Senado da Argentina aprova indicação de embaixador no Brasil
Aprovação de Daniel Scioli
O Senado da Argentina aprovou por unanimidade, na quinta-feira (20/02/2020), a indicação de Daniel Scioli para chefiar a Embaixada da Argentina no Brasil.
O pedido de agrèment, feito pelo governo do presidente argentino Alberto Fernández, fora recebido pelo governo brasileiro no dia 17 de dezembro de 2019 e aprovado em menos de 24 horas.

Daniel Scioli se encontrou com o presidente Bolsonaro em Brasília, no dia 12 de dezembro de 2019, antes do seu pedido agrément (Carolina Antunes/PR/Flickr).
O histórico do novo embaixador
Scioli não é diplomata de carreira, mas tem extensa trajetória política. O futuro embaixador da Argentina no Brasil foi vice-presidente do seu país, entre 2003 e 2007, quando o presidente era Néstor Kirchner.
Além disso, após deixar o poder executivo nacional, ocupou o cargo de governador da Província de Buenos Aires, até 2015. Nesse ano, liderou chapa nas eleições presidenciais, que disputou contra Mauricio Macri.
Assim como no Brasil, a eleição presidencial argentina é realizada em dois turnos. Scioli venceu o primeiro, mas perdeu para Macri no segundo.
Em 2017, Scioli foi eleito deputado nacional, cargo que deverá renunciar para assumir a nova função.
Antes mesmo de dar esse passo, Scioli revela, por meio dos seus perfis no Twitter e no Instagram, que tem desenvolvido intensa agenda de negociações com autoridades brasileiras.
Sabatina de 12 embaixadores
Dois dias antes (18/02) de ser aprovado por unanimidade em votação no plenário, Scioli foi sabatinado na Comissão de Acordos do Senado da Argentina.
A sabatina de Scioli ocorreu juntamente com a de outros 11 indicados a diferentes embaixadas. Todos foram aprovados, apesar do indicado à Organização dos Estados Americanos (OEA) ter recebido 20 votos contrários.
O vídeo de mais de 5 horas, que compreende a sessão completa, está disponível no canal Senado Argentina no Youtube.
Trechos de cada sabatina
O canal Senado Argentina também disponibilizou vídeos dos trechos de cada sabatina. Os vídeos estão disponíveis nos links a seguir:
- Daniel Scioli – Brasil
- Carlos Tomada – México
- Mariano Kestelboim – Mercosul
- Fernando Solanas – Unesco
- Sergio Urribarri – Israel
- Carlos Álvarez – Peru
- Rodolfo Gil – Portugal
- Carlos Raimundi – OEA
- Alberto Iribarne – Uruguai
- Domingo Peppo – Paraguai
- Alfredo Atanasof – Bulgaria
- Jorge Arguello – Estados Unidos
Sabatinas de Embaixadores Brasileiros
Em publicação anterior, divulgamos links de vídeos de sabatinas de diversos indicados às embaixadas brasileiras no exterior. Confira:
https://maquinadeaprovacao.com.br/diplomacia/macos-ostensivos-e-sabatinas-da-cre/
Como está sua preparação para o CACD?
A EduQC Concursos foi desenvolvida pelo engenheiro Victor Maia, para que o candidato saiba sua probabilidade de aprovação e o caminho certo para aperfeiçoar seus estudos. Descubra essa tecnologia!
Conheça os planos
Imagem destacada na página inicial: sabatina de Daniel Scioli (Carlos Díaz Azcué/Senado da Argentina/Instagram).