Quais as vantagens de criar uma loja virtual?
*Autor convidado
Ter o próprio e-commerce é um assunto muito debatido pelas marcas e pequenos empreendedores de maneira geral. Mas você sabe as vantagens de criar uma loja virtual?
O tema ficou ainda mais em foco por conta do isolamento social, que fez com que as vendas da categoria crescessem mais de 30%, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) .
No momento atual, onde os consumidores estão cada vez mais conectados, é muito importante estar disponível para eles em redes sociais, buscas no Google e até no seu site próprio.
Ter uma loja virtual é opcional, estar no digital – onde o usuário brasileiro passa mais de 9 horas por dia – não.
Por isso, vamos elencar alguns benefícios que expor sua marca no universo digital e usar grandes sites e aplicativos podem trazer. Vamos lá?

Ter uma loja virtual é opcional, estar no digital – onde o usuário brasileiro passa mais de 9 horas por dia – não (Foto: Freepik)
1. Abrir um e-commerce pode ser barato e simples
Isso mesmo. Se você quer tirar a sua loja do papel, pode fazer isso através da Loja Integrada, que é uma das muitas plataformas que são simples e possuem preços mais em conta.
Um dos grandes benefícios de optar por uma loja digital é o custo e a simplicidade que ela pode ter.
Plataformas como Loja Integrada, NuvemShop e TrayCommerce são especialistas em novos entrantes e oferecem planos gratuitos.
Nessas ferramentas, o empresário pode montar sua loja virtual sozinho, assistindo a uma série de vídeos e com o mínimo de suporte.
A Loja Integrada, por exemplo, possui planos gratuitos para 50 produtos cadastrados e 5.000 visitantes/mês no site, o que representa um ótimo caminho para iniciar o seu teste.
Começar de maneira simples e barata é um diferencial para evitar erros que prejudicam de maneira relevante o seu caixa ou colocam em risco a própria empresa.

Um dos grandes benefícios de optar por uma loja digital é o custo e a simplicidade que ela pode ter
2. Fale com mais pessoas gastando menos
Para isso, o Facebook Ads é um dos formatos de anúncio que pode ser utilizado para impactar o consumidor final.
Anunciar em jornais e revistas de bairro, e até na televisão, pode parecer meio “fora da realidade” das pequenas e micro empresas. Isso porque os custos tendem a ser relevantes e o resultado pouco preciso.
Nas mídias digitais, você pode utilizar o Facebook Ads (que atua também no Instagram) e o Google Ads (também no Youtube), apenas para citar dois exemplos, com o orçamento que você quiser.
Isso te possibilita fazer testes que levem o usuário para o seu e-commerce ou site em proporções que caibam no seu bolso.
Testar é sempre a palavra de ordem. E entenda que cada mídia tem seu papel e momento. Saiba também que, no universo digital, o uso de ferramentas para atração é obrigatório. Sem elas, o consumidor nunca irá chegar ao seu site.
Preocupe-se em ser encontrado!
3. Métodos de pagamento online e seguros
O Mercado Pago é uma das muitas empresas de pagamento que protegem comprador e vendedor em transações online. Com a sua loja virtual, você pode deixar o usuário tranquilo e seguro para comprar com você!
Se transferir um valor para a conta de uma empresa desconhecida é desconfortável, empresas como Mercado Pago e PagSeguro utilizam-se de tecnologia para proteger ambos os lados da negociação e garantir a satisfação.
Isso faz o seu consumidor ficar mais confortável para comprar com você. Tem ainda o adicional de não exigir contato físico, o que é um diferencial em tempos de isolamento social.

O Mercado Pago é uma das muitas empresas de pagamento que protegem comprador e vendedor em transações online
Convencido das vantagens de criar uma loja virtual?
Os pontos acima são básicos quando se fala em benefícios do mundo digital para negócios.
A exposição de marca em um local onde o usuário passa boa parte do seu tempo é relevante para as empresas.
Sem contar que as redes sociais ainda são um ótimo ponto de contato para interagir com potenciais consumidores.
Uma dica: em momentos como os atuais, impacte através do digital pessoas próximas do seu pequeno negócio e utilize o diferencial do tempo de entrega para vender.
Os grandes e-commerce até podem, eventualmente, ter condições comerciais melhores, mas dificilmente vão entregar mais rápido do que um pequeno negócio próximo da casa do consumidor.
*Esse é um artigo criado por um autor convidado e suas opiniões são próprias, e não necessariamente refletem as ideias da empresa.
Sobre o autor
Lucas Souza é sócio e diretor acadêmico da Ecommerce RJ, escola com foco em E-commerce, Marketing Digital e Negócios. Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em BI, atua no mercado digital há quase 10 anos e leciona há quatro anos. Trabalhou em grandes varejos como Leader e Compra Fácil. Há 5 anos foi sócio fundador da sua primeira agência, na qual atendeu clientes como Levi’s, Pandora, IBM, Sephora entre outros. Em maio de 2018, iniciou, com um de seus antigos sócios, a BeL Partner.