fbpx

6 conselhos para a retomada dos estudos em 2021

Você está pronto para a retomada dos estudos para concurso em 2021?

Muitos futuros servidores não conseguiram manter o ritmo de estudos em dia em 2020, seja devido às consequências práticas ou emocionais causadas pela pandemia do Coronavírus.

Além disso, a maior parte dos concursos suspendeu ou adiou as provas, autorizações e editais que estavam para sair.

Porém, acreditamos que 2021 vai ser o ano da retomada dos estudos para concurso! Justamente por isso, conversamos com especialistas para ajudar você a começar seu planejamento. Confira!

Você está pronto para a retomada aos estudos para concurso em 2021?

Saber buscar informações de confiança, manter a organização nos estudos e cuidar de você são essenciais na retomada? (Foto: Freepik)

Como se informar sobre os concursos para 2021?

A melhor forma de se informar sobre concursos públicos é pelos veículos profissionais de informação, afirma o editor-chefe da Folha Dirigida, Gustavo Portella.

Em tempos de ‘fake news’, se apegar a esses veículos é fundamental. Lembre-se sempre de checar a informação. E só compartilhe se tiver certeza de que é confiável, afirma o jornalista.

Outra dica importante é estar atento às fontes e se a publicação é oficial (em Diário Oficial) ou não. Também confira se o veículo checou a informação com outras fontes, algo que é uma prática nas reportagens da Folha Dirigida.

Dicas práticas para se informar sobre os concursos em 2021

Gustavo Portella preparou um passo a passo para o futuro servidor verificar se uma notícia é verdadeira. Primeiro, se uma informação chegou até você, mas há dúvidas se ela é correta, faça o seguinte:

#1 Passo

Busque a informação em sites de veículos profissionais de informação. A Folha Dirigida é um deles.

#2 Passo

Se a informação estiver lá, muito provavelmente ela é verdadeira. Além disso, tome o cuidado de observar se aquela informação foi checada por mais de uma fonte. Se há base para ela.

Confirmações oficiais dos órgãos públicos e autoridades também são fundamentais para mostrar a relevância da informação.

Se ela é oficial, ou seja, vem de publicação em Diário Oficial, melhor ainda. Neste caso, busque o documento oficial para se certificar.

#3 Passo

Use essa informação a seu favor. Muitos candidatos acabam sendo vítimas do ‘bombardeio’ de informação que vivemos na sociedade atual.

É importante compreender as etapas de um concurso, se ele foi anunciado, autorizado ou se teve o edital publicado.

A fase de escolha da banca organizadora também é importante. Mas nada de pânico. Cada informação confirmada deve servir de motivação para você seguir a sua trajetória.

É comum também muitos candidatos se assustarem com informações referente à concorrência do concurso. Se essa informação te faz mal, evite-a.

No entanto, o jornalista não recomenda evitar qualquer tipo de informação. Você deve recebê-la e interpretá-la. Neste caso específico, concorrência não significa nada em concurso, pois o seu maior concorrente é você mesmo.

Como organizar os estudos para concurso em 2021?

O professor Leonardo Murga recomenda que o candidato seja bastante pragmático ao utilizar o Método Futuro Servidor.

Se for um estudante iniciante, a dica é fazer a organização do seu calendário com base na área que pretende fazer prova.

O especialista acredita que, nesse momento, as áreas que têm mais chances de terem concursos são as Policial e de Fiscalização Tributária, ainda que muitos concursos de tribunais de contas estejam também programados.

O déficit fiscal pelo qual o país passa contribui para esse cenário. Outro ponto importante é que, antes da pandemia, diversos concursos municipais estavam sendo lançados. Como resultado, é algo que deve continuar.

Por outro lado, para a carreira Policial, vários concursos têm o edital na praça, como a PC-DF, PC-RN, PM-TA, entre outros. Logo, é uma boa área para quem cogita a possibilidade de fazer.

Como o Método Futuro Servidor pode ajudar na retomada dos estudos?

Primeiro, saiba que o Método Futuro Servidor é capaz de abraçar qualquer área. Afinal, trata-se de uma lógica de estudos.

Dessa forma, você consegue pegar a tecnologia dos ciclos, blocos, ordens de puxada, revisão e outros pontos e adequar de maneira customizada para o seu estudo.

Para 2021, inicie um trabalho de estudo de forma profissional ou, caso esteja continuando, use o Método para adquirir essa profissionalização. Em resumo, a metodologia permite que os seus estudos entrem em um caminho de alta performance.

Em outras palavras, é como um atleta profissional trabalha, analogia que Leo Murga gosta de usar. Treine com tanta rigidez quanto!

Dicas práticas para organizar os estudos em 2021

A dica principal de Leonardo Murga é justamente a escolha da área. Nesse sentido, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual área estudar.

Às vezes, sequer percebem que alguns tipos de concursos podem estar presente em diversas áreas.

Os tribunais, por exemplo, podem possuir concursos para diversos cargos de outras áreas, como:

  • Analistas de contabilidade
  • Da área jurídica
  • Analistas de estatísticas
  • Da área administrativa
  • Analistas de TI

Ou seja, uma área administrativa existe tanto dentro de um tribunal quanto de uma Secretaria, de um Ministério, de uma Prefeitura…

Antes de retomar os estudos para concurso em 2021, conheça bem a estrutura da administração pública

Muitas vezes, as pessoas entram em um processo de estudo sem saber quais são as chances reais que têm de nomeação, alerta Leo Murga.

Frequentemente, os cargos abrem concurso para uma ou duas vagas e o futuro servidor sente-se injustiçado.

Como escolher o seu cargo de um concurso?

Em suma, se você quer passar para o Poder Judiciário, por exemplo:

  • Entenda a estrutura de um tribunal, em termos de cargos
  • Pesquise
  • Veja se algum desses cargos está dentro da sua área de interesse
  • Veja se há vagas disponíveis para esses cargos
  • Se há interesse do órgão em prover esse tipo de cargo

A partir daí, tome a decisão se você quer se preparar para essa carreira. Definitivamente essa pesquisa não é um processo simples.

No entanto, é fundamental para uma tomada de decisão qualificada e realista na hora de escolher o seu caminho.

Caso você não faça isso, há uma chance de estudar para uma área com poucos ou sem cargos disponíveis. Por fim, isso pode fazer com que, lá na frente, você sinta que perdeu tempo.

Para quem está começando ou repensando sua trajetória, a principal dica de Leonardo Murga é essa: conheça a fundo a estrutura da administração pública.

Quais são as melhores técnicas de estudo para aplicar em 2021?

Primeiro, é importante que o futuro servidor esteja muito mais preocupado em aprender do que em ser aprovado no momento do estudo, afirma a coach Deborah Cal.

Conforme ela explica, a aprovação vem depois da aprendizagem. “Assim, quando ele visualiza apenas a aprovação isso costuma gerar muita ansiedade”, explica.

Em contrapartida, o foco que deveria estar nos estudos desvia para fechar o edital ou estudar X horas por dia. Porém, sem uma real qualidade e estratégia.

Dicas práticas para aplicar técnicas de estudo em 2021

A coach Deborah considera que um estudo de qualidade passa por três pilares:

  • Teoria
  • Questão
  • Revisão

Na teoria, você aprende o conteúdo. Do mesmo modo, nas questões, o futuro servidor treina. Por outro lado, como o próprio nome diz, na revisão ele revê tudo que já foi estudado.

Deborah Cal vê esses conceitos como simples. Mas, entender isso faz toda a diferença.

É perda de tempo estudar teoria de conteúdos que você já sabe ou já entendeu. Consequentemente, treinar questões e revisar seria mais proveitoso.

Não faz sentido fazer questões de temas que você ainda não estudou a teoria. Afinal, você não tem conhecimento da matéria, não a entende.

Para um estudo eficaz, o futuro servidor precisa ter conhecimento dos temas que mais caem nas provas, através de uma análise que ele mesmo pode fazer através das provas anteriores.

O indicado é que esses temas tenham prioridade. Dessa forma, ele estudará mais e com antecedência os temas de maior incidência. Na hora de montar um cronograma de estudos, siga as seguintes regras:

  1. Deve representar a quantidade de horas que você consegue estudar e não as que gostaria ou tem disponível.
  2. Tenha horário definido de estudos de teoria, questão e revisão para cada matéria, para que você possa passar por todas as etapas.

Para ser aprovado é preciso entender que há um processo a ser seguido que exige dedicação, esforço e que leva tempo. Um estudo aparentemente prático e rápido nem sempre trará o resultado que você almeja, justifica Deborah Cal.

Como se preparar para as provas discursivas em 2021?

Segundo a professora Vivian Barros, as provas de redação e discursivas deverão ser cobradas nos concursos mais concorridos de 2021.

Portanto, essa é a hora de investir na leitura de temas de Atualidades na retomada dos seus estudos. Além disso, revisar os assuntos mais importantes de 2020.

Por exemplo, a Pandemia e seus desdobramentos são temas bem possíveis nas provas de redação.

Vivian Barros considera uma boa estratégia nos estudos escrever textos de até 30 linhas sobre esses temas. “Leia artigos, assista a entrevistas e debates sobre os temas e faça fichamentos. Escreva!”, aconselha.

Seja como for, o treino é fundamental para um bom desempenho na prova de redação. Para ajudar nessa tarefa, a professora sugere a redação de textos sobre os seguintes temas:

  1. O aumento de casos de feminicídio e violência contra a mulher durante a Pandemia
  2. Pandemia e solidariedade
  3. A importância do investimento em ciência e tecnologia
  4. Direitos Fundamentais e Pandemia
  5. Infodemia e Coronavírus

Dicas práticas para se preparar para as provas discursivas em 2021

Algumas dicas práticas para se preparar para a prova discursiva são:

1. Conheça a banca organizadora de seu concurso por meio de provas anteriores

Você pode conseguir essas provas nos sites das bancas organizadoras e para conhecer melhor o perfil do examinador.

2. Faça fichamentos sobre temas selecionados

Pesquise sobre temas relevantes de Atualidades, leia artigos e assista a debates. Construa uma boa base de informações sobre os assuntos escolhidos. Consequentemente, isso contribuirá para uma boa argumentação.

3 . Pratique a revisão textual

Depois de redigir os seus textos, revise-os. Veja se há erros de gramática. Principalmente de concordância, regência e emprego da vírgula.

Posteriormente, para verificar se o texto está claro, você pode pedir a um amigo para ler a sua redação.

Se a mensagem do texto for facilmente compreendida por ele, você está no caminho certo. Se quem fizer a leitura encontrar dificuldades para compreender as ideias do texto e o ponto de vista defendido, treine mais.

Retomada 2021

Como estudar legislação em 2021?

Matérias de Direito são muito cobradas em concursos como um todo. Sejam eles de nível médio ou superior, é comum cair legislação na prova. Por isso, na sua retomada dos estudos, tenha atenção a elas.

Antes de tudo, o professor e coordenador pedagógico da Folha Dirigida, Fabrizio Rubinstein considera que a melhor maneira de estudar legislação, como em qualquer ano, é manter-se atualizado.

Nesse sentido, verifique se suas apostilas, livros e materiais escritos estão com a legislação mais recente. Mas como fazer isso?

Em resumo, no caso de uma lei federal, com validade em todo país, faça sua consulta no site do Planalto.

Dicas práticas para estudar a legislação em 2021

Muitas pessoas gostam de imprimir e fazer marcações com marca-textos. Além disso, o professor Fabrizio considera que também é importante se perguntar, dentro da lei que você estuda quais são os pontos mais importantes.

Através das questões de concurso, também existe a possibilidade de verificar quais são os pontos mais cobrados.

Como resultado, às vezes o texto da lei é imenso, mas o que cai é apenas um capítulo ou determinados artigos, enfatiza o professor.

A leitura também não deve ser deixada de lado. Dependendo da banca, há “pegadinhas” nas provas. Portanto, atenção nessa hora.

Igualmente, o professor recomenda assistir aulas sobre a legislação, que é o seu objeto de estudo. Os professores já sabem quais são os pontos mais importantes.

Como preparar o emocional para a retomada dos estudos em 2021?

Na retomada dos estudos para concurso em 2021, deve-se ter em mente que o ano exigirá de nós algumas das características da personalidade relacionadas ao sucesso.

É o que afirma o médico e  neurocientista Pablo Vinicius, especialista em Medicina do Sono.

Primeiramente, ele considera flexibilidade a grande característica. Em outras palavras, a tolerância. Cada vez mais seremos surpreendidos com notícias e acontecimentos que saem do nosso controle.

Dr. Pablo considera que o mundo pós-pandemia será o mundo do imponderável. Ou seja, as pessoas de sucesso, mentalmente preparadas, serão as mais flexíveis, mais tolerantes.

Em resumo, as que sabem lidar com informações que não estão totalmente no controle.

Essas pessoas são menos ansiosas, menos tensas, menos preocupadas excessivamente com as coisas e acreditam no seu potencial, descreve o médico.

Justamente por isso, ele acredita que o grande desafio para retomar os estudos para concurso em 2021 seja ter fé em seu próprio potencial. Igualmente, o estilo de vida é muito importante.

Sua alimentação pode influenciar (e muito) no desempenho

Antes de tudo, teremos que cuidar muito dos nossos corpos e mentes. Sob o mesmo ponto de vista, cada vez mais entendemos que os alimentos são a base da saúde física e mental.

Em contrapartida, os alimentos errados podem nos destruir, acabar com nossa saúde, empurrar-nos para doenças crônicas como:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Depressão
  • Ansiedade

Nesse sentido, alimentos industrializados, cheios de gorduras trans, glutamato, sódio, açúcar, farinhas brancas, glúten…

Alimentos com esse componentes são altamente inflamatórios e oxidativos. Eles levam ao envelhecimento das células do cérebro e do corpo.

Esses alimentos podem trazer:

Muitas queixas de sintomas psíquicos começam na alimentação. Por outro lado, saúde mental e física também começam na alimentação.

São gorduras boas:

  • Azeites
  • Azeitonas
  • Castanhas
  • Sementes de linhaça e de abóbora
  • Peixes
  • Abacate
  • Proteínas magras
  • Verduras (principalmente as verde escuras, como brócolis e couve)
  • Legumes

Dormir bem fará toda a diferença na hora de estudar

Segundo, o sono é fundamental. Ele é muito importante para:

  • Inteligência
  • Aprendizado
  • Memória
  • Saúde
  • Disposição

De antemão, precisamos dormir a qualidade e a quantidade adequada. Acima de tudo, precisamos ir para a cama com uma cabeça mais relaxada.

A princípio, em busca por esses resultados, a prática de atividades físicas, yoga e meditação ajudam no controle do estresse. Sobretudo dormir com a cabeça relaxada auxilia a ter em um sono reparador.

“Se você acha que dormir é perda de tempo, está deixando de exercer e extrair o máximo da sua inteligência”, conclui o especialista. Em síntese, o processo de memorização acontece nas fases mais profundas do sono.

Portanto, ter uma boa memória requer dormir bem. Em quantidade e qualidade.

Não deixe de cuidar de você

Em conclusão, o pensamento de que dormir é para os fracos é uma falácia. Não dormir custa caro. Da mesma forma, alimentar-se mal. Igualmente, não praticar atividade física.

Em suma, as dicas do dr. Pablo para a retomada dos estudos para concurso em 2021 são trabalhar aspectos da sua personalidade, como:

  • Flexibilidade
  • Tolerância
  • Controle da ansiedade

Além disso, investir em um estilo de vida saudável: boa alimentação, horas de sono e atividade física. O segredo do sucesso é: qualidade de vida e sua saúde física e mental.

Folha Cursos

Você pode gostar...

2 Resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *