Concurso Alesc 2021: saiba como foi a última seleção para analista

Confira detalhes do último concurso Alesc para a carreira de analista e prepare-se para o próximo edital, que contará com 29 vagas em 2021.

25/12/2020 15:00

25/12/2020 15:00

Em 2021, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve realizar o seu novo concurso Alesc. E para quem aguarda esta seleção, Folha Dirigida traz detalhes do último edital para a carreira de analista, já confirmada para o próximo ano.

O último edital para analistas foi publicado há 11 anos, em 2009. Na época, a seleção foi organizada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos (Fepese).

Mesmo não sendo tão recente, o documento ainda pode ser usado como base para os estudos. 

Apesar de definir as vagas para o próximo concurso, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina ainda não especificou quais áreas serão oferecidas. 

Em 2009, as vagas foram distribuídas pelas especialidades de Tecnologia da Informação e Comunicação Social, exigindo dos candidatos a graduação nas respectivas áreas.

Concurso Alesc está previsto (Foto: Arquivo Agência AL)
Concurso Alesc está previsto
(Foto: Arquivo Agência AL)


A seleção para analista foi composta por provas objetivas e de títulos. No caso do exame de múltipla escolha, foram cobradas 50 questões, sendo elas de:

analista de sistema

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa (dez questões) e Aspectos Históricos, Geográficos, Econômicos e Sociais (dez);
  • Conhecimentos Específicos - 30 questões.

jornalista

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa (dez) e Noções de Direito (dez);
  • Conhecimentos Específicos – 30 questões.

Para ser aprovado, no cargo de analista, era preciso obter nota igual ou superior a seis. Os habilitados ainda tiveram os títulos avaliados, com pontuações para:

  • certificado ou diploma de curso de especialização lato sensu (0,5 pontos);
  • diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (0,7 pontos); e
  • diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (um ponto).

Apesar de não estar previsto para 2021, em 2009 a Alesc também selecionou técnicos legislativos, de nível médio.

Concurso Alesc 2021 terá 29 vagas

Em novembro, foi dado o aval para a contratação da banca organizadora. O próximo concurso contará com 29 vagas, sendo todas para analista legislativo, que exige o nível superior. A carreira conta com ganhos de até R$8.518,77.

Ainda não se sabe se o processo para a escolha da banca foi iniciado e uma empresa já foi definida ou se a escolha da organizadora ainda terá início. Em abril deste ano, a Alesc formou a comissão, que é responsável por este trâmite.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

A realização de concurso, segundo a Alesc, foi um compromisso assumido pelo presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), em tratativas com o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc).

Segundo a categoria, nos últimos 15 anos, o número de efetivos caiu para menos da metade (atuais 348), enquanto o de comissionados e terceirizados quase dobrou, chegando a 1.407 contratados.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Assembleia Legislativa de Santa Catarina
  • Cargos:analista legislativo
  • Vagas: 29
  • Requisito: nível superior
  • Remuneração: até R$8.518,77
  • Banca: a definir
  • Previsão de edital: 2021

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...