fbpx

O que é e como funciona o trabalho home office

Compartilhe o conteúdo

Você sabe como funciona o trabalho home office? Desde que iniciou a pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram aderir como medida de contenção ao vírus.

No entanto, essa é uma modalidade de trabalho que já vem sendo aplicada há muito tempo em alguns lugares.

Com políticas formais de trabalho remoto já implantadas, essas empresas que já usavam o formato só precisaram fazer adequações para um número maior de funcionários.

Por outro lado, outras organizações tiveram que iniciar um corrida para alterar seu método de trabalho e ainda adaptar seus funcionários a essa nova rotina.

Profissionais da área, como a psicóloga e gerente de relacionamento com clientes do Grupo Soulan, Angelina Assis, acreditam que o trabalho remoto vai se consolidar cada vez mais após a pandemia.

como funciona o trabalho home office

Especialistas acreditam que o trabalho remoto deve se consolidar após a pandemia do coronavírus (Foto: Freepik)

Qual será o futuro das modalidades de trabalho?

A pandemia fez com que muitas empresas que antes relutavam a testar o trabalho remoto, o aderissem de forma emergencial.

Apesar disso, nem todas podem permanecer integralmente assim. Mas é um modelo que foi posto a prova de uma maneira que nunca tinha sido feito antes.

Pesquisas recentes já sinalizam que o home office veio para ficar. E isso é uma realidade no mercado de trabalho.

Segundo estudo do professor da Fundação Getulio Vargas, André Miceli, o home office deve crescer 30% após o período de estabilização dos casos e da retomada das atividades.

Um artigo divulgado na Harvard Business Review, publicado em 2019, já falava dos benefícios de trabalhar de casa ou de qualquer lugar, modalidade já amplamente adotada em inúmeras empresas pelo mundo todo.

O artigo mostrou os efeitos de outro método, o de trabalhar sem lugar fixo, ou seja, em qualquer lugar, em um estudo feito com funcionários do Escritório de Patentes e Comércio dos Estados Unidos (USPTO).

O resultado? A produtividade dos funcionários aumentou 4,4%. Isso também representou até US$ 1,3 bilhão para a economia dos EUA, com base na atividade econômica gerada pelo setor.

Outra informação importante é que a pesquisa também mostrou que funcionários que moram perto e possuem atividades similares ainda podem aprender uns com os outros de modo informal.

Home office ou sem lugar fixo, uma conclusão que temos é que o modelo tradicional de trabalho está mudando.

Se você ainda não se deparou com a essa modalidade no mercado de trabalho privado, pode ter certeza que as chances são grandes, principalmente para determinadas áreas de atuação.

Quais são os tipos de trabalho remoto?

A primeira coisa que você deve saber é que home office não é necessariamente igual teletrabalho. Segundo Angelina Assis, “teletrabalho é o gênero e home office a espécie”. Mas como assim?

O teletrabalho é mais amplo e pode ser realizado de qualquer local com acesso à internet, em que você possa utilizar as ferramentas digitais da empresa.

Home office, por sua vez, é realizado em casa, em que 60% do trabalho feito pelo profissional deve ser intelectual.

A especialista cita como exemplo setores de Atendimento ao Cliente que, em determinadas funções, trabalhar em casa é uma regra.

Em vez de manter grandes estruturas de call center, a empresa contrata colaboradores para desempenhar essa função diretamente de casa, explica a gerente do Grupo Soulan.

→ Confira também: como funciona o teletrabalho no serviço público?

Como funciona o trabalho home office?

Para explicar melhor como uma empresa pode aderir e como funciona o trabalho home office, Angelina utiliza o Grupo Soulan como exemplo.

Na empresa, algumas áreas já faziam parte de um modelo home office antes da pandemia. Com a crise, 100% dos profissionais foram inseridos nessa modalidade de trabalho.

Em um primeiro momento, criamos um sistema de revezamento e mantivemos um colaborador em cada área no ambiente de trabalho. Era o tempo que precisávamos para envolver nossa área de tecnologia no mapeamento das necessidades e instalar os recursos para implantação integral do sistema remoto, explica.

Angelina Assis indica seis pontos fundamentais para que o home office funcione bem:

💻 Ferramentas de trabalho: ter um notebook (ou pc) com boa conexão com a internet, além de acesso remoto para consultas e plataformas de comunicação.

👍 Consciência: é necessário que o profissional tenha consciência de que será instalado um ambiente de escritório em sua casa. Caso more com a família, é importante adequar a situação da melhor maneira para conforto de todos.

📋 Autogestão: planeje sua rotina e avalie resultados de sua produtividade.

⌚ Disciplina: procure preservar a rotina normal, controlar a jornada de trabalho, fazer intervalo para almoço e manter as reuniões com o grupo de trabalho.

📱 Comunicação: deve ser estabelecido com o time de trabalho a melhor estratégia para uma boa comunicação entre cada uma das pessoas.

🔒 Segurança da informação: é importante preservar a confidencialidade de dados corporativos ou informações de clientes.

→ 9 dicas para ser produtivo no home office 

bom funcionamento do home office

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar remoto?

Diante da pandemia do Coronavírus, a primeira vantagem do home office apontada por Angelina Assis é a preservação da saúde dos colaboradores.

Além disso, existem outras vantagens que devem ser levadas em conta:

  • Possibilidade de oportunidades de emprego em qualquer região.
  • Facilidade de conciliar as atividades do trabalho e pessoais.
  • Redução do estresse decorrente do trânsito.
  • Proximidade da família.
  • Maior concentração para desenvolver as atividades.
  • Ganho de produtividade pela redução de interrupções próprias do ambiente presencial.
  • Maior uso do ambiente digital.
  • Compromisso em desenvolver a autogestão.

Por outro lado, algumas desvantagens citadas pela gerente são:

  • Falta da rotina de convivência com o grupo de trabalho “olho no olho”.
  • Dificuldade de se desconectar do trabalho.
  • Excesso de jornada.
  • Distrações e ambientes inadequados.
  • Falta de ferramentas apropriadas.
  • Comunicação com delay.

Como render bem fazendo home office?

A gerente do Grupo Soulan afirma que a primeira coisa que um profissional deve fazer para ter um bom rendimento trabalhando em casa é criar uma rotina bem definida.

Para isso, é necessário organizar o horário de cada atividade do seu dia, sem esquecer de separar um tempo para o almoço e demarcar o começo e final da jornada.

Dois métodos indicados pela profissional para essa organização são:

  • Fazer checklist em uma agenda.
  • Ter um planner com checkpoint do Planejado x Realizado.

Manter-se conectado durante o dia também é importante. Além disso, estabelecer regras e métodos para uma comunicação que seja eficiente e funcione para você e os demais companheiros de trabalho é indispensável.

→ 7 dicas de etiqueta para executar o trabalho home office

Quais ferramentas podem auxiliar no home office?

Felizmente, os avanços tecnológicos têm proporcionado ferramentas que hoje possibilitam que o trabalho remoto seja facilitado, principalmente no que diz respeito à comunicação.

Como exemplifica Angelina:

Ter uma agenda que permita interações, fazer um check-point, trabalhar com ferramentas como WhatsApp, vídeo conferência como Zoom, o Google Hangouts Meet ou Skype for Business.

Além disso, recursos de compartilhamento de documentos e de trabalho colaborativo como Google Drive ou OneDrive são bons exemplos de ferramentas que auxiliam no home office.

Existe alguma política para trabalho home office?

Segundo Angelina Assis, após a Reforma Trabalhista, a alteração do trabalho presencial para o remoto feita entre a empresa e o colaborador deve ser registrada em contrato.

Lembrando que isso em casos de normalidade.

“Caso a empresa adote esse modelo, todos os colaboradores que trabalham em uma mesma área têm o direito de trabalhar nesse regime”, explica a gerente de relacionamento com clientes do Grupo Soulan.

Ela reforça ainda que é indispensável que as atividades que forem realizadas sejam também formalizadas.

Condições para aquisição, uso, manutenção ou fornecimento dos equipamentos de infraestrutura para a prestação do trabalho remoto também devem ser indicados quando estipulado nesse caso.

Notícias e vagas de empregos por todo o país no site da Folha Dirigida

Quais são os mitos do home office?

Em relação aos mitos do home office, Angelina afirma que são três visões que devem ser consideradas: empresa, lideranças e colaboradores.

  1. Empresas: questão trabalhista
  2. Lideranças: receio de promover muita autonomia aos colaboradores
  3. Colaboradores: receio de parecer ausente

→ Home Office: como equilibrar trabalho em casa com a vida pessoal?

Quais áreas possuem mais oportunidades de trabalho em home office?

Atualmente, muitas empresas aderiram ao home office. No entanto, historicamente falando, segundo Angelina Assis, as áreas que mais têm o costume de aderir ao trabalho remoto são:

  • Atendimento aos clientes e vendas
  • Programadores e desenvolvedores de softwares
  • Criadores de aplicativo
  • Webdesigners
  • Recursos Humanos
  • Marketing
  • Profissionais de planejamento e projetos

areas com oportunidades de trabalho remoto

 


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *