Concurso Cecierj: deputado busca orçamento para edital com 150 vagas

Emenda ao Orçamento de 2021 do Estado do Rio de Janeiro prevê garantia para realização do novo concurso Cecierj no próximo ano. Entenda!

09/12/2020 12:55

09/12/2020 12:55

Após sete anos, a Fundação Cecierj poderá realizar um novo concurso em 2021? O deputado estadual do Rio de Janeiro, Waldeck Carneiro (PT), tenta garantir orçamento para que um novo edital com 150 vagas seja publicado no próximo ano.

O parlamentar protocolou uma emenda ao Orçamento de 2021 do Estado para assegurar reserva para o concurso Cecierj. O texto foi publicado no Diário Oficial de terça-feira, 8.

A proposta do deputado é oportunizar o acesso por concurso público à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. A oferta seria para 150 vagas de cargos previstos em lei.

O objetivo, segundo Waldeck Carneiro, seria para fortalecer a gestão pública estadual e atingir as metas sociais da Fundação Cecierj.

A emenda é para o projeto de lei que fixa a despesa do Estado do Rio de Janeiro para 2021. Ela foi apresentada na Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Assembleia Legislativa (Alerj).

Cecierj pode ter novo concurso público em 2021
Cecierj pode ter novo concurso público em 2021 (Foto: Governo RJ)

Tal emenda ainda precisa passar por análise das comissões da Alerj para que possa ser inserida no projeto de lei original. Em caso de aval e parecer sobre a constitucionalidade, poderá ser votada em Plenário.

A boa notícia é que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, de autoria do governo do Estado, já prevê a realização de concurso para Cecierj. No entanto, o número de vagas não foi determinado.

Mesmo que conste no Orçamento do próximo ano, o novo concurso Cecierj ainda dependerá de autorização do governo do Estado.

Resumo concurso Cecierj

Último concurso Cecierj foi realizado em 2013

A Fundação Cecierj realizou seu último concurso público em 2013. Na época, a oferta foi de 183 vagas para os níveis médio e superior.

Desse total, 15 chances foram para os cargos de assistente técnico e assistente administrativo, de nível médio. As demais 103 oportunidades foram para técnico em EAD/Divulgação Científica, 65 para técnico executivo. Ambos exigiram nível superior para inscrição.

Confira a distribuição dos cargos por escolaridade:

► Nível Médio: Assistente de Administração, Técnico de Laboratório e Técnico de Apoio à Divulgação Científica.

► Nível Superior: Designer Instrucional, Designer Gráfico, Web Designer, Diretor/Editor de vídeo, Ilustrador, Administrador e Analista de Redes, Analista de Suporte, Acadêmico, Técnico em Divulgação Científica, Revisor, Produtor Gráfico, Museólogo, Astrônomo, Assistente Social, Analista de Pesquisa, Analista de Sistemas e Banco de Dados, Programador, Administrativo, Administrativo-Acadêmico, Contador, Bibliotecário e Advogado.

Os salários, na época, variaram de R$1.450 a R$5.082 para jornadas de trabalho de 30 a 40 horas por semana.

A banca organizadora foi o Ceperj. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, prova prática, avaliação de títulos e experiência profissional, conforme o cargo escolhido.

O concurso teve validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado estava válido, o governo do Estado pôde convocar aprovados para suprir a necessidade por novos servidores efetivos.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Cecierj - 2021

RJ
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação