Concurso Bombeiros PA: governo analisa propostas de 5 bancas

Processo de escolha da banca do concurso Bombeiros PA passa pela etapa de análise das propostas técnicas e financeiras. Confira!

23/11/2021 16:20 | Atualizado: 26/11/2021 10:29

23/11/2021 16:20 | Atualizado: 26/11/2021 10:29

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará (Seplad) realizou na segunda-feira, 22, a segunda fase do processo licitatório para escolha da banca organizadora para o concurso do Corpo de Bombeiros. A seleção terá oferta de 405 vagas para soldados. 

Foram analisados os documentos de cinco instituições:

  • Instituto AOCP;
  • Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap);
  • Objetiva Concursos;
  • Consultoria e Planejamento em Administração Pública (Consulplan);
  • Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). 

A comissão de licitação analisou os documentos de cada banca, referente às propostas técnicas e financeiras para organização do concurso. 

O resultado da análise sairá no Diário Oficial do Estado (DOE) e, a partir da data de publicação, as empresas interessadas poderão interpor no prazo de cinco dias.

Caminhão do Corpo de Bombeiros estacionado em frente ao prédio da corporação
Corpo de Bombeiros do Pará terá novo concurso para soldados
(Foto: Divulgação)

Na primeira etapa do processo, a comissão avaliou a documentação das bancas para habilitação. Ao todo, cinco bancas foram habilitadas para prosseguirem na disputa. 

De acordo com a secretária adjunta de Gestão e Modernização da Seplad, Josynélia Raiol, o processo está em tramitação de forma transparente e célere.

“Estamos executando o cronograma e priorizamos a lisura do processo para que em breve seja finalizado e o edital publicado, pois buscamos sempre mais melhorias na área da segurança do nosso Estado por meio de concursos que visam o desenvolvimento do Estado e o ingresso de novos servidores na atividade pública”. 

O concurso Bombeiros PA terá oferta de 405 vagas apenas para o cargo de soldado (praça). O cargo tem como requisito o ensino médio completo. As remunerações são de R$3.960. 

Concurso Bombeiros PA terá edital em 2022

De acordo com a secretária de Planejamento e Administração do Pará, Hana Ghassan, o edital do concurso para o Corpo de Bombeiros ficará para 2022

"...como ainda não foi concluída a licitação para escolha da banca organizadora, o edital do concurso só em 2022", disse a titular da pasta. 

Ela, no entanto, não informou mais detalhes sobre uma data exata, tampouco se há estimativa de conclusão do processo de escolha da banca.

Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso Bombeiros PA. O documento, que funciona como um espelho para o edital, não traz dados sobre idade máxima ou se será necessário apresentar Carteira Nacional de Habilitação. 

Porém, o último concurso para a corporação trouxe essas exigências. Quem quiser concorrer, deverá pagar, no máximo, R$103,65, pois este é o limite para a taxa de inscrição. A estimativa é receber 35 mil inscritos.

O projeto básico também confirma as etapas de seleção:

  1. Prova objetiva com 50 questões;
  2. Avaliação Psicológica;
  3. Avaliação de Saúde;
  4. Avaliação de Aptidão Física;
  5. Investigação de Antecedentes Criminais.

As disciplinas da prova objetiva ainda não foram informadas. A aplicação será em seis cidades: Belém, Marabá, Santarém, Altamira, Itaituba e Redenção.

Os exercícios do teste de aptidão física serão: flexão de braço no solo; abdominal em decúbito dorsal 45º em um minuto. Além de corrida de 12 minutos; natação de 50 metros; e flexão de braço na barra fixa.

Os aprovados em todas as fases ainda passarão pelo curso de formação. 

O regime de trabalho do bombeiro militar é de dedicação integral exclusiva, por sistema de escala de serviço, sendo incompatível com o exercício de outra atividade pública ou privada, nos termos da legislação em vigor.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...