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Carreiras Digitais: como trabalhar com Marketing Digital?

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O Marketing é uma área de extrema importância no mercado tradicional, e claro que não seria diferente no mercado digital. Nos últimos meses a profissão, inclusive, ganhou bastante destaque. E você, sabe como trabalhar com Marketing Digital?

Isso porque o Marketing gera valor para a marca, o que resulta em fidelidade, confiança, bom relacionamento e, consequentemente, vendas.

Sabe quando você pensa em um produto e logo vem na sua mente uma marca ou quando você prefere pagar mais caro em algo por confiar ou gostar daquela marca?

Pois saiba que esse tipo de valorização que algumas marcas têm é fruto de um trabalho de profissionais de Marketing.

Com o crescimento das mídias sociais e a migração de muitas lojas para o meio virtual, surge a necessidade do Marketing Digital.

Confira a entrevista com o diretor da Gama Academy na Série Carreiras Digitais

Por que a carreira está em alta?

O diretor de Marketing da Gama Academy, Luis Quintanilha, diz que as empresas têm alto investimento na área, algumas chegam a investir cerca de 30% da receita em Marketing e Propaganda, mas há casos de até 70%.

Além disso, há um ponto que faz do Marketing um investimento necessário no mercado digital: a exigência do consumidor.

Acontece que o cliente não quer ser tratado como um número, o que exige que a comunicação seja feita de forma mais personalizada.

É preciso criar novas estratégias para se comunicar com os diferentes tipos de consumidores, por isso o profissional de Marketing Digital vai ficar em alta por bastante tempo.

Quais são as possibilidades profissionais na área?

Segundo Quintanilha, quanto mais a tecnologia avança, maior é a necessidade de diferentes profissionais.

Ele explica que, no início, o Marketing Digital era composto apenas por publicitários, mas com demandas de criação, foi surgindo a necessidade de ter profissionais de webdesigner.

Atualmente, já é possível encontrar equipes até com desenvolvedores. E isso, de acordo com o diretor de Marketing, vai depender do nível de maturidade da empresa.

As empresas menores e mais novas tendem a contratar profissionais mais generalistas, que é o analista de marketing, que tem conhecimentos diversos.

Conforme essas empresas vão crescendo, surge a necessidade de contratar profissionais especialistas, como redatores, designers, analistas de mídia paga e outros.

Além disso, também há a possibilidade de atuar na área de gestão, seja a frente de projetos ou em cargos como coordenador ou diretor, por exemplo.

Quais habilidades necessárias para atuar com Marketing Digital?

Para os profissionais mais generalistas, algumas habilidades mais tradicionais são importantes, como ter boa redação, criatividade, senso crítico e atenção aos detalhes.

Além dos analistas de marketing, o diretor conta que há um outro tipo de cargo generalista, que é o Growth Hacker.

Nesse caso, é preciso ter as habilidades de um profissional generalista e a criatividade de dados, para poder enxergar possibilidades para alavancar o crescimento da empresa.

No caso dos profissionais especialistas, depende do tipo de especialidade. Além dos criativos (designer, redator…), algumas empresas trabalham com especialistas por canais, como e-mail, blogs, assessoria e afins.

As habilidades, nesses casos, dependem do tipo de especialização. Para um analista de mídia paga, saber analisar dados é importante, enquanto para um redator, a boa escrita é fundamental.

Mas, de modo geral, o diretor de Marketing aponta duas skills (habilidades) importantes para os especialistas:

  • Criatividade;
  • Orientação a resultados.

Já para quem vai assumir cargos de gestão, liderança, resolução de problemas, empatia e resiliência estão entre as skills necessárias.

É preciso ter graduação para trabalhar com Marketing Digital?

Quintanilha conta que, apesar de não ser regra, é comum que empresas do mercado tradicional exijam certificação de nível superior.

No entanto, para empresas do mercado digital e tecnológico, essa regra tende a ser diferente. Segundo ele, os resultados valem mais do que o diploma.

O diretor conta um case de um ex-aluno da Gama Academy formado em Engenharia Química, mas que decidiu ingressar como estagiário de Marketing na Méliuz, startup de cupons e cashback.

Sem experiência, ele conseguiu mostrar resultados. Anos depois estava comandando uma equipe na área Comercial e, atualmente, se tornou sócio da empresa.

Habilidades necessárias para trabalhar com mkt digital

Como começar a trabalhar com Marketing Digital?

Luis Quintanilha conta que isso depende do tipo de profissional. Para quem já está no mercado tradicional e opta por migrar, é importante pesquisar as habilidades necessárias.

Depois desse levantamento, o profissional pode desenvolver as habilidades que forem necessárias e organizar o currículo de uma forma que faça sentido para essas vagas.

Já para quem não está no mercado e deseja ingressar, é importante ficar de olho nas oportunidades da área.

A falta de experiência também pode ser contornada. O diretor indica a criação de um portfólio com cases de posicionamento de marca, por exemplo.

É só pegar empresas reais e montar cases com sugestões de posicionamento. Por mais que não sejam cases reais, isso vai mostrar o seu conhecimento na área.

Quer começar a trabalhar com Marketing Digital?

Curso de Marketing Digital da Gama Academy

Dicas para quem quer trabalhar com Marketing Digital

O diretor dá três dicas importantes para quem deseja atuar com Marketing Digital

#1. Tenha referências de profissionais

As referências são importantes para servir de inspiração. O LinkedIn é uma rede social que pode auxiliar na busca por esses profissionais.

Procure por pessoas que estão em posições que você almeja estar no futuro. Observe quais são as capacitações e habilidades que eles têm.

Outra dica é mandar mensagem para essas pessoas e tirar dúvidas que possam surgir sobre a profissão.

#2 Desenvolva habilidades

O diretor conta que é comum que os profissionais da área de Marketing Digital tenham conhecimentos em diferentes especialidades.

Após observar as habilidades que os profissionais da área têm, você pode começar a desenvolvê-las através de cursos.

A dica é que você tenha diversas habilidades e, em algum momento, se aprofunde em uma delas.

#3. Siga blogs e sites confiáveis

Informação é sempre primordial. Luis Quintanilha conta que muitos profissionais acabam achando que Marketing Digital é apenas redes sociais.

Claro que para um social media vai ser a principal área de atuação, mas o espectro de possibilidades é muito mais amplo.

Por isso, é importante buscar informações em blogs e sites confiáveis. Veja o que os profissionais da área estão produzindo e consuma esse tipo de conteúdo.

Você pode conhecer quais são as metodologias de trabalho que as empresas usam e quais são as ferramentas que você precisa aprender e/ou desenvolver.

Além disso, o diretor aconselha que não crie nenhum tipo de resistência com o Digital. Outro ponto importante é descobrir o que você gosta e investir nisso.

A carreira faz parte do seu dia a dia, da sua vida, se você não está satisfeito com isso, provavelmente, você não vai ser uma pessoa tão feliz, diz Quintanilha.

Além do crescimento de cargos e salários, uma possibilidade que a carreira em Marketing Digital dá é poder fazer mudanças horizontais.

Portanto, você pode experimentar trabalhar em outras frentes, mas o importante é achar o que gosta e se sentir bem.

Acompanhe a série Carreiras Digitais com a Gama Academy. Confira a programação completa!

Série Carreiras Digitais

 


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2 Resultados

  1. Folha Dirigida disse:

    É isso aí, Mario! Sempre importante ter muito foco e determinação! 💪 Abraços, Blog Folha Dirigida!

  2. Mario disse:

    Fazer negocios na internet e simples mas nao e facil

    Estudar marketing digital aprender, escolher uma estrategia eficiente e permanecer consistente nela até dar certo com foco total e acão.

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