Concurso Bombeiros PA: 'edital só em 2022', diz secretária

Secretária de Planejamento Hana Ghassan confirma que edital do concurso Bombeiros PA ficará para 2021. Veja detalhes da seleção!

10/11/2021 07:00 | Atualizado: 10/11/2021 09:53

10/11/2021 07:00 | Atualizado: 10/11/2021 09:53

Os candidatos que desejam participar do concurso Bombeiros PA vão precisar segurar a ansiedade mais um pouco. O edital com todas as regras deve ficar para 2022.

A informação é da secretária de Planejamento e Gestão, Hana Ghassan, em resposta a um seguidor pelas redes sociais.

Havia, inclusive, esforços para que o edital saísse ainda em 2021. Mas, com a demora na conclusão do processo de escolha da banca, não haverá tempo hábil, ela diz:

"...como ainda não foi concluída a licitação para escolha da banca organizadora, o edital do concurso só em 2022."

A chefe da pasta, no entanto, não deu mais detalhes sobre uma data mais exata ou previsão de quando em 2022, tampouco se há estimativa de quando o processo de escolha da banca será finalizado. 

Fica a expectativa para que o documento saia nos primeiros meses do próximo ano. Já que os trâmites de escolha da banca têm grandes chances de serem concluídos até o fim de 2021.

Foto do Corpo de Bombeiros PA
Bombeiros PA tem edital previsto para 2022, mas ainda escolhe banca
(Foto: Divulgação)

Concurso Bombeiros PA tem 5 bancas na disputa

Como você pôde ver, o processo de escolha da banca do concurso Bombeiros PA ainda está em andamento. Recentemente, cinco bancas foram habilitadas e continuam na disputa para organizar a seleção. São elas:

  • Instituto AOCP;
  • Consulpan;
  • Cetap (Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento LTDA);
  • Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento);
  • Objetiva Concursos.

Todas elas foram habilitadas na primeira fase da concorrência pública. Inicialmente, a comissão de licitação analisou toda a documentação enviada pelas empresas. Agora, as propostas técnicas e de preço serão verificadas.

No último concurso da corporação, realizado entre 2015 e 2016, a Consulplan foi a organizadora escolhida.

Folha Cursos

Edital tem 405 vagas confirmadas

O próximo edital Bombeiros PA contará com 405 vagas para soldados (praças). Para concorrer ao cargo, será preciso o ensino médio completo. Os salários serão de R$3.960, em início de carreira.

O projeto básico, ao qual Folha Dirigida teve acesso, não traz informações sobre idade máxima ou se será necessário apresentar Carteira Nacional de Habilitação. Porém, o último concurso para a corporação trouxe essas exigências.

O valor máximo para taxa de inscrição será de R$103,65. A estimativa é que o concurso atraia 35 mil candidatos.

Veja detalhes do concurso Bombeiros PA

Recentemente, a reportagem da Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico.

Nele, são confirmadas diversas informações, como as etapas que os concorrentes do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar serão avaliados, sendo:

  1. Prova objetiva com 50 questões;
  2. Avaliação Psicológica;
  3. Avaliação de Saúde;
  4. Avaliação de Aptidão Física;
  5. Investigação de Antecedentes Criminais.

No entanto, as disciplinas da prova objetiva ainda não foram confirmadas. Já se sabe, também, que a aplicação das provas será em seis municípios: Belém, Marabá, Santarém, Altamira, Itaituba e Redenção.

Os exercícios do teste de aptidão física serão: flexão de braço no solo; abdominal em decúbito dorsal 45º em um minuto. Além de corrida de 12 minutos; natação de 50 metros; e flexão de braço na barra fixa.

Os aprovados em todas as fases ainda passarão pelo curso de formação. 

Regime de trabalho:

O regime de trabalho do bombeiro militar é de dedicação integral exclusiva, por sistema de escala de serviço, sendo incompatível com o exercício de outra atividade pública ou privada, nos termos da legislação em vigor.

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...