fbpx

Estudar na véspera da prova é o melhor?

Compartilhe o conteúdo

O grande dia do futuro servidor, além da publicação do nome no Diário Oficial, é a prova. Afinal, foi toda uma maratona de preparação para chegar até lá. E a dúvida de muitos é: devo estudar na véspera da prova do concurso?

Justamente pelas expectativas criadas para a avaliação, pode ser bem difícil controlar a ansiedade e o nervosismo no dia anterior.

Daí, surge um novo medo: o de que esses sentimentos atrapalhem no desempenho e tornem todos os estudos em vão. Afinal, como lidar com a ansiedade pré-prova?

Fora isso, muitos se perguntam: o que fazer na véspera da prova de concurso? Devo estudar na véspera da prova? Estudar antes da prova atrapalha?

Pois saiba que existe como se prevenir para controlar o nervosismo no dia de uma forma que ele não interfira drasticamente na sua nota e no bom resultado que você tem potencial para colher.

Conversamos com a psicóloga Juliana Gebrim, especialista em concursos públicos, sobre como se acalmar antes de uma prova.

O grande dia do futuro servidor, além da publicação do nome no Diário Oficial, é a prova

O grande dia do futuro servidor, além da publicação do nome no Diário Oficial, é a prova (Foto: Freepik)

Devo estudar na véspera da prova do meu concurso?

A resposta para essa pergunta é que depende muito de cada um. Tem gente que se não ver um conteúdo, um resumo, por menor que seja, fica mais nervoso ainda.

Em contrapartida, outras pessoas precisam se desligar completamente do que está por vir porque senão fazem uma prova ruim.

Então você se pergunta: o que fazer na véspera de prova? Por sermos tão diferentes uns dos outros, não existe uma resposta certa. Vai do aspecto individual de cada um.

Mas eu sempre oriento ter um momento de relaxar, de esquecer as matérias, para você ir com a cabeça bem leve para usá-la na prova, aconselha Juliana Gebrim.

O que fazer na semana que antecede o concurso?

Esse é o momento de fazer uma grande revisão. Mas essa revisão, os materiais que você vai usar nela, precisam já estar preparados.

O ideal é você já ir fazendo esses resumos durante os seus estudos para, na semana antes da prova, organizar uma semana de revisão.

Mas nada de pegar pesado ou ver matérias novas! Aqui, é para você apenas passar os olhos nas suas anotações.

Querer estudar tudo na semana anterior da prova, recuperar todo um tempo perdido, também pode causar uma ansiedade que pode atrapalhar na prova. Não caia nessa armadilha!

Como relaxar na véspera da prova?

Se você quer fazer grandes mudanças na vida, esse não é o momento. Atenha-se a sua rotina, pois grandes mudanças podem acarretar em cansaço, e isso é o que você menos precisa para esse momento.

Se for encontrar alguém, procure pessoas que passem tranquilidade ou com quem você saiba que não terá grandes conflitos.

O importante é fazer atividades que deixarão você com mais calma e não vão interferir na sua tranquilidade no dia da prova.

Como se sair bem em uma prova de concurso?

Só existe um caminho para se sair bem em uma prova de concurso: estudando muito e praticando com questões. Não vá deixar para estudar na véspera da prova.

Controlar ansiedade pré prova

Como controlar a ansiedade e se acalmar antes da prova de concurso?

Para se acalmar antes da prova do concurso, o futuro servidor precisa trabalhar a ansiedade ao longo de todo o processo de preparação.

Por isso mesmo, destacamos no Método Futuro Servidor a importância de cuidar da sua preparação emocional também, além dos estudos.

Se a pessoa não souber lidar com as emoções e com a sua própria ansiedade, essa pessoa pode ficar mais nervosa na hora da prova, explica a psicóloga.

Assista as lições do Método Futuro Servidor!

Por isso, é importante:

  • Conhecer os seus próprios gatilhos
  • Saber o que pode desencadear ansiedade em você
  • Ter técnicas que você sabe que funcionam para controlar essa ansiedade

Esse autoconhecimento, capacidade de prever e lidar com os próprios sentimentos trará uma sensação de maior tranquilidade no momento da prova, além de oferecer artifícios para trabalhar técnicas de relaxamento antes da prova.

Uma dessas técnicas e a que Juliana Gebrim recomenda é a respiração diafragmática para acalmar o sistema nervoso. O processo é bem simples: basta puxar o ar pensando em encher o abdômen, em vez do pulmão, e soltar.

Essa respiração ajuda mais do que a normal porque na hiperventilação pelo pulmão, como estamos acostumados a respirar, o sangue fica ácido. Quando respiramos pelo abdômen, o nível de acidez no sangue é equilibrado.

Ela ajuda a a evitar sintomas típicos da ansiedade, como por exemplo:

  • Mãos geladas
  • Tremores
  • Taquicardia

Se você sentir que sua ansiedade vai além do esperado, que ela te paralisa, o recomendado é sempre procurar um médico ou um psicólogo para tratar a questão.

Como vencer o medo de fazer prova?

“O medo de fazer provas a gente só vence fazendo provas”, afirma Juliana Gebrim.

Sempre procure ter um tempo dedicado à fazer questões e simulados. A psicóloga acredita que seja de grande ajuda ver o “fracasso”, isto é, as questões que você não acerta, como um feedback para o que você precisa trabalhar e estudar mais.

Você se sente muito nervoso quando vai fazer uma prova?

No Blog da Folha Dirigida, você encontra muitas dicas de preparação emocional para concursos! E para ter uma preparação mais tranquila e evitar a tensão na véspera da prova, faça o seu planejamento inteligente com o Smart Planner!

Smart Planner Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *