Concurso Câmara de Florianópolis SC: presidente prevê edital em 2021

Presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis fala sobre prazo de edital e nomeações do novo concurso. Confira!

11/08/2021 11:16 | Atualizado: 20/08/2021 11:19

11/08/2021 11:16 | Atualizado: 20/08/2021 11:19

O edital do novo concurso para Câmara de Vereadores de Florianópolis, em Santa Catarina, deve ser publicado ainda este ano. O prazo foi passado pelo presidente da Casa, Roberto Katumi Oda, em entrevista ao grupo ND na terça-feira, 20.

De acordo com ele, o plano é que o concurso seja realizado este ano para, em 2022, iniciar a chamada dos aprovados.

“Eu quero ter a alegria de, ainda neste ano, a gente abrir o concurso público, finalizá-lo até dezembro de 2021 para chamar a partir de janeiro de 2022, até porque estamos impedidos pela Lei 173 Federal”, disse Katumi Oda.

Segundo o presidente, a Câmara tem 97 funcionários ativos. Desse total, cerca de 35 já estão aptos a se aposentar. O que pode aumentar as nomeações do próximo concurso.

“O número que a comissão que está analisando o concurso público e as leis para serem apresentadas na Câmara é de 70 efetivos. Número ideal para que a Câmara de Vereadores, a partir de 2022, possa ter este quadro efetivado”.

Fachada da Câmara de Florianópolis com pessoas circulando na frente
Câmara de Florianópolis prepara novo concurso para reposição
de servidores (Foto: Divulgação)

A intenção é que sejam preenchidas vagas em aberto, como por exemplo, para os cargos de procurador, engenheiro e técnico legislativo.

“Algumas funções a gente acredita que não fazem mais parte para concurso público, como motoristas e enfim, elas estão sendo finadas e nós estamos contratando terceirizados para cumprir a falta desses funcionários que estão se aposentando”, constatou o presidente da Casa.

A Câmara de Florianópolis está há mais de trinta anos sem a realização de um concurso público, o último foi no final da década de 80.

Concurso Câmara de Florianópolis SC está previsto desde 2020

Em fevereiro de 2020, foi anunciado o concurso para Câmara de Florianópolis. Na ocasião, a oferta seria de 29 vagas para reposição de servidores. Desse total, oito seriam para preenchimento imediato e 21 para formação de cadastro de reserva.

De acordo com a própria Câmara, as vagas imediatas seriam para engenheiro civil (uma), auxiliar técnico de engenharia (uma), programador de computador (uma), redator legislativo (uma), técnico legislativo (duas) e procurador (duas).

Já as  demais 21 chances para cadastro  de reserva seriam distribuídas entre os cargos de almoxarife, assistente administrativo, contador, desenhista/ projetista, técnico em contabilidade e técnico em administração.

O órgão não chegou a informar a escolaridade cada carreira e os salários. Ainda não há uma confirmação de que esse número de vagas e os cargos seriam mantidos no edital que está previsto para 2021.

Para o presidente da Casa Legislativa, o concurso é “mais um momento em que a Câmara constrói avanços e derruba entraves que se mantinham como insuperáveis há décadas”.

Segundo ele, este será um concurso essencial para ajudar no avanço do uso de novas tecnologias dentro da Câmara Municipal. O processo de digitalização foi ampliado a partir de 2019, mas ainda tem várias áreas em que pode avançar.

Prefeitura de Florianópolis SC também prepara novo concurso

Além da Câmara, a Prefeitura de Florianópolis prepara um novo concurso público. A oferta será para procurador do município, cargo de nível superior.

A banca organizadora do concurso já está definida. A Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos (FEPESE) será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas.

O próximo passo será a assinatura do contrato para prestação dos serviços. Com isso, a banca e a prefeitura poderão definir o cronograma do concurso. O município ainda não informou uma data para publicação do edital, mas a expectativa é que isso ocorra ainda em 2021.

Isso porque a vigência do contrato com a FEPESE será até dezembro de 2021. Assim, espera-se que as etapas do concurso Florianópolis SC sejam concluídas até esse prazo. As remunerações iniciais dos procuradores, de acordo com o Portal da Transparência, são de R$16.176,91.

Com o anúncio dos novos concursos, os interessados devem intensificar os estudos para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...