fbpx

Como retomar os estudos para concurso na pandemia?

Muitas pessoas não conseguiram manter a preparação durante o período de pandemia. O estresse e o nervoso vieram como inimigos mais fortes do que nunca do futuro servidor. Porém, a hora é de retomar os estudos para concurso.

Sabemos que tornou-se uma questão conseguir se manter estudando em meio a tanto caos, principalmente quando vários concursos estavam sendo suspensos.

Mas uma outra questão é que, aos poucos, os trabalhos dos concursos começam a ser retomados, mas muitos ainda não conseguiram chegar o ritmo anterior à março.

A psicóloga Juliana Gebrim, especialista em concursos públicos há 20 anos, explica que esse período foi (e continua sendo) um teste para os futuros servidores. Afinal, é muita coisa para lidar ao mesmo tempo.

O que fazer para retomar os estudos para concurso

Uma das formas de retomar os estudos para concurso é procurar atividades extras, como praticar exercícios físicos ou ter um hobby (Foto: Freepik)

Como retomar os estudos para concursos no cenário atual?

A psicóloga Juliana Gebrim acredita que esse é um período de teste, pois empecilhos que pessoas que já estudam para concursos normalmente enfrentam, vieram todos de uma vez só. Foi como em uma enxurrada.

Não dá para recuperar o tempo perdido. Para Juliana Gebrim, a solução é retomar com o máximo de força possível.

“O momento agora é de colocar a casa em ordem, perceber que as coisas estão voltando e que a sua rotina de estudos tem que se adaptar de uma forma séria e com muita constância”, indica a psicóloga.

Como voltar ao ritmo de estudos para concurso pré-pandemia?

Gebrim explica que é normal ter dado uma desacelerada nesse período, como em qualquer momento de adaptação. Com foco, é possível retornar ao ritmo anterior de estudos para concursos.

A estudante Fernanda Faria, de 28 anos, concorda: “É normal que o rendimento caia um pouco, contudo, o mais importante é não abandonar os estudos, tentar manter uma constância e aos poucos o rendimento vai retornando”.

Para Fernanda Faria, que compartilha sua rotina de estudos para a área de Tribunais no perfil @newjudge_, é normal essa queda no ritmo porque não somos máquinas.

Para muitos, a pandemia representou a perda de entes queridos e momentos de lazer mais escassos. A estudante conta que encontrou grande alívio na terapia e na meditação.

Se você ainda está se perguntando como retomar os estudos para concurso na pandemia, um alerta: não pare de estudar só porque o edital ainda não saiu ou se a comissão do concurso está suspensa. É temporário!

A psicóloga Juliana Gebrim aponta que uma pausa por motivos como esses pode representar uma falta de foco que já precedia a pandemia. Além de se tornar um agravante na preparação do futuro servidor.

Logo, você deve lembrar dos princípios do Método Futuro Servidor: esteja bem informado e tenha também autoconhecimento, preocupando-se com sua saúde mental, para não desanimar e perder o gás nos estudos!

Curso Método Futuro Servidor menor

Como manter o ritmo de estudos para concursos nesse cenário?

Para a psicóloga, alguém que se dispõe a prestar um concurso público deve estudar até a aprovação.

É como diz aquele famoso ditado do juiz federal William Douglas, o “guru dos concursos”: “Concurso não se faz para passar, mas até passar.”

Juliana Gebrim acredita que o momento pós-pandemia terá o retorno de muitos concursos que ficaram paralisados e que o estudante deve estar pronto para essas provas. Logo, você dece manter o ritmo de estudos.

Técnicas para ajudar na concentração e a retomar os estudos para concursos

Quais são boas técnicas de concentração?

Algumas técnicas recomendadas por Juliana Gebrim são o mindfulness, para ter mais foco, atenção e concentração nos estudos.

Ter algum hobby e buscar outras atividades para cuidar de si, ainda que esteja em casa, pode ajudar. Lembre-se que a atividade física, por exemplo, é um dos fatores que contribuem para o bom rendimento nos estudos.

Se você não sabe por onde começar, aqui nesse post tem dicas para fazer atividade física em casa.

Essas atividades extras contribuíram com a rotina da administradora do perfil @estudodalei, Brenda Macêdo, que conseguiu se manter estudando para concursos públicos e para finalizar o Exame da OAB.

“Tentei manter ao máximo a rotina que tinha, atrelada a novas atividades para me manter motivada”, conta a futura servidora de 23 anos. “Acrescentei leituras e minhas horas de lazer assistindo aos filmes e séries. Comecei também a praticar atividades físicas em casa para manter o corpo e a mente bem.”

O tempo a mais que muitos ganharam em casa, principalmente por não enfrentar mais o trânsito todos os dias, só contribuiu para incluir e desenvolver essa atividade extra na rotina.

“Outra coisa muito importante foi ter a consciência que o tempo livre que eu tinha disponível agora não significava que eu tinha a obrigação de estudar exaustivamente”, diz a advogada Isabelle Ferreira, de 26 anos. “Conhecer meu corpo e os meus limites foi essencial para não desanimar.”

Outros fatores que ajudaram a dona do perfil @focoparapassar foram:

Assista as lições do Método Futuro Servidor!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *