11/01/2021 16:45 | Atualizado: 11/01/2021 17:23
Por: Juliana Goes
O ano de 2021 inicia com a expectativa de escolha da banca organizadora do próximo concurso Bombeiros RJ, que contará com até 3 mil vagas temporárias. Iniciado em dezembro, o processo segue em andamento.
No dia 1º do último mês, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro pediu para que as organizadoras enviassem as suas propostas técnico-orçamentárias.
Na ocasião, oito bancas entraram na disputa. No entanto, o processo serviu como base para o CBMERJ, que aproveitou para retificar o termo de referência (documento usado para a elaboração do edital).
Já no dia 14 de dezembro, um novo e-mail foi enviado pela corporação às organizadoras, desta vez, com o intuito de escolher a proposta mais adequada. Desta forma, nove bancas foram contatadas, sendo elas:
O e-mail do CBMERJ ressaltou o intento da corporação de "admitir os militares temporários de forma célere". Com isso, as organizadoras receberam o prazo de cinco dias para o envio da documentação.
No último dia 10, o processo foi concluído na Diretoria Geral de Pessoal. Desta forma, é possível que a organizadora seja anunciada ainda este mês, senão em fevereiro, considerando o desejo da corporação em realizar o concurso.
Somente após a definição da banca e assinatura do contrato entre as partes, o edital do concurso Bombeiros RJ poderá ser divulgado.
O concurso Bombeiros RJ contará com vagas para temporários, nos cargos de soldado e oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.
Conforme a proposta técnico-orçamentária para a realização da seleção, no caso dos soldados, haverá oportunidades para combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista.
Já as vagas para oficiais temporários serão para o posto de 1° tenente, nas áreas da Saúde, nos cargos de: médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Ainda segundo a proposta, para as vagas de 1º tenente temporário, a escolaridade exigida será o nível superior completo, com graduação na área de interesse. Nos casos dos médicos especialistas, será exigida ainda especialização correspondente.
Já para as vagas de soldado temporário será preciso ter o nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, será exigido curso técnico na área.
Além da escolaridade, como prevê o Serviço Militar Temporário Voluntário, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.
Ainda de acordo com a lei que regulamenta o SMTV, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro espera receber até 100 mil inscritos para a seleção de temporários.
Como informado pelo ex-comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., em entrevista à Folha Dirigida em setembro, o concurso Bombeiros RJ para temporários terá duas etapas de seleção.
No entanto, a proposta técnica revela detalhes sobre esse processo. A prova objetiva será a primeira etapa e contará com 50 questões para soldados e 60 para oficiais temporários.
As disciplinas também irão variar conforme a carreira e especialidade escolhidas pelo candidato. Nesse caso, a avaliação terá a seguinte distribuição:
Médico socorrista
Médico (demais especialidades)
Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo
Soldado combatente e motorista
Soldado técnico de enfermagem e socorrista
Soldado guarda-vidas
Os aprovados realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF). A aplicação das etapas deverá ser realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Concurso Bombeiros RJ - 3 mil vagas temporárias - 2021
Carregando...