Concurso Bombeiros ES é confirmado e edital está em confecção

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo teve o seu concurso confirmado. A oferta será de 80 vagas para soldado e o edital está em confecção.

27/05/2021 14:45 | Atualizado: 27/05/2021 14:48

Por: Mateus Carvalho

27/05/2021 14:45 | Atualizado: 27/05/2021 14:48 - Por: Mateus Carvalho

O edital do concurso Bombeiros ES estão confirmado. A informação foi passada pela própria corporação, à Folha Dirigida, que antecipou sobre os preparativos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, o edital "está em confecção", mas ainda não há data prevista para publicação.

O que já se sabe é que serão oferecidas 80 vagas, sendo todas para a carreira de soldado. Para oficial, ainda não há previsão de nova seleção.

Embora o edital não tenha data prevista, ele não deve demorar. Isso porque o Corpo de Bombeiros trabalha para realizar apenas uma turma de curso de formação e fazer isso ainda este ano.

E, para que o curso de formação seja iniciado, é preciso ter cumprido todas as etapas que o antecedem. Além disso, a corporação ainda antecipou que serão aplicadas apenas provas objetiva, sem redação ou qualquer outra discursiva.

Confira todas as informações antecipadas pelo Corpo de Bombeiros ES

1️⃣ Serão 80 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd). Sem previsão de nova seleção para Curso de Formação de Oficiais (CFO).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2️⃣ A prova será somente objetiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3️⃣ O conteúdo da prova será somente o de ensino médio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4️⃣ A intenção é realizar o curso de formação em apenas uma turma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5️⃣ O Teste de Aptidão Física terá provas de flexão de braço, barra, abdominal, corrida e natação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5️⃣ Ainda não há datas definidas, mas a intenção é iniciar a nova turma ainda este ano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6️⃣ Limite de idade: mínimo de 18 anos na matrícula para o curso de formação e máximo de 28 anos no primeiro dia de inscrição para o concurso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7️⃣ Demais requisitos para o ingresso: Artigo 9º da Lei nº 3.196, de janeiro de 1978.

(Foto: Divulgação)
Corpo de Bombeiros capixaba prepara a realização de novo concurso
(Foto: Divulgação)

Edital Bombeiros ES está previsto no Orçamento 2021

Uma boa notícia é que o concurso Bombeiros ES está previsto no PLOA 2021. O orçamento, inclusive, já foi aprovado.

A aprovação é um indício importante e pode confirmar o edital em 2021 para provimento em seguida, em 2022.

Projeto de Lei Orçamentária do Espírito Santo para 2021 foi provado pela Assembleia Legislativa no dia 14 de dezembro. O texto foi encaminhado para sanção do governador. Ele prevê a abertura de sete concursos em secretárias e órgãos, consideradas áreas com maior demanda de pessoal, sendo elas:

  • Secretaria de Fazenda (Sefaz ES);
  • Secretaria de Educação (Sedu ES);
  • Secretaria de Justiça (Sejus ES);
  • Polícia Civil (PC ES);
  • Polícia Militar (PM ES);
  • Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases);
  • Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Mas, como você já sabe, o orçamento não dá a garantia de que o concurso será, de fato, realizado. Ele é um indício grande, já que fica reservada verba para o provimento desses novos cargos.

Cabe ao governo do estado liberar a autorização para a realização desses concursos. Em seguida, o órgão inicia os preparativos até a publicação do edital. Até o momento, nenhum tem previsão exata de data de publicação.

Governador anunciou o concurso Bombeiros ES em 2020

Para quem não lembra, em dezembro de 2020, o concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo chegou a ser anunciado pelo governador Renato Casagrade - junto com o da Polícia Militar.

Casagrande discursou na Assembleia Legislativa e prestou contas do seu mandato no referido ano.

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande.

Entretanto, não havia, na época, antecipado o quantitativo de vagas definido, tampouco um prazo para os editais serem publicados.

Casagrande já comentou que pretende manter uma regularidade na realização de concursos no estado para a Segurança Pública.

Sua intenção é fazer concurso todo ano, nem que seja para um número pequeno. É importante lembrar que as três corporações tiveram concursos recentes, divulgados na mesma época.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...