os interessados a participar devem ter graduação completa, independentemente da área. A organizadora do concurso naquela época foi da Fundação Universa. O concurso CGDF é geralmente realizado com cinco etapas:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva;
  • sindicância de vida pregressa;
  • curso de formação; e
  • avaliação de títulos.

No concurso anterior, foram cobradas 80 questões, distribuídas entre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados. Os salários fo auditor no DF eram de R$12 mil, valor que deverá aumentar no próximo concurso. A jornada será de 40 horas semanais. 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon