fbpx

Como começar a usar o Smart Planner

Compartilhe o conteúdo

Em uma pesquisa realizada pela Folha Dirigida, percebemos que a maior dificuldade das pessoas estava em fazer o planejamento dos estudos para concurso. Por isso, vamos ensinar você a usar o Smart Planner.

Muitos recorrem a coaches ou planilhas prontas para agilizar a preparação, mas não são todos que tem condições de pagar.

Foi visando isso que criamos o Smart Planner, um planejador automatizado de estudos baseado no Método Futuro Servidor.

O que torna o Smart Planner tão diferenciado é que ele faz automaticamente o planejamento dos seus estudos, baseado no edital e no seu tempo disponível para estudar.

Ou seja, você não perde horas, que poderia estar dedicando à preparação, quebrando a cabeça para fazer uma programação com as matérias, revisões e questões que precisa praticar.

Não é fácil de estudar, mas acho que o Smart Planner vai deixando esse caminho um pouco mais palatável para pessoas que tem sonho de ser aprovadas, afirma o professor Leonardo Murga, que participou da criação do Método Futuro Servidor conosco.

Junto com a gerente de produto do Smart Planner, Taíssa Araújo, eles explicaram como usar o planejador nos estudos, na live do programa Futuro Servidor na Prática.

Você pode tanto assistir ao vídeo quanto ler o conteúdo falado no post – ou os dois! Vamos lá?

O que é o Smart Planner?

Resumidamente, tudo o que você precisa fazer ao ingressar na ferramenta é:

  • O cadastro com o seu e-mail
  • Escolher o cargo ou a área para a qual deseja estudar
  • Preencher quantas horas tem, em cada dia da semana, para estudar
  • Escolher um dia para reservar para exercícios e revisões semanais

E pronto!

A ferramenta já te mostra quais matérias você terá que estudar em uma ordem feita através de um ciclo de estudos, em blocos de três disciplinas por dia.

Ou seja, os conteúdos estão organizados por similaridade, o que significa dizer que o seu cérebro terá mais facilidade em criar conexões entre os assuntos.

Começar a usar o Smart Planner

Por que o Smart Planner tem tantas revisões?

A ferramenta se programa para fazer revisões diárias com o que foi estudado no dia anterior, na semana anterior e no mês, baseado na teoria de revisão 24/7/30 e na repetição espaçada.

Além disso, reserva um tempo específico para a resolução de exercícios. Não esqueça de praticar com muitas questões, ok?

É muito comum as pessoas perguntarem: por que tantas revisões? Se eu ficar revendo tantos conteúdos, não vou perder um tempo que poderia usar para assuntos novos?

Sobre isso, Ricardo Marsili explica:

A revisão é uma das coisas mais legais que a gente colocou no sistema, porque a gente dá um peso tão grande quanto adquirir conhecimento e exercitar. A gente entende que você precisa priorizar sua revisão.

A revisão é uma etapa tão crucial, se não mais, do que aprender coisas novas! Nosso cérebro, segundo a teoria da Curva do Esquecimento, em um mês perde 80% dos aprendizados que tivemos em 30 dias.

Se você não revisa, só está absorvendo 20% do conteúdo de horas de estudo. Por isso, a revisão na ferramenta, consequente do que é explicado no Método Futuro Servidor, é tão importante quanto o aprendizado de conteúdo novos.

A preparação para concursos é como lutar jiu-jitsu

Leo Murga enfatiza que os candidatos têm muita pressa de fechar o edital sem ter se dedicado com afinco a cada um dos conteúdos. Ele compara a rotina de preparação do futuro servidor com a de uma lutador de jiu-jitsu.

Antes de entrar em uma luta, o atleta se aquece repetindo o mesmo movimento várias vezes antes de entrar na disputa.

Para o estudante, o mesmo deve ser feito: rever diversas vezes um assunto para que, assim como o atleta, ele possa aplicar aquele aprendizado com refinamento na hora da prática.

O Smart Planner também não dá uma quantidade de horas específicas para concluir um determinado conteúdo.

A ferramenta programa o bloco de estudos de acordo com a quantidade de tempo que você tem, mas é você que avisa quando conclui o bloco. Dessa forma, a ferramenta se adequa às suas necessidades.

Isso acontece porque, por exemplo, uma pessoa formada em Matemática que está estudando um conteúdo de Raciocínio Lógico vai levar muito menos tempo do que alguém formado em Direito, certo?

Cada um tem o seu tempo e os seus conhecimentos. A ferramenta, como o próprio nome diz é smart, do inglês esperta, e ela compreende isso conforme você for concluindo as etapas do seu estudo.

Smart Planner da Folha Dirigida

Como usar o Smart Planner para estudar por áreas

Outro erro muito comum dos estudantes é também querer estudar para apenas um concurso. E pode acontecer do candidato não passar de primeira, o que é perfeitamente normal.

Se isso acontecer, o que fazer?

Fora que existem outras inúmeras possibilidades, como o concurso ser adiado, ser suspenso, demorar a sair o edital…

Por isso, Leo Murga indica que o futuro servidor procure conhecer muito bem as áreas da administração pública, para que assim possa ter mais possibilidades e mirar em uma quantidade de provas e cargos maior.

Pode ser também que, ao conhecer as áreas melhor, você já saiba para qual quer estudar, mas ainda não tem certeza do cargo.

Por isso, o Smart Planner tem agora a possibilidade de programar os seus estudos não por cargo e sim por área, tendo a possibilidade de escolher entre a área Policial e Técnico Judiciária.

Isso também ajuda quem já quer começar a estudar, mas ainda não teve o cargo incluído na ferramenta pela equipe Pedagógica da Folha Dirigida – cada pedido feito tem seu edital revisado nos mínimos detalhes.

Agora não tem desculpa para começar a usar o Smart Planner nos seus estudos, viu? Aproveita para fazer seu cadastro! 👇👇

Smart Planner da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *