Concurso ANS: agência prepara envio de novo pedido de vagas
A Agência Nacional de Saúde Suplementar prepara-se para enviar novo pedido de concurso ao governo. Saiba mais!
26/04/2021 16:09
26/04/2021 16:09

Um novo pedido de concurso ANS está nos planos. A  Agência Nacional de Saúde Suplementar revelou que já se prepara para fazer o pedido este ano, se adequando às regras estabelecidas pelo governo. 

A informação foi passada em uma resposta no portal de Acesso à Informação, em março. Ao ser questionada se pretendia realizar concurso ANS 2022, a agência informou que: 

"informamos que esta Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS ainda não protocolou pedido de autorização para realização de concurso público no ano de 2022. Contudo, está se adequando às diretrizes do Decreto nº 9.739/2019, que estabelece, entre outros dispositivos, normas sobre concursos públicos, visando dar prosseguimento à solicitação".

A agência também esclareceu que está atenta as normas que restringem concursos devido à  pandemia. 

"A Lei Complementar nº 173/2000, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), alterou a Lei Complementar nº 101/00 e restringiu a realização de concurso público até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, visando à solicitação de concurso para o ano de 2022, a ANS está se adequando às diretrizes do Decreto nº 9379/19 que estabelece, entre outros dispositivos, normas sobre a realização de concursos públicos" traz trecho da resposta. 

+ Orçamento 2021 e concursos: Bolsonaro sanciona LOA com 54 mil vagas

Ainda não foi revelado qual o possível quantitativo de vagas e quais os cargos a serem contemplados. Folha Dirigida está em contato com a ANS para levantar essas informações. 

Os órgãos públicos que precisam de autorização do Ministério da Economia para realizar novos concursos devem enviar pedido, com os dados referentes a necessidade de nova seleção, até o dia 31 de maio de cada ano. Depois disso, o pedido fica em análise para autorização ou não do governo e só então é dado prosseguimento dos trâmites para o edital.

Para que o concurso ANS 2022 seja realizado, é fundamental que a agência envie o pedido ete ano. 

Em outra pergunta feita no portal do governo, a ANS reforça que vai fazer a solicitação: "ratificamos que a ANS segue com os trâmites para realização de concurso em 2022". 

Vai fazer seu primeiro concurso? Prepare-se a Folha Cursos

Folha Cursos

E explica:

"o concurso poderá ocorrer se houver aprovação do Ministro de Estado da Economia, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, conforme previsão do art. 27 do Decreto nº 9379/19".

Além disso, responde sobre a possibilidade de um concurso de forma remota.

"Não há previsão para realização de concurso de forma remota, isto é, que não seja na forma presencial"

+ Concurso Funai: órgão já se movimenta para renovar pedido para 2022

Última previsão de concurso ANS foi em 2017

A ANS não realiza concurso público há um longo tempo. Os últimos foram feitos em 2013 (analistas e técnicos) e 2015 (técnicos).

No último concurso, em 2015, foram oferecidas 102 vagas de nível médio, sendo 66 para o cargo de técnico administrativo e 36 para técnico em regulação, além de formação de cadastro de reserva.  A carreira de técnico exige o nível médio.

A organizadora foi a Funcab e a seleção recebeu mais de 60 mil inscritos. 

No ano de 2017, chegou a se ter a expectativa que uma nova seleção pudesse ser aberta.

Concurso ANS (Foto: Reprodução)
Concurso ANS 2022 está nos planos (Foto: Reprodução)


Na época, tramitava a  criação de 214 vagas, sendo 87 de analista administrativo e 127 para especialista em regulação de saúde suplementar, ambos de nível superior.

As vagas se somariam a outras 17 (quatro de analista e 13 de especialista), que já existem na estrutura da agência, totalizando as 231 vagas previstas na proposta orçamentária.

No entanto, o concurso ANS não chegou a ser aberto. A expectativa agora é para que o novo pedido possa ser encaminhado e finalmente autorizado pelo governo. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar oferece remunerações a partir de R$7 mil para cargos de nível médio e R$15 mil para os de nível superior.

As unidades estão presentes em Belém, São Paulo, Ribeirão Preto/SP, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...