fbpx

5 dicas para administrar melhor seu tempo de estudos

Quem estuda para concursos costuma ter uma rotina diária bastante intensa. Alguns acabam tendo a sensação de que precisam de um dia com mais de 24 horas para conseguir estudar tudo. Como então administrar melhor seu tempo?

Estudar para ser aprovado em um concurso público e mudar sua vida profissional de vez realmente é algo que exige muito trabalho e bastante dedicação.

 Ter uma rotina diária organizada e uma administração de tempo eficiente é como ter bons aliados em prol da sua principal meta: a aprovação.
Listamos abaixo algumas dicas importantes que servirão de base para quem deseja administrar melhor seu tempo de estudos.

1. Organize as atividades diárias

É importante ter uma organização das atividades diárias de acordo com a sua importância. Ou seja: é preciso priorizar as tarefas que podem utilizar o tempo de forma eficiente.

Todas as tarefas são importantes quando o assunto é estudar para o concurso público de sua preferência, por isso, você precisa dividi-las quanto à sua urgência.

 O estudante consegue organizar o seu tempo de estudos, para cobrir todos os assuntos necessários em tempo para a prova, ao se fazer as seguintes perguntas:

  • O que é mais urgente no momento?
  • O que preciso estudar hoje?

O ciclo de estudos

Para administrar melhor seu tempo, é fundamental montar um ciclo de estudos. Para cada concurso, são várias disciplinas e um conteúdo programático bem extenso.

O estudo por ciclos substitui o velho “quadro de horários” em que as atividades ficam divididas de forma inflexível ao longo da semana.

 O ciclo é composto por disciplinas que devem ser estudadas na ordem em que nele aparecem, independentemente do dia e da hora em que se está estudando.

 Assim, caso tenha estudado dada disciplina em um dia, porém sem finalizá-la, no dia seguinte continua de onde parou no dia anterior. Desse modo não vai beneficiar ou prejudicar alguma disciplina por conta de imprevistos do dia a dia.

As principais vantagens do ciclo de estudos

  1. As disciplinas que o candidato não gosta serão obrigatoriamente estudadas;
  2. O ciclo de estudos ajuda a memorizar o conteúdo, pois o candidato estará sempre em contato com todas as disciplinas;
  3. Com o ciclo, as metas ficam mais bem estabelecidas e ajudam o futuro servidor a se manter mais motivado;
  4. Alternar as disciplinas aumenta a agilidade do raciocínio;
  5. O estudo se adapta à rotina do candidato, sem engessar o seu dia.

2. Liste o que precisa

Listar o que precisa fazer no dia é outra dica importante para quem quer administrar melhor seu tempo de estudos para concurso público.

O candidato deve fazer uma lista de tópicos e subtópicos que precisa estudar no dia e estar atento a ela.

Conforme for realizando as tarefas, marque o que foi feito. Isso fará com que perceba como é mais fácil cobrir as tarefas do dia quando se tem um planejamento. Isso deve virar um hábito.

3. Conheça o ritmo

Conhecer o seu próprio ritmo diário é outro fato importante. Algumas pessoas se sentem mais dispostas pela manhã, enquanto outras têm mais disposição no período da tarde ou da noite.

É imprescindível que você conheça o horário do seu pico de energia e produtividade para poder focar o que for mais urgente para aquele dia, durante esse período.

Assim, o aproveitamento dos estudos é total, pois o candidato tem pique para estudar com mais dedicação e otimizar o seu tempo de forma que poderá usar o período restante para revisar o que estudou.

4. Evite procrastinar

Todos têm o seu momento de procrastinação, mas para um estudante que sonha passar em um concurso público, procrastinar com os seus estudos pode ser o pior erro que ele pode cometer.

É importante ter sempre em mente que o tempo é curto e a concorrência é alta, portanto, é preciso sempre dar o melhor de si para conseguir ingressar no funcionalismo público.

Livrar-se das distrações como as mensagens no celular, redes sociais, e-mails e telefonemas, deixando também de lado a preguiça e a procrastinação, são fatores que devem ser considerados ao ter em mente o prêmio, ou seja, a aprovação.

5. Organize o seu local de estudos

Mesmo se você for menos organizado, deve se esforçar para manter o seu local de estudos em ordem. Essa é uma medida simples, mas que ajuda o cérebro a compreender melhor o que está sendo cobrado dele.

Materiais que não estão sendo usados no momento dos estudos devem ser guardados. É indicado que só se tenha à mão o que estiver usando no momento.

Além disso, você deve se certificar que a iluminação e a temperatura do local estejam adequadas para o seu conforto.

Tendo feito os passos acima, será mais simples de se ter uma administração melhor do seu tempo de estudos.

Agora é mãos à obra! Bons estudos e boa sorte!

É nós, da Folha Dirigida, podemos ser seus aliados na hora de estudar.
Com a nossa ferramenta, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar. Conheça a Folha Cursos!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *