Concurso Alema: Assembleia garante edital até dia 15
Assembleia Legislativa do Maranhã firma compromisso de divulgar edital do novo concurso até 15 de dezembro. Confira os detalhes!
30/11/2021 13:08
30/11/2021 13:08

O edital do concurso para Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) deve ser publicado até o dia 15 de dezembro. Esse foi o compromisso firmado pelo diretor-geral da Casa, Valney Pereira. 

Em reunião na segunda-feira, 29, com o Sindicato dos Servidores da Assembleia (SindSalem), Pereira confirmou a contratação da Fundação Ceperj como organizadora do concurso e garantiu que o edital será divulgado na primeira quinzena de dezembro. 

A Procuradoria-Geral da Casa ratificou essas informações em juízo, afirmando que a banca “já pode ser considerada contratada” e que “já há uma minuta de edital em fase de aprovação”. Com isso, a estimativa é que as provas possam ser aplicadas no primeiro semestre de 2022. 

Na petição em que confirmou esses dados à Justiça, a Assembleia Legislativa do Maranhão solicitou uma nova data para a audiência pública sobre o concurso, marcada para esta terça, 30. A Casa alegou que participaria de outra audiência no mesmo dia e horário. 

Diante dos documentos juntados, o juiz Douglas Martins redesignou o encontro para o dia 06 de dezembro, no qual a Alema deverá informar a lista de vagas e de cargos que serão ofertados na seleção. As informações são do SindSalem

Sede da Assembleia Legislativa do Maranhão
Alema prepara novo concurso para ingresso de servidores
efetivos (Foto: Divulgação)

A dispensa de licitação para contratação da Fundação Ceperj, publicado no Diário Oficial de 26 de novembro, já adianta que a oferta do concurso Alema será para cargos efetivos dos níveis médio e superior. 

A abertura do concurso é consequência de uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que determina a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos pela Assembleia antes de 5 de agosto de 1983 sem concurso.

Concurso Alema tem preparativos desde 2019

A Assembleia Legislativa do Maranhão começou a preparar o novo concurso em 2019, quando uma comissão organizadora foi formada.

O grupo é composto por quatro servidores que atuam na elaboração da minuta do edital e na definição de cargos e vagas. A comissão ainda dá suporte ao processo de escolha da banca organizadora. 

Depois do contrato com a banca, o Legislativo do Maranhão poderá fechar o cronograma do concurso, com as datas do edital, inscrições e provas.

Além da Alema, diversos outros órgãos preparam concursos para 2021 e 2022. Por essa razão, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar os estudos para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Último concurso Alema foi realizado há oito anos

O último concurso para Assembleia Legislativa MA ocorreu no ano de 2013. A oferta foi de 92 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações, na época, chegaram a até R$10 mil.

No nível fundamental, as oportunidades foram para auxiliar legislativo operacional (nas funções de motorista, operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico e carpinteiro).

Já no nível médio, as chances foram para assistente legislativo (nas especialidades de agente legislativo, técnico em iluminação, criador e desenvolvedor em Web e plataformas digitais, tradutor e intérprete de libras).

Para os graduados, as vagas foram para consultor legislativo, administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico e programador de sistemas.

Assim como analista de sistemas, revisor e taquígrafo. O concurso cobrou provas objetivas para todos os cargos. Somente para nível superior ainda foi exigida uma avaliação discursiva.

Na objetiva, as questões foram sobre as disciplinas de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação da Assembleia do Maranhão, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. 

Os classificados nas carreiras de auxiliar legislativo operacional (motorista), tradutor e intérprete de libras e taquígrafo ainda foram submetidos a prova prática.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon