Concurso Bombeiros RJ oficiais: edital para isenção é publicado

Saiu o edital de isenção das taxas de inscrição do novo concurso Bombeiros RJ, com 25 vagas para oficiais, por meio do vestibular da Uerj.

15/10/2020 16:50 | Atualizado: 15/10/2020 18:44

Por: Juliana Goes

15/10/2020 16:50 | Atualizado: 15/10/2020 18:44 - Por: Juliana Goes

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) publicou o edital de isenção da taxa de inscrição para o novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais. Os pedidos devem ser enviados neste mês de outubro.

De acordo com o documento, candidatos que atendam à condição de carência socioeconômica, definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a R$1.567,50, podem solicitar a isenção.

Além disso, os candidatos devem ter o nível médio completo. A isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada, por meio do site da Uerj , entre os dias 20 e 22 de outubro.

enlightenedEntende-se como renda bruta média mensal familiar a soma de todos os rendimentos provenientes de trabalho formal ou informal, auxílio emergencial, bolsa família, bolsa permanência, aposentadoria, pensões, bolsa de estágio, rendimentos de capital, imóveis e assemelhados e outros ganhos, comprováveis ou não, de todas as pessoas residentes no domicílio do candidato, dividida por esse mesmo número de pessoas.


O requerimento de isenção e a documentação comprobatória de cada candidato devem ser postados, em qualquer agência dos Correios, na modalidade carta registrada, e encaminhados ao Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, até o dia 23 de outubro:

  • Rua São Francisco Xavier, nº 524, 1º andar, bloco F, sala 1141, Maracanã, Rio de Janeiro.

O resultado do processo de isenção está previsto para sair no dia 17 de novembro. Após essa etapa, os candidatos deverão se inscrever no concurso.

Confira o edital de isenção do concurso oficiais CBMERJ

Confira o edital de isenção do concurso CBMERJ

 

Inscrições para oficiais abrem em novembro

Em setembro, a Uerj divulgou o calendário do novo concurso Bombeiros RJ. Segundo a universidade, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro optou por um vestibular isolado.

Desta forma, a primeira etapa contará apenas com uma prova objetiva e uma redação. Com isso, o exame discursivo, com perguntas sobre Física e Matemática, não deve ser realizado.

Conforme a Uerj, as inscrições para o concurso Bombeiros RJ serão aceitas em novembro, entre os dias 18 e 30.

A aplicação da prova objetiva está marcada para o dia 10 de janeiro. Segundo a Uerj, a realização desse exame é condicionada à concessão das vagas pelo Estado do Rio de Janeiro.

"O edital será publicado assim que possível, com o calendário completo. Não há livros indicados para esse vestibular isolado (concurso Bombeiros RJ)", informa a universidade.

Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas de oficiais (Foto: CBMERJ)
Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas de oficiais
(Foto: CBMERJ)

Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas

O novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, foi oficialmente autorizado no último dia 9. O despacho do governador em exercício, Cláudio Castro, foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Desta forma, não falta mais nada para a publicação do edital, que será feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - responsável pelas primeiras etapas do concurso.

Ao todo, como consta no documento, serão oferecidas 25 vagas efetivas para a carreira, que tem os seguintes requisitos: 

  • ser brasileiro;
  • estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • não há limite de idade;
  • ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio
  • para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Entenda as etapas do concurso

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da Uerj, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.

O exame de múltipla escolha conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação. 

Este ano, no entanto, estão previstas apenas as provas objetivas e a redação, não sendo realizada a fase discursiva, com questões de Física e Matemática.

Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ são convocados para a parte Específica, que é realizada pela corporação.

Esta fase conta com exames físicos e de saúde, além de pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Concurso Bombeiros-RJ - oficiais - 2020

RJ
Até R$6000,00
Fund...
Não informado

Preparação