Concurso Bombeiros RJ: Uerj fala sobre as provas para oficiais

A Uerj, responsável pela primeira fase do concurso Bombeiros RJ para oficiais, fala sobre as provas e o seu conteúdo previsto. Confira!

29/10/2020 09:50 | Atualizado: 29/10/2020 09:56

Por: Juliana Goes

29/10/2020 09:50 | Atualizado: 29/10/2020 09:56 - Por: Juliana Goes

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que é responsável pelas primeiras etapas do concurso Bombeiros RJ, esclareceu alguns pontos sobre as provas para o quadro de oficiais. Os exames estão marcados para janeiro de 2021.

Em uma transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube, a Uerj convidou o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Desea), Gustavo Krause, para falar sobre a seleção.

Segundo o diretor, o conteúdo das provas para oficiais será o mesmo do último concurso, realizado no ano passado  - confira aqui detalhes dessa seleção. Ou seja, serão cobradas questões de:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza; e
  • Ciências Humanas.

Ao todo, a prova terá 50 questões mais uma redação. No entanto, o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj afirma que a distribuição das perguntas entre as disciplinas não será equilibrada.

"Porque no exame discursivo para o CBMERJ [...] era Matemática e Física. Então a gente vai ter um aumento pequeno de questões (na objetiva), mas relevante, para o resultado final, de Matemática e Física", revela o diretor.

No caso da redação, como não há uma cobrança de livros para estas provas do CBMERJ, o tema será livre, mas, segundo Gustavo Krause, "polêmico".

"Será uma questão polêmica para o candidato se posucionar. Eu quero lembrar que a nossa equipe prepara [...] uma redação em que o candidato pode se posicionar de diferentes maneiras. O que importa é a qualidade do argumento e não a opinião", revela o diretor. 

Confira abaixo as explicações do diretor do Desea, Gustavo Krause

Concurso CBMERJ terá edital próprio

Na última semana, a Uerj divulgou o edital do seu vestibular 2021. Nos últimos anos, o documento foi utilizado também para a primeira etapa do concurso Bombeiros RJ.

Como neste ano a corporação optou por um vestibular isolado, ou seja, com aplicação de provas em dias diferentes do da Uerj, um edital próprio para esta seleção será publicado.

"Haverá um conteúdo específico para o CBMERJ", disse a Uerj em resposta à Folha Dirigida.

Desta forma, os interessados devem aguardar pela publicação deste edital. No entanto, como disse Gustavo Krause, o conteúdo das provas para os Bombeiros RJ será o mesmo dos últimos anos.

As inscrições serão aceitas entre os dias  18 e 30 de novembro, por meio do   site da Uerj  . Já a aplicação da prova objetiva está marcada para o dia 10 de janeiro

A escolha pelo vestibular isolado deste ano ocorreu, segundo o diretor, porque o CBMERJ precisa começar o seu curso de formação de oficiais em março de 2021.

Por conta disso, a prova teve que ser antecipada, sendo realizada em janeiro. Após essa etapa, os aprovados realizarão as demais fases do concurso, que ficarão sob o comando do próprio CBMERJ.

Esta fase contará com exames físicos e de saúde, além de pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas

O novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, foi oficialmente autorizado no último dia 9. O despacho do governador em exercício, Cláudio Castro, foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Desta forma, não falta mais nada para a publicação do edital, que será feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - responsável pelas primeiras etapas do concurso.

Ao todo, como consta no documento, serão oferecidas 25 vagas efetivas para a carreira, que tem os seguintes requisitos: 

  • ser brasileiro;
  • estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • não há limite de idade;
  • ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio
  • para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Concurso Bombeiros-RJ - oficiais - 2020

RJ
Até R$6000,00
Fund...
25 vagas

Carregando...

Preparação