fbpx

Revisão final PC RJ: 9 dicas do Especialista

Agora que o número de inscritos no concurso da Polícia Civil RJ 2021 foi divulgado oficialmente, e com a aproximação das provas, o melhor é focar na revisão final para a PC RJ!

Entre janeiro e fevereiro, estão agendadas as provas de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, inspetor e investigador. Para estes cargos, a concorrência no concurso ficou da seguinte forma:

  • Auxiliar de necropsia – 41.037 inscritos (relação candidato/vaga de 4.103,70)
  • Técnico de necropsia – 31.010 inscritos (relação candidato/vaga de 3.101,00)
  • Investigador – 127.952 inscritos (relação candidato/vaga de 639,76)
  • Inspetor – 55.656 inscritos (relação candidato/vaga de 556,56)

Toda dica agora é válida para focar somente no que interessa e estudar o que realmente importa. Não esqueça de revisar e fazer bastantes questões até a sua prova.

Revisão final PC RJ

Depois de inúmeras lives com dicas pré-edital e pós-edital, chegou aquele momento aguardado pelos futuros policiais: o concurso está chegando, ou seja, a chance de ter o distintivo na mão está cada vez mais próxima.

O professor Alexandre Prado trouxe, nessa edição de O Especialista, dicas para os candidatos focarem na revisão final para a PC RJ, sobretudo nos cargos de inspetor e investigador.

Dica 1: Tenha uma estratégia de prova

Quais são as disciplinas da sua prova? Para inspetor, retiraram 10 questões de Informática e redistribuíram em Direito, que é a parte específica.

Prado alerta: quando tem Português e Informática separados e exigindo um mínimo de acertos, não deixe essas duas disciplinas para o final. Isso porque, dependendo da complexidade e tamanho da prova, o candidato pode fazer correndo e marcar no cartão resposta e, com isso, não dar a devida atenção e ser eliminado.

Você precisa acertar 50% em cada bloco isoladamente. Ir com uma estratégia de acertar esse mínimo é para garantir a aprovação, mas para a classificação, você precisa pensar em quase gabaritar. Gabaritar é improvável, mas não é impossível, diz Prado.

Dica 2: Atenção às histórias

As provas, hoje, estão maiores, com textos maiores. A FGV gosta de contar histórias, que, às vezes, são só para introduzir o tema. O professor exemplifica com as questões de Direito, identificando que, geralmente, a pergunta está em uma linha.

Além disso, muitas vezes as opções não estão erradas, estão corretas, mas não se adequam à pergunta. “Fica atento em relação a essas pegadinhas, principalmente na parte de Direito, que tem essas historinhas, as questões grandes”, alerta O Especialista.

Língua Portuguesa da FGV já costuma ter uma complexidade maior com relação às questões, na parte gramatical e de interpretação. De Informática, segundo Prado, é uma incógnita, “não sabemos onde vão pesar a mão”.

“Por isso, estou dizendo para não deixar essas duas matérias por último. Não que você precise começar por elas, pode até ser uma de Direito e depois fazer essas.” Então, anote bem essa dica do professor!

Use o cupom PCRJ15 e garanta desconto nos cursos Reta Final PC RJ

Reta Final PC RJ Folha Cursos

Dica 3: Estude também pelas provas anteriores

Alexandre Prado é enfático: 70% das questões na prova vão se repetir. Isso significa que já caíram em provas anteriores. Logo, você deve praticar bastante por provas anteriores da banca, a Fundação Getulio Vargas.

Os outros 30% das questões, segundo Prado explica, estão divididos em:

  • Inovações Legislativas (por exemplo, lei 14.133, que alterou as leis 8666, 8987/95 e 11.079/04)
  • Jurisprudências (relacionadas a súmulas vinculantes e temas relacionados)
  • Temas novos

Nessa reta final, você não precisa ler os informativos do STJ e STF. Estude os assuntos direcionados e relacionados.

Dica 4: Estude toda a parte de inovação legislativa

Toda a parte de inovação legislativa você precisa saber nessa reta final. As alterações de cada uma das matérias, em Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional, tem que saber.

Dica 5: Otimize o seu tempo

A sua prova não é de bacharel em Direito, é de noções, mas que na verdade está mais aprofundada. Então, nessa reta final, você precisa ter um filtro.

Estude somente aquilo que seja de forma cirúrgica. Se você começou atrasado e não tem uma boa base, mude a sua forma de estudar.

“Por exemplo, tudo o que for Legislação, comece a estudar só por exercícios. Exemplo da Lei 8429/92, Lei de Improbidade, que é uma lei pequena, de 25 artigos. Se fizer questões, o aluno basicamente vai ver a lei toda e já vai ter uma boa noção. E ainda vai dar material para fazer um resumo para a última semana”, explica.

Atenção, pois a lei de improbidade não cai para os cargos de necropsia, apenas para inspetor. Inclusive, o conteúdo de inspetor é o maior, comparado ao de investigador.

Dica 6: Faça revisões e questões

Com menos tempo até as provas, você precisa ficar atento às revisões finais para a PC RJ, mas precisa ter seu material para isso. Quando você estuda por questões, por exemplo, consegue ver o que mais cai e outros assuntos que são bastante cobrados também.

Lembra que o Prado falou: 70% da prova são questões repetidas.

Dica 7: Não negligencie Direito em Necropsia

Nas provas de auxiliar e técnico de necropsia, Alexandre Prado acredita em 5 questões de Direito Administrativo e 5 de Processo Penal. Não menospreze isso, porque são 10 pontos da prova. Aquele que ignorar esse conteúdo, vai ter que se garantir muito nos demais.

“Não deixaria passar essas duas disciplinas, porque são temas bem simples de entender e tem bastantes questões da FGV para fazer. Acredito que seja de 10% a 15% da sua prova e 5 pontos não é pouco”, destaca.

Dica 8: Faça prova simulado

Nessa revisão final da PC RJ, tente simular provas. Você precisa fazer o máximo de questões possíveis.

Quanto tempo você leva para fazer 100 questões, que é a quantidade da prova? Para responder a isso, você pode fazer prova simulado, ou seja, separar o número de questões e resolver, marcando o tempo.

Mas faça como se fosse o grande dia.

“Você vai perceber que o tempo vai voar e, muitas vezes, não vai conseguir terminar 20 a 30 minutos antes, que é o tempo para marcar 100 questões no cartão-resposta com atenção. Imagine fazer uma boa prova e ficar de fora por causa de um erro na hora de marcar no cartão”, chama a atenção Prado.

Portanto, faça questões e simulados!

Dica 9: Cuidado ao mudar sua resposta

Quando você já marcou a questão na prova, tem com uma estratégia boa de prova e planejamento, sempre sobra um tempo, começa Alexandre Prado. Aí, na hora de marcar o cartão-resposta, o candidato quer fazer uma revisão.

“Cuidado com essa revisão. Uma coisa é olhar a questão e marcar. Outra coisa é quando a sua cabeça está cansada depois de fazer 100 questões, com um nível de estresse absurdo e voltar para tentar fazer uma revisão. Só mude o gabarito se você tiver certeza.”

Se você ficou na dúvida, cuidado. Muita gente acabou errando porque mudou de última hora a resposta na hora de marcar o cartão. Por isso, treine com as questões enquanto há tempo!

Bônus: Quais temas de Direito Administrativo podem cair mais?

Direito Administrativo é com o professor Alexandre Prado. Por isso, ele sugeriu assuntos que considera como os principais, dentro da disciplina. São eles:

  • Organização Administrativa (5)
  • Princípios
  • Poderes (3)
  • Agentes
  • Atos (4)
  • Licitação
  • Serviço Público
  • Mandado de Segurança
  • Improbidade administrativa (2)
  • Decreto lei 220/75, Decreto lei 2479/79, Decreto lei 218/75 e Decreto lei 3044/80 (1)

Na prova de inspetor e investigador, são 60 questões específicas. Prado aposta em 13 a 15 questões para cada disciplina de Direito.

Dentro de Administrativo, ele acredita que os decretos lei são as questões que vão fazer diferença. Isso porque quem está estudando para a área de Polícias no Brasil inteiro, não está dando atenção a isso, porque só cai no Rio de Janeiro.

Além de citar os temas que ele acredita que com certeza cairão na prova, o professor destaca os cinco que acha os mais importantes, marcados acima pela ordem de importância.

O restante vai cair? Com certeza. Mas esses são os principais, que vão cair mais, na opinião de Prado.

Curso Reta Final PC RJ

Para dar um gás nos últimos dias antes da prova, o time da Folha Cursos preparou dois cursos voltados para revisão: um para auxiliar e técnico de necropsia e um para investigador e inspetor.

É foco na reta final mesmo!

Atenção, pois não é um curso completo com aulas. Serão lives com bizus para a prova, simulado inédito e outros conteúdos, focados naquela última revisão mesmo antes da prova.

Use o cupom PCRJ15 e garanta desconto

Reta Final PC RJ Folha Cursos

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *