Como estudar para concurso pelo Vade Mecum?
Você sabe quando estudar para concurso pelo Vade Mecum? Uma dúvida de muitos estudantes é não saber por onde estudar para concurso, principalmente quem está começando.
Livros ou PDFs? Devo estudar apenas através de questões de provas anteriores? E as videoaulas?
Para quem se preparando para um concurso da a área Jurídica ou tem alguma formação na área de Direito, a equação tem mais um fator: e o Vade Mecum?
Devo estudar por ele ou serve apenas para quem vai fazer o Exame da OAB?
A advogada, que hoje é técnica judiciária do TJ-RJ, e dona do perfil @corujinha_juridica, Dayana Sales, respondeu essa e outras dúvidas. Confira!

Uma dúvida de muitos estudantes é não saber por onde estudar para concurso, principalmente quem está começando (Foto: Freepik)
O que é o Vade Mecum?
Dayana Sales explica que a palavra tem origem em uma expressão latina, que significa algo como “vamos juntos”, “vai comigo” ou “vem comigo”.
Vade pode ser “vamos”, “vai” ou “vem” em português, enquanto mecum é o “comigo” ou “juntos”.
Quando se trata de Direito, o Vade Mecum refere-se a um compilado – ou conjunto – das obras básicas para serem consultadas com facilidade.
Ele pode ser genérico, com o texto da Constituição vigente, os códigos e as leis gerais, ou especializado e reunir a legislação de uma determinada área do Direito.
Alguns exemplos são o Vade Mecum trabalhista ou previdenciário, o Vade Mecum de licitações e contratos ou para concursos desta área.
Quem deve estudar pelo Vade Mecum?
Dayana Sales explica que não são todos os concursos exigem que o candidato estude pelo Vade Mecum.
É indicado que candidatos a concursos para carreiras Jurídicas, além de estudantes de Direito próximos de fazer o Exame da Ordem, estudem pelo Vade Mecum.
Aqueles concursos de nível médio (técnico) para tribunais não vejo necessidade, uma vez que a legislação que é solicitada no edital é possível baixar do site do Planalto ou do próprio tribunal, afirma Dayana Sales.
Por que estudar pelo Vade Mecum?
A advogada explica que é importante estudar pelo Vade Mecum para ter familiaridade com as legislações pedidas no concurso. Afinal, está tudo ali.
O Vade Mecum facilita muito os estudos. Ainda assim, nada impede que o futuro servidor junte as legislações e códigos do site do Planalto.
Outra dica que Dayana Sales dá é consultar o site da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, onde é possível baixar e-books de códigos e leis. A servidora pública garante que vale a pena conferir!
O Vade Mecum só serve para quem vai fazer a OAB?
Isso é um mito. O Vade Mecum não serve apenas para quem está estudando para o Exame da Ordem.
É válido para qualquer pessoa que esteja na preparação para um concurso, em que a legislação esteja no edital, ter um Vade Mecum para consulta.
Para quais concursos estudar pelo Vade Mecum?
Além da OAB, Dayana Sales recomenda usar o Vade Mecum nos estudos para concursos de:
- Carreiras Jurídicas
- Analistas de Tribunais
- Concursos na área Legislativa
- Concursos na área Fiscal
- Concursos na área Policial
Quando usar o Vade Mecum nos estudos?
Mantenha o Vade aberto durante o estudo por questões. Isso fará com que o candidato, na medida em que resolver os exercícios, consiga marcar o artigo que mais cai nas provas.
“É uma forma de mapear seu Vade e estudar aqueles artigos que são mais cobrados”, explica.
Como fazer marcações no Vade Mecum?
A advogada indica que o futuro servidor faça as suas marcações enquanto estuda por questões, no próprio dia a dia mesmo.
Para isso, Dayana Sales recomenda que mantenha o Vade Mecum aberto e vá marcando com canetas coloridas ou bolinhas os artigos que caem nas provas.
Isso com certeza vai ajudar no mapeamento dos artigos mais importantes em meio a tanto.
Dicas para estudar pelo Vade Mecum
Reforçando, a principal dica é sempre estudar com ele aberto, principalmente ao resolver questões online ou em um livro de questões.
“Ao estudar a teoria em um livro ou em um PDF, é sempre bom ler os artigos citados nos seus materiais, para que você crie uma memória fotográfica e memorize os principais dispositivos legais”, também explica.
Você já usa o Vade Mecum nos seus estudos? Fique de olho no Blog da Folha Dirigida para mais dicas de como se sair bem nos seus estudos para concurso!