Concurso Agenersa RJ é autorizado com 50 vagas em três cargos

O concurso Agenersa RJ 2021 está autorizado e contará com 50 vagas, para os cargos de especialista, analista e assistente. Veja detalhes!

22/06/2021 08:30 | Atualizado: 23/06/2021 10:27

22/06/2021 08:30 | Atualizado: 23/06/2021 10:27

O Estado do Rio de Janeiro tem uma nova seleção autorizada. Nesta terça-feira, 22, foi publicado o aval para o novo concurso Agenersa RJ. Ao todo, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico poderá preencher 50 vagas.

O aval do governador Cláudio Castro ocorre dois meses após a publicação do Decreto 47.585, que liberou 2.107 vagas para preenchimento em diversos órgãos do Estado do Rio de Janeiro.

Entre eles, a Agenersa. Assim como no decreto, o aval desta terça, 22, permite o preenchimento de 50 vagas, nos seguintes cargos:

  • especialista em regulação (30 vagas);
  • analista técnico (dez); e
  • assistente de regulação (dez).

A autorização considera a manifestação da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal e os pareceres jurídicos e orçamentários já dados pelos órgãos de controle do estado.

Apesar do aval ter sido publicado somente agora, desde abril a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico conta com uma comissão, que está responsável pela elaboração do projeto básico do edital e contratação da banca organizadora.

Somente após a escolha da banca o concurso poderá ser aberto. Os salários e requisitos ainda não foram revelados, mas as carreiras devem exigir os níveis médio (assistente) e superior (especialista e analista) dos candidatos.

Concurso Agenersa RJ é autorizado (Foto: Reprodução)
Concurso Agenersa RJ é autorizado
(Foto: Reprodução)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro
  • Cargos: especialista em regulação, analista técnico e assistente de regulação
  • Vagas: 50
  • Requisitos: níveis médio e superior (previstos)
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Edital: previsto para 2021

Folha Cursos

Concurso Agenersa RJ é necessário desde 2015

Desde 2015, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro aguarda a autorização para realizar um novo concurso público.

Nos últimos anos, a empresa sofre com o déficit no seu quadro de pessoal. Há seis anos, a situação já era preocupante. Na época, uma matéria do Jornal O Globo informou que, dos 80 funcionários, apenas sete eram concursados.

Na ocasião, o então presidente da Agenersa, José Bismarck Vianna de Souza, descartou a possibilidade de que o alto número de profissionais cedidos por outros órgãos ou em cargos comissionados poderia comprometer a qualidade dos trabalhos realizados pela empresa

Segundo ele, o quadro da Agenersa tinha alta capacidade técnica. Dos 80 funcionários, 12 tinham o nível médio, 30 o nível superior e outros 38 contavam com pós-graduação ou mestrado.

De acordo com a Lei de criação da empresa, publicada em junho de 2015, a Agenersa RJ deve contar com um quadro de pessoal, permanente, composto por 30 profissionais concursados.

Dessas vagas, cinco são para a carreira de regulador, 11 para analista de regulação e duas para advogado. Todas essas com exigência de nível superior. Já nos níveis técnico e médio, são oito oportunidades para técnico de regulação e quatro para assistente de regulação, respectivamente.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...