Concurso Bombeiros RJ temporários: edital com 3 mil vagas em outubro

Comandante do Corpo de Bombeiros RJ, Roberto Robadey Jr., confirma sanção de lei que permite novo concurso Bombeiros RJ para temporários.

28/09/2020 17:15 | Atualizado: 01/10/2020 13:03

Por: Juliana Goes

28/09/2020 17:15 | Atualizado: 01/10/2020 13:03 - Por: Juliana Goes

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) revelou à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 28, que o governador em exercício, Cláudio Castro, sancionou a lei que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV).

Com isso, um novo concurso Bombeiros RJ para temporários está confirmado! A lei deverá ser publicada ainda nesta semana no Diário Oficial do Estado - Conforme adiantado, a lei foi publicada no Diário Oficial desta terça, 29.

Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, o comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., falou sobre o edital a ser publicado, requisitos e como devem ocorrer as próximas seleções para temporários na corporação.

Segundo Roberto Robadey Jr., ter bombeiros temporários já é um modelo adotado em muitos países.

"O Brasil tem esse modelo, que não está de acordo com uma função que exige vigor físico. Na maior parte do mundo, eles são voluntários enquanto têm disposição e passam nos testes", diz.

Entenda os detalhes do concurso Bombeiros-RJ para temporários! 

Edital com 3 mil vagas em outubro

Com a aprovação da lei que permite temporários no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a corporação já trabalha para a publicação do primeiro edital, nesse modelo, em outubro.

Segundo Roberto Robadey Jr., o estado "está correndo com esse edital". Ao todo, estão previstas 3 mil vagas, em todo o estado. 

"Serão distribuídas 40 vagas por para cada grupamento, que são quarteis maiores, e 12 vagas para cada destacamento", disse.

Nesse primeiro momento, todas as oportunidades serão para soldados temporários. Neste caso, serão praticados os requisitos do último edital, como:

  • nível médio completo;
  • ambos os sexos; e
  • idade mínima de 18 e máxima de 25 anos.

É possível ainda que seja exigida uma altura mínima, mas essa informação não foi confirmada. Os aprovados receberão um salário mínimo no primeiro ano de atuação, passando para o valor de um soldado bombeiro militar, a partir do segundo ano.

Concurso Bombeiros RJ para temporários está confirmado (Foto: CBMERJ)
Concurso Bombeiros RJ para temporários está confirmado
(Foto: CBMERJ)

 

Edital x Conselho de Recuperação Fiscal

Uma das preocupação em relação aos novos editais e seleções no Estado do Rio de Janeiro é o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Recentemente, o Conselho de Supervisão pediu informações sobre o concurso PMERJ 2020, com vagas para oficiais.

A equipe do Ministério da Economia, no entanto, não deve "barrar" o edital do CBMERJ. Segundo o comandante, o militar temporário não ocupa as vagas dos concursados.

"A corporação só pretende demonstrar (ao Conselho) que tem recursos para custear esses militares por um ano. Hoje, com as restrições, nós teremos recursos para pagar, por um ano, 9 mil militares. Se no ano que vem nós não tivermos os recursos, dispensaremos todos. Esse modelo não está amarrado pelas restrições do Regime de Recuperação Fiscal", disse o comandante.

Seleção terá etapas semelhantes ao concurso

Ainda durante a entrevista, o coronel Roberto Robadey Jr. confirmou as etapas de seleção. Segundo o comandante, a primeira fase contará com uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens.

Serão aprovados nessa etapa até três vezes o número de vagas previsto no edital. Sendo assim, até 15 mil candidatos serão habilitados para as provas escritas.

A avaliação contará com questões de Português e Matemática. Os aprovados realizarão então as demais etapas, como:

  • teste físico (mais completo); e
  • exame médico.

Aprovados em concursos anteriores podem ser temporários

Pela Lei que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário nos Bombeiros do Rio de Janeiro, o número de temporários não poderá ultrapassar 15% do efetivo da corporação.

Além disso, as primeiras 400 vagas temporárias serão destinadas aos aprovados em concursos da instituição que ainda não foram convocados nas seleções para:

  • soldado bombeiro militar motorista de 2012;
  • soldado bombeiro militar combatente de 2014; e
  • soldado bombeiro militar técnico de enfermagem de 2014.

Em resposta à Folha Dirigida, o coronel Roberto Robadey Jr., confirmou que os aprovados nestes concursos já estão selecionados como temporários.

"Eles não serão chamados para cargos efetivos. Dessas 3 mil vagas, nós vamos tirar essas 400", explicou o comandante.

Ainda segundo o coronel Roberto Robadey Jr., o limite de idade dos concursos já realizados será respeitado nesse caso. Ou seja, um aprovado que tenha mais de 25 anos (exigido para o processo seletivo) poderá tomar posse como temporário, mesmo tendo uma idade avançada.

A Lei aprovada, ainda assim, obriga a realização de concurso público para o quadro de oficiais em até três anos e prevê que os concursados excedentes possam ser convocados para o serviço após o término do Regime de Recuperação Fiscal do Estado.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Os aprovados ainda têm outra chance de serem convocados no próximo ano. Isso porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 permite chamadas em seleções que seguem com prazos suspensos. 

Pela LDO, o Poder Executivo fica autorizado a implementar, na Lei Orçamentária Anual 2021 (LOA), um programa de trabalho para o provimento das vacâncias no serviço público estadual, com o chamamento dos concursos públicos realizados antes do Regime de Recuperação Fiscal.

Além dessa regra, as convocações só serão permitidas para concursos RJ que tiveram seus prazos de validade sobrestados pela Lei nº 8391/2019.

Desta forma, aprovados nos concursos Bombeiros RJ têm mais uma oportunidade para, enfim, serem chamados no ano que vem. Para isso, a LOA 2021 deverá contar com essa reserva no orçamento.

CBMERJ pode ter concurso para sargentos

Além do concurso Bombeiros RJ para temporários, o comandante Roberto Robadey Jr. adiantou que o CBMERJ estuda um novo concurso público para efetivos. Neste caso, o ingresso ocorreria para a carreira de sargentos.

"Pretendemos começar com a seleção de sargentos, anualmente. A Lei também criou essa possibilidade de nós fazermos uma Escola de Sargentos, nos moldes do Exército, onde cabo e soldado são temporários, sendo permanentes o sargento e oficial", explicou o coronel.

Veja também:

Assinante Folha Dirigida confere a entrevista na íntegra!

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!

OU

Já possui uma conta?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Newsletter

Sobre o concurso

Previsto

Concurso Bombeiros RJ - soldados - temporários 2020/2021

RJ
Não informado
Fund...
3000 vagas

Preparação