Concurso Alema 2021 tem banca organizadora definida

Fundação Ceperj é escolhida como banca organizadora do novo concurso para Assembleia Legislativa do Maranhão. Edital previsto para 2021!

26/11/2021 16:18 | Atualizado: 26/11/2021 17:43

26/11/2021 16:18 | Atualizado: 26/11/2021 17:43

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) autorizou a contratação da Fundação Ceperj como banca organizadora de seu novo concurso público.

O despacho foi publicado no Diário Oficial da Casa desta sexta-feira, 26. 

A Fundação Ceperj, escolhida por dispensa de licitação, será responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas.

O Sindicato dos Servidores da Assembleia (SindSalem) questionou a definição da banca sem licitação, como foi anunciado anteriormente:

“Ceperj foi escolhida – estranhamente – com dispensa de licitação, contrariando o que fora dito pela Procuradoria-Geral da Casa durante a Audiência de Conciliação, realizada no dia 6 de outubro, na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís”, disse o sindicato em suas redes sociais.

Em geral, os órgãos utilizam a dispensa de licitação para dar agilidade aos processos, quando a contratada tem renome e qualificação para o serviço prestado. Porém, em outubro, a Alema informou que a banca seria escolhida por meio de um processo licitatório

De acordo com o publicado no Diário Oficial, a oferta do concurso Alema será para cargos efetivos dos níveis médio e superior. Os demais detalhes sobre vagas e prazo para edital serão divulgados em audiência virtual marcada para a próxima terça-feira, 30, às 11h. 

Fachada da Assembleia Legislativa do Maranhão
Assembleia Legislativa do Maranhão prepara novo concurso
para efetivos (Foto: Divulgação)

A abertura do concurso é consequência de uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que determina a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos pela Assembleia antes de 5 de agosto de 1983 sem concurso.

Concurso Alema pode ter edital divulgado em 2021

A Assembleia Legislativa tem a intenção de publicar o edital do concurso até dezembro A estimativa da Casa é que as provas sejam realizadas no primeiro semestre de 2022.

Os trâmites internos para o novo concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão começaram em 2019, quando uma comissão organizadora foi formada.

O grupo é constituído por quatro servidores que devem elaborar a minuta do edital, definir cargos e vagas. A comissão ainda dá suporte ao processo de escolha da banca organizadora. 

Após o contrato com a banca organizadora, o Legislativo do Maranhão poderá fechar o cronograma do concurso, com as datas do edital, inscrições e provas.

Assim como a Assembleia do Maranhão, diversos outros órgãos preparam concursos para 2021 e 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar os estudos para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Último concurso para Alema ocorreu há oito anos

Em 2013, foi aberto o  último concurso para Assembleia Legislativa MA. Ao todo, foram disponibilizadas 92 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Na época, os salários iniciais chegaram a até R$10 mil.

No nível fundamental, as chances foram para auxiliar legislativo operacional (nas funções de motorista, operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico e carpinteiro).

Já no nível médio, as oportunidades foram para assistente legislativo (nas especialidades de agente legislativo, técnico em iluminação, criador e desenvolvedor em Web e plataformas digitais, tradutor e intérprete de libras).

Para os graduados, as vagas foram para consultor legislativo, administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico e programador de sistemas.

Além de analista de sistemas, revisor e taquígrafo. O concurso teve provas objetivas para todos os cargos. Apenas para nível superior ainda foi exigida uma avaliação discursiva.

Na objetiva, as disciplinas cobradas foram: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação da Assembleia do Maranhão, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. 

Os classificados nas carreiras de auxiliar legislativo operacional (motorista), tradutor e intérprete de libras e taquígrafo também foram submetidos a prova prática.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...