Concurso Caixa: mais de 7 mil técnicos foram convocados desde 2014

Segundo a estatal, desde 2014 foram convocados mais de 7 mil aprovados no concurso Caixa, para o cargo de técnico bancário, de nível médio.

16/11/2020 12:05

16/11/2020 12:05

A Caixa  Econômica Federal informou à Folha Dirigida que mais de 7 mil candidatos foram convocados após a realização do concurso Caixa 2014.

Ao todo, segundo a estatal, já foram realizadas 7.377 convocações para a cargo de técnico bancário. A carreira tem o nível médio completo e foi a mais procurada no ano de 2014. 

Com mais de 1 milhão de inscritos, o cargo de técnico bancário teve 1.156.737 candidatos confirmados. Os estados que receberam mais inscrições para a carreira foram:

  • São Paulo (208.486 candidatos);
  • Minas Gerais (116.206);
  • Bahia (90.322); e
  • Rio de Janeiro (85.207). 

Com um amplo cadastro de reserva, muitos aprovados ainda aguardam por novas convocações. No momento, a estatal realiza um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que pode permitir novas chamadas.

O PDV tem como meta desligar 7.294  funcionários do quadro de pessoal. Apesar das saídas previstas, a Caixa não confirma novas convocações, mas também não nega. 

"A Caixa reforça que atua constantemente para modernização de seus processos, na melhoria da qualidade do atendimento e na sustentabilidade dos negócios", disse a estatal em resposta à Folha Dirigida.

Para o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, a Caixa segue retirando empregados da empresa sem repor, chegando, segundo ele, a um déficit de 17 mil funcionários.

"Nessa pandemia vimos a importância da Caixa. Os empregados fizeram um grande trabalho e mostraram que a Caixa é imprescindível.  Mas os trabalhadores estão cansados, a jornada está exaustiva e a falta de trabalhadores também agrava a situação", afirmou Takemoto.

Aprovados cobram convocações do concurso Caixa (Foto: Divulgação)
Estatal fala sobre as convocações do seu
concurso Caixa 2014 (Foto: Divulgação)

Aprovados cobram convocações

O novo PDV ocorre em um momento delicado para o banco, segundo sindicalistas. A demanda pelo auxílio emergencial, pago por meio da Caixa Econômica Federal, só expôs a necessidade da instituição por novos funcionários.

Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento do auxílio emergencial, milhares de pessoas fizeram filas nas unidades da Caixa em todo o país.

Nos últimos meses, a instituição vem abrindo as agências aos finais de semana e ampliando o seu horário de funcionamento. O que, segundo os aprovados, não é suficiente.

Em maio, por meio de uma videoconferência no Senado, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, falou sobre o atendimento e disse ter contratado vigilantes e recepcionistas, preterindo, segundo os aprovados, a convocação dos concursados.

De acordo com o presidente, o banco contratou 3.991 novos vigilantes e 389 recepcionistas, estando outras centenas em vias de contratação.

Em maio, no total, pelo menos 35 mil funcionários estavam trabalhando.

"Estamos envergonhados com o que vem ocorrendo na Caixa. O banco lucra bilhões, mas está sucateado. A população e os funcionários estão sendo humilhados! Nós, aprovados do concurso podemos ajudar nesse momento de pandemia. Não é a contratação de seguranças e recepcionistas terceirizados que irá solucionar a situação atual. A Caixa precisa de convocações urgente!", disse Natalia Dias de Oliveira, integrante da comissão de aprovados.

Na redes socias da Folha Dirigida, candidatos fizeram um mutirão para pedir a cobrança pelas convocações.

"Com o auxílio emergencial nessa pandemia, as agências lotadas e aglomerações, a demanda só aumenta, sendo que ja existe um déficit muito grande de funcionários", diz uma das aprovadas.

Outro candidato revela que, há seis anos, aguarda pela convocação no concurso Caixa. "Eles cortaram muitos postos de trabalho ao longo desses seis anos e a população tem que passar horas nas filas aguardando atendimento", diz.

"Somos mais de 20 mil aprovados no concurso da Caixa. O maior concurso do Brasil e que teve seu edital descumprido. Precisamos de ajuda para termos o nosso direito reconhecido e podermos ajudar a Caixa nesse momento de pandemia. As agências estão precisando de mais trabalhadores, vários foram demitidos em PDV's. Isso demonstra que há vagas. O atendimento das agências comprova isso", disse outro candidato.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Estatal convocou mais 296 candidatos em maio

Ainda em maio deste ano, a Caixa anunciou a convocação de mais 296 candidatos aprovados. Segundo a estatal, eles iriam passar por exames médicos e apresentação de documentos, antes do início das atividades.

Pela primeira vez, os classificados no Concurso Caixa 2014 realizaram um programa de ambientação online. Os contratados reforçaram o atendimento nas agências, prioritariamente, nas regiões Norte e Nordeste.

Diante deste cenário de pandemia, a Caixa está atuando na linha de frente para possibilitar o pagamento do auxílio emergencial para milhares de brasileiros.

Em 2019, foi iniciado um ciclo de contrações, com 1.871 Pessoas com Deficiência (PcD), esgotando o cadastro de reserva desse público. Além disso, foram contratados, 633 para a ampla concorrência.

Saiba como foi o concurso Caixa 2014

O concurso Caixa 2014 vem se arrastando ao longo dos anos. A última seleção da estatal foi realizada em 2014. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de:

Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva. O concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.

Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe. A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros. 

Na época, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade da seleção, para ter mais tempo para convocar os aprovados. Enquanto o processo não é finalizado, o concurso segue vigente. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...