Concurso Caixa pode ter novo edital publicado? Entenda!

Um novo concurso Caixa Econômica Federal pode ser aberto? Folha Dirigida traz detalhes do parecer que permite a seleção de empregados.

20/05/2021 15:15

Por: Juliana Goes

20/05/2021 15:15 - Por: Juliana Goes

Um novo concurso Caixa não ocorre desde 2014, quando a estatal selecionou para cadastro reserva e atraiu mais de 1 milhão de candidatos. Desde então, convocações são realizadas. Mas, será que um novo edital pode ser publicado?

A resposta é sim! Isso porque, em abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) deu um parecer que permite a publicação de um novo edital.

Na ocasião, o TRT decidiu a favor das contratações dos aprovados no concurso Caixa 2014 e prorrogou a validade da seleção até o trânsito em julgado da ação.

No entanto, o Tribunal também decidiu que, caso a Caixa realize novo concurso, ela deve dar prioridade aos concursados de 2014. Ou seja, uma nova seleção pode ser aberta pela estatal.

A decisão do TRT ocorreu em análise à Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho, que visa à convocação dos aprovados de 2014. 

A ACP tem como assinantes a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Essa previsão de novo edital, no entanto, é alvo de embargos declaratórios da Fenae e Contraf-CUT. Segundo as entidades, foi solicitado ao Tribunal que explicite como deve se dar essa prioridade de contratação dos aprovados em 2014, caso o banco promova um novo concurso Caixa.

De acordo com a Assessoria Jurídica das entidades, não há prazo para os desembargadores julgarem os embargos declaratórios.

Conforme TRT, novo concurso Caixa pode ocorrer (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Conforme TRT, novo concurso Caixa pode ocorrer
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Caixa anunciou 7,7 mil contratações para 2021

No dia 17 de março, novas convocações do concurso Caixa 2014 foram anunciadas. Na ocasião, o presidente da estatal, Pedro Guimarães, afirmou que 7.704 contratações serão realizadas em 2021.

Antes disso, é preciso entender os números já anunciados pela estatal. Em fevereiro deste ano, a instituição confirmou que realizaria, até o final do ano, 1.566 contratações.

No momento, está em curso o chamamento de 566 aprovados em 2014. Já em março, mais 7.704 contratações foram anunciadas, sendo 2.766 somente com aprovados do concurso.

Segundo a Caixa, esse total anunciado, no entanto, já conta com as 1.566 chamadas divulgadas anteriormente. Desta forma, o aval da Sest foi para a convocação de mais 1.200 aprovados. Ou seja, ao todo serão 2.766 convocados neste ano de 2021.

Turbine seus estudos para carreiras bancárias com Folha Cursos

Acesse o folha cursos

Segundo a Caixa, os candidatos recebem a convocação por e-mail ou telegrama. Além disso, as convocações em andamento também são publicadas no site da estatal, na parte " Downloads - Concurso Público - Admissional ".

As convocações fazem parte do novo plano de expansão do banco. Anunciado em janeiro, o projeto tem como objetivo a criação de 75 unidades em todo o Brasil, sendo 20 especializadas no Agronegócio.

A expansão visa aumentar a capilaridade do banco, com foco nas regiões Norte e Nordeste.

"A ação de expansão será a maior dos últimos anos na Caixa. O banco também ampliará  a quantidade de agências-caminhão de oito para 12 unidades", disse a estatal em nota. 

As outras vagas serão preenchidas por estagiários (1.162), além de vigilantes (2.320) e recepcionistas (1.456) terceirizados. Nesses dois últimos casos, segundo a Caixa, as contratações são feitas por empresas especializadas em tais serviços.

Concurso Caixa 2014 teve mais de 30 mil aprovados

última seleção da estatal foi realizada em 2014. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de:

Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva. O concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.

Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe. A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros. No entanto, com a ACP, a validade foi prorrogada até o trânsito em julgado.

    Quer receber novidades sobre concursos?

    Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

    Carregando...