fbpx

Como a tecnologia pode ajudar nos estudos para concursos

Compartilhe o conteúdo

Estamos no século XXI. Todo dia vemos o lançamento de um produto diferente ou notícias sobre o desenvolvimento de uma nova tecnologia que pode ajudar nos estudos.

As técnicas de estudo já não são as mesmas de antigamente. Certamente você deve se lembrar daquela coleção de enciclopédias que tinha na sua estante para consultar durante o seu estudo.

O estudante precisava se deslocar até uma biblioteca e consultar algum livro para aprender mais sobre o mesmo. Atualmente, basta alguns cliques em qualquer buscador online para aprender sobre qualquer assunto.

Na preparação para um concurso isso não é diferente. Nesse post, vamos falar sobre a importância, benefícios e novas ferramentas tecnológicas para ajudar nos estudos.

tecnologia estudos

A tecnologia tem sido grande aliada para os estudos (Foto: Unsplash)

Qual a importância da tecnologia para a educação?

A tecnologia tem o papel de facilitar e otimizar os processos. Basicamente, todas as tarefas que demandam um esforço muito grande podem ser simplificadas com novos programas e ferramentas que ajudem a realizar esses trabalhos.

Dessa forma, segundo o educador e autor do Sistema Anglo de Ensino, Henrique Braga, os estudantes do mundo moderno precisam se adaptar a isso e mudar a forma de construir o seu conhecimento.

Hoje, com a internet, os professores continuam sendo autoridade no ambiente de ensino, mas o protagonismo da aprendizagem é dos alunos.

A tecnologia proporcionou ao estudante explorar o mundo por conta própria e trazer informações e curiosidades para a sala de aula e para o seu próprio aprendizado.

O que são as novas tecnologias educacionais?

As novas tecnologias educacionais são todas as ferramentas que possibilitam um rápido acesso à informação e meios de diversificar a maneira de aprender.

Pense em um contexto onde você pretende aprender sobre um determinado tema.

🔍 Um primeiro momento seria encontrar uma página na internet falando sobre esse assunto.

😔 Acontece que, após a leitura, não conseguiu compreender muito bem o que estava escrito.

🤔 Persistente, foi em busca de uma outra abordagem sobre o tema. Seja um vídeo, áudio ou até outro artigo sobre esse assunto.

🙌🏼 Sucesso! Agora você finalmente conseguiu aprender sobre o que deseja.

Com esse exemplo, podemos concluir que as tecnologias educacionais são todos os meios modernos que possibilitam encontrar a informação e diversificar a forma de se aprender.

Além disso, permitem que o estudo seja feito a distância e fora da tradicional sala de aula e no tempo que o estudante desejar.

Quais são as ferramentas tecnológicas?

As ferramentas tecnológicas podem ser:

  • Plataformas de videoaula
  • Buscadores na internet
  • Medidores de desempenho
  • Aplicativos que auxiliam no foco e na organização dos estudos
  • E todo novo advento que possibilitar agregar o processo do aprendizado

Atualmente, uma nova tendência entre as ferramentas é representada por aquelas que interagem e aprendem sobre quem está utilizando.

Um exemplo disso é a ferramenta FD Questões que, com base no seu avanço, a plataforma começa a aumentar a dificuldade das questões para acompanhar o ritmo do aluno. Ou seja, usa o ensino adaptativo.

Quais os benefícios que a tecnologia pode trazer?

O educador Henrique Braga propõe uma reflexão sobre o uso da tecnologia como uma ferramenta e não uma solução. O professor afirma que devemos compreender essas ferramentas como facilitadoras para o aprendizado.

Seguindo essa linha de raciocínio, assim como nos outros processos como indústria e serviços, a tecnologia vem para otimizar os processos do estudo.

A tecnologia permite uma autonomia e a possibilidade de ditarmos o nosso ritmo durante o estudo. Ferramentas que interagem e acompanham o progresso do aluno possibilitam potencializar o seu rendimento.

Até mesmo se você está estudando sozinho para concursos. Os benefícios, em consequência, são estudantes cada vez mais preparados e supridos em todas as suas necessidades para aprender de forma prática e dinâmica.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Diferentes estratégias, para diferentes públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *