Concurso Banco do Brasil: o que muda se o edital for para TI?

O próximo concurso Banco do Brasil poderá contar com vagas para a área de Tecnologia da Informação (TI). Saiba o que muda na sua preparação!

31/12/2020 10:00 | Atualizado: 11/01/2021 12:24

31/12/2020 10:00 | Atualizado: 11/01/2021 12:24

concurso Banco do Brasil segue previsto e pode ser realizado já em 2021. Em resposta à Folha Dirigida, o BB confirma que os estudos continuam para a publicação do próximo edital.

"O BB segue avançando nos estudos e planejamento para o próximo concurso", reafirmou o banco no último dia 28 de dezembro.

Até o momento, existe a previsão para 120 vagas voltadas para a área de Tecnologia. A informação foi dada em agosto pelo Estadão.

Mas o que muda se o concurso for voltado para a área de TI? Folha Dirigida traz detalhes sobre o último edital e explica como se preparar para a próxima seleção. Confira!

Carreira de escriturário deve ser mantida

Atualmente, o Banco do Brasil tem carreira única para ingresso: a de escriturário, de nível médio. Desta forma, tudo indica que o próximo concurso contará com vagas para esta posição.

No entanto, a seleção deve repetir os moldes do edital de 2018, ou seja, tendo foco para a área de Tecnologia da Informação.

Na época, foram incluídas questões de Probabilidade e Estatística. Já as disciplinas de Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento, comum ao cargo de escriturário, ficaram de fora.

Além disso, em 2018, o conteúdo de Informática foi cobrado de maneira mais ampla, considerando que as contratações seriam específicas para área de TI.

Concurso Banco do Brasil pode ter TI como foco (Foto: Divulgaçã)
Concurso Banco do Brasil pode ter TI como foco
(Foto: Divulgação)

Saiba o que esperar do concurso Banco do Brasil

Em 2018, a prova objetiva do Banco do Brasil foi composta por 70 questões, que foram distribuídas por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo elas:

Conhecimentos Básicos - 20 questões (cinco cada disciplina)

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Atualidades do Mercado Financeiro; e
  • Matemática.

 Conhecimentos Específicos - 50 questões

  • Conhecimentos Bancários (cinco questões);
  • Probabilidade e Estatística (20); e 
  • Conhecimentos de Informática (35).

Confira abaixo as porcentagens dos conteúdos presentes nas questões do concurso Banco do Brasil, com foco na área de TI, em 2018.

Concurso BB prova 2018

Ao todo, 150 mil candidatos foram convocados para realizar a prova, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os concorrentes ainda realizaram uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.

seleção foi homologada em julho de 2018com validade de um ano e podendo ser prorrogada até julho de 2020. Os selecionados foram contratados pelo regime celetista.

Concurso BB 2021 tem banca mais cotada 

O edital do concurso Banco do Brasil segue confirmado. No entanto, segundo fontes da Folha Dirigida, o documento só deverá ser divulgado com o término ou controle da pandemia de Coronavírus.

Antes do início do estado de calamidade pública no país, o edital chegou a estar previsto para março de 2020, mas, em virtude da crise na saúde, o prazo não se cumpriu.

O próximo passo para a abertura da seleção pode ser o anúncio da instituição que irá aplicar as provas

Os últimos concursos para o banco vêm sendo organizados pela Fundação Cesgranrio, o que torna a banca a mais cotada para organizar o próximo processo.
 

Estude para o concurso Banco do Brasil com a Folha Cursos!

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Saiba tudo sobre a seleção do BB

  • Órgão: Banco do Brasil
  • Cargos: a definir
  • Vagas: 120 (previstas)
  • Requisito: a definir
  • Remuneração: R$4.036,56
  • Banca: a definir
  • Edital: previsto para 2021

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Banco do Brasil - 2021 - Escriturário

Nacional
Até R$4036,50
Fund...
120 vagas

Carregando...