Exclusivo! Concurso CBMERJ para 800 vagas tem banca definida
Mesmo sem autorização publicada, o concurso CBMERJ, com 800 vagas para soldados e sargentos músicos, teve sua banca indicada. Entenda!
20/06/2022 12:25 | Atualizado: 21/06/2022 12:39Por: Juliana Goes
20/06/2022 12:25 | Atualizado: 21/06/2022 12:39 - Por: Juliana Goes

A banca organizadora do concurso CBMERJ, com 800 vagas para soldados e sargentos, foi indicada pela corporação. Após dar início ao processo este mês, o Corpo de Bombeiros definiu a empresa vencedora. 

Nesta segunda-feira, 20, Folha Dirigida teve acesso ao processo interno para a realização do concurso. Ao todo, segundo os documentos, 15 bancas foram contatadas, sendo que apenas oito retornaram. 

Entre as oito concorrentes estavam as bancas Ibade, Instituto Selecon, Instituto AOCP, Funrio, Iuds, Acesso, FGV e Assegura. Após a verificação dos aspectos técnicos e econômicos,  o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS) foi declarado vencedor do processo.

Com a conclusão da pesquisa de mercado, o processo foi encaminhado e tramita internamente no Corpo de Bombeiros. Vale lembrar que a banca só será definida após a sua escolha e contratação serem oficializadas, por meio de publicação em Diário Oficial.

Concurso CBMERJ precisa de aval

Apesar dos trâmites avançados, o concurso do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ainda precisa ser autorizado pelo Governo do Estado.

Antes disso, porém, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISSARRF) precisam autorizar a seleção.

Conforme o processo, a comissão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) já teria se posicionado sobre a viabilidade da seleção. Como esse processo é restrito, ainda não é possível confirmar se o aval foi concedido ou não

Vale lembrar que, em maio deste ano, a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) avaliou a proposta do concurso CBMERJ. O parecer foi dado pelo subprocurador-Geral do Estado, Rafael Rolim de Minto, e o procurador-assessor, Fabricio Dantas.

Segundo Dantas, ao analisar o pedido de concurso, sem adentrar em aspectos relativos à conveniência e oportunidade, nem analisar aspectos de natureza eminentemente financeira, contábil e econômica, que competem exclusivamente ao órgão técnico, é possível a realização da seleção.

No entanto, o subprocurador entendeu que o processo deveria ser encaminhado à Sefaz e COMISSARRF, cabendo a elas o aval conclusivo. 

Concurso CBMERJ para soldados e sargentos tem banca indicada (Foto: CBMERJ)
Concurso CBMERJ para soldados e sargentos
tem banca indicada (Foto: CBMERJ)

Solicitação de concurso visa preencher 800 vagas

Quem aguarda por um concurso CBMERJ, com oportunidades efetivas para soldados, pode contar com uma seleção em breve. Isso porque o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro visa preencher 800 vagas.

De acordo com o documento, o qual Folha Dirigida teve acesso, as necessidades da corporação visam ao ingresso de 670 soldados e 130 sargentos músicos, conforme a distribuição abaixo:

QUALIFICAÇÃO

SUBESPECIALIZAÇÃO

VAGAS

0 (Combatente)

Pedreiro

14

Eletricista (predial)

6

Eletricista (eletrotécnico)

8

Bombeiro Hidráulico

6

Carpinteiro

6

Pintor

12

2 (Condutor e operador de viaturas)

CNH tipo D

130

CNH tipo E

100

3 (Artífice)

Mecânico (motor à diesel)

36

Mecânico (motor à gasolina)

20

Mecânico (motor de 2 tempos)

14

Mecânico (refrigeração automotiva)

8

Mecânico (eletricista automotivo)

12

Mecânico (eletromecânico)

12

Lanterneiro

16

Lanterneiro (pintor de automóveis)

16

Serralheiro

16

Borracheiro

12

4 (Músico)

Músico (clarinetista)

22

Músico (flautista)

6

Músico (flautinista)

2

Músico (saxofonista)

6

Músico (fagotista)

2

Músico (oboista)

3

Músico (trompetista)

8

Músico (trombonista)

9

Músico (bombardinos)

4

Músico (tubista)

6

Músico (trompista)

8

Músico (contrabaixista)

6

Músico (percursionista)

9

Músico (pianista)

1

Músico (violinista)

22

Músico (violista)

8

Músico (violoncelista)

8

5 (Telecomunicações)

Telecomunicações (técnico em telefonia)

10

Telecomunicações (técnico em radiofonia)

10

Telecomunicações (Eletrotécnico em Telecomunicações)

6

7 (Corneteiro)

Corneteiro

50

8 (Marítimo)

Mestre-de-Lancha

150

TOTAL

------------------

800

 

Em todos os casos, o CBMERJ afirma que exigirá o nível médio técnico completo (conforme a subespecialização), sem limite de idade para participar do concurso. No entanto, uma lei sancionada em janeiro deste ano prevê limite de 32 anos para ingresso na corporação.

A exceção será para o posto de condutor e operador de viaturas, em que será exigido apenas o nível médio, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias D e E.

Ainda segundo o documento, caso o concurso seja autorizado pelo Governo do Estado, os candidatos serão avaliados em diversas etapas, sendo a primeira delas a prova objetiva, contendo 60 questões:

  • Língua Portuguesa (15);
  • Raciocínio Lógico (15); e
  • Conhecimentos Específicos (30).

O estudo técnico também traz a possibilidade de distribuição das vagas por todo o Estado do Rio de Janeiro. Caso o concurso seja autorizado, o CBMERJ espera receber até 100 mil candidatos.

Concurso CBMERJ para oficiais é o próximo

Apesar da expectativa pelo aval da seleção de soldados e sargentos, o próximo edital do Corpo de Bombeiros será para o seu concurso de oficiais, com 40 vagas.

Conforme os últimos editais publicados para a carreira, os candidatos precisarão ter apenas o nível médio completo. O processo não prevê limite de idade, mas uma lei aprovada em janeiro deste ano determina o ingresso de concorrentes com até 32 anos de idade.

Em abril, foi publicado o extrato do contrato entre a Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora. Desta forma, é questão de tempo até a divulgação do edital, que pode ocorrer a qualquer momento.

Os candidatos serão avaliados em diversas etapas. A primeira delas, a prova objetiva, tem 100 questões previstas, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa (15 perguntas);
  • Matemática (15);
  • Física (15);
  • Química (15);
  • Biologia (dez);
  • Geografia (dez);
  • História (dez);
  • Língua Estrangeira - Inglês (cinco); e
  • Sociologia (cinco).
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon