fbpx

Como fazer simulado para concurso público?

Compartilhe o conteúdo

Você sabe como fazer simulado para concurso público? Praticamente todo estudante sabe da importância de realizar simulados.

Afinal, o próprio nome já traz a referência do que se trata esse exercício: uma simulação do dia da prova. 

A rotina do estudante que pretende ser aprovado é bem pesada. Os editais contêm uma quantidade grande de conteúdos e matérias. Isso sem falar da concorrência e dificuldade na cobrança das questões.

Com isso, as horas para leitura de teoria, cursos online, videoaulas, além, é claro, dos afazeres cotidianos, acabam deixando a prática de questões esquecida.

Nesse contexto, os simulados entram como uma boa solução e remédio para a falta de conhecimento que o estudante possa ter. Ele serve como uma espécie de termômetro para quem está se preparando.

Quer saber como fazer?

como estudar por simulados para concursos

Os simulados entram como uma boa solução para a falta de conhecimento ou dúvidas do estudante (Foto: Freepik)

Qual a importância dos simulados?

A ideia central de um simulado, segundo Fabrízio Rubinstein, coordenador Pedagógico da Folha Dirigida, é fazer de conta que chegou o momento da sua prova de concurso público.

Tudo deve ser colocado igual: o tempo de prova, número de questões, mesa, caneta, sua garrafa de água e por aí vai.

É o que permitirá você identificar os temas que ainda tem dificuldade e como está o seu aprendizado para o dia que for para valer. E o melhor: trabalhar o seu nervosismo e ansiedade.

Por que fazer simulado para concurso público?

Os simulados possuem cinco grandes benefícios para o estudante:

  1. Se preparar psicologicamente para o momento da prova
  2. Identificar quais assuntos você ainda tem dificuldade e precisa estudar mais
  3. Funciona como uma lista de exercícios
  4. Ajuda a entender o formato das questões da banca organizadora
  5. Permite simular as condições do dia da prova

1. Se preparar psicologicamente para o momento da prova

Sabe aquele nervosismo que bate na hora de entrar na sala de prova do concurso? Então, realizar simulados deixará você mais familiarizado com a situação de prova. Além de trazer mais confiança e segurança da matéria.

2. Identificar quais assuntos você ainda tem dificuldade e precisa estudar mais

Além de treinar a situação de prova, é importante avaliar o seu desempenho no simulado. Com isso, ao corrigir o seu simulado, você perceberá aqueles assuntos que ainda está errando e poderá direcionar o seu estudo para melhorar esses pontos.

3. Funciona como uma lista de exercícios

Estudar sem fazer questões é o maior pecado que alguém pode cometer na preparação para concursos públicos. FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS.

Eles são o seu norte de desempenho e aprendizado. Por meio deles será possível saber se estamos ou não entendendo o conteúdo.

4. Ajuda a entender o formato das questões da banca organizadora

Cada organizadora tem um estilo de cobrar determinado assunto, ou seja, modelos de texto.

É importante, ao ter conhecimento da banca do concurso, que o estudante busque sempre realizar questões anteriores da banca. Por isso, um simulado composto por questões dessa organizadora é o ideal.

5. Permite simular as condições do dia da prova

Será que você sabe administrar o seu tempo na hora da prova? A simulação feita de forma correta ajudará você a identificar esses pontos.

Isso é válido principalmente se você for realizar uma prova com muitas questões ou discursiva.

Dessa forma, fazer simulados permite entender a dinâmica da prova, administrar o tempo e interpretar os textos durante o momento de tensão do concurso.

O momento de errar é no simulado, por isso, se arrisque e treine bastante para que o seu número de erros seja o menor possível no dia que estiver valendo.

Dessa forma, vamos explicar o passo a passo para fazer um simulado corretamente.

Como fazer simulados para concursos

Utilizar a última prova do seu concurso de interesse é uma boa alternativa de estudos (Foto: Freepik)

Como fazer simulados para concursos públicos?

De acordo com o professor Rubinstein, você deve verificar no último edital como foi o formato da prova quantas questões de cada matéria foram cobradas. Siga os seguintes passos:

  1. Pegue o último edital do concurso
  2. Analise o formato da prova
  3. Pegue a última prova ou monte uma com questões anteriores da mesma banca
  4. Defina o horário para fazer o simulado

Utilizar a última prova do seu concurso de interesse é uma boa alternativa, afinal, você terá em mãos o gabarito oficial.

Entretanto, caso você já tenha realizado a prova, pode montar uma no mesmo formato e imprimir para realizar no dia definido por você.

Agora, os passos para serem realizados no dia da realização do seu simulado:

  1. Vá para um lugar silencioso
  2. Separe uma mesa e cadeira
  3. Desligue o celular durante o simulado
  4. Leve apenas uma caneta, água e algo para comer
  5. Respeite o tempo de prova

Esse momento deve ser idêntico ao que você enfrentará no dia da prova de verdade. Por isso, faça valer as condições ideais para que a sua simulação saia perfeita.

Após realizar seu simulado, vem o momento do diagnóstico da prova. Verifique quantas questões você acertou e errou e realize o cálculo da sua nota com base no peso de cada questão.

Com isso, caso seu desempenho não seja tão bom, não se preocupe. Afinal, o simulado apontará os tópicos que você precisará melhorar. Desse modo, intensifique seus estudos nesses conteúdos.

Se a sua performance for boa, mantenha o ritmo, faça suas revisões e tente agendar mais simulados antes do dia da sua prova.

Quer saber onde encontrar inúmeros simulados de concurso?

Às vezes, não é fácil ter acesso a tantas questões com gabarito. Por isso, você pode utilizar o FD Questões para fazer seus simulados. Sabia disso?

Por meio da ferramenta, é possível realizar simulados exclusivos feitos pela equipe Pedagógica da FD. Os simulados vêm com gabarito comentado em vídeo por professores especialistas da área.

Além disso, é possível criar cadernos de questões que podem simular situações de prova. O treino realizado por você ainda possui estatísticas de desempenho.

E aí, vamos começar a fazer simulados?

Como fazer simulado de concurso público


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *