fbpx

Reta final PC RJ: como se destacar na prova

A reta final da PC RJ está aí. E como vão os seus estudos?

Muitos candidatos esperam por esse concurso há muito tempo. Porém, conforme lembra a delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Thaianne Moraes, a pandemia foi uma mudança de vida para muitas pessoas.

Ela explicou o quanto o concurso traz paz e segurança. Por consequência, quem não pensava na área pública antes da pandemia, passou a considerá-la.

Ou seja, novos concorrentes chegaram para quem já estava estudando. Inclusive, isso pode afetar a contratação por parte da corporação, já que pessoas não-vocacionadas também poderão passar.

Como as provas serão muito disputadas, com candidatos qualificados e relação candidato-vaga apertada, a delegada Thaianne separou algumas dicas para potencializar a sua preparação na Reta Final PC RJ. Confira!

Informática e Português serão divisor de águas na Reta Final PC RJ

Segundo a professora da Folha Cursos, a corporação faz provas muito tradicionais. Isso significa que o candidato precisa se sair muito bem em Português e em Informática, que pode ser uma disciplina difícil caso o aluno não esteja preparando.

Uma vantagem da banca FGV é que, quem se preparou, já sabe quais são os assuntos mais prováveis de cair na prova, o que restringe o estudo a questões e temas que se repetem ao longo dos anos.

Em uma prova da área Policial, se sair bem em Direito Penal e Processual Penal não é mais do que a obrigação, já que costuma ser a matéria que a maioria tem mais aptidão e mais estuda.

Além de Português e Informática, Direito Constitucional e Administrativo são matérias essenciais para se destacar da maioria, já que as pessoas geralmente não dão atenção. Saindo-se bem em todas elas, não resta nenhum ponto fraco.

Como professora de Direito Constitucional, Thaianne Moraes aconselha dar atenção especial nos estudos da reta final PC RJ aos artigos 5º, 18º, 19º, 24º (muito cuidado com os parágrafos dele) e 144º.

Além disso, a delegada ainda aposta em cinco questões sobre Leis Especiais e entre três e quatro sobre os crimes previstos no Código, com um pouco menos da metade só sobre tipificação.

> Revisão final PC RJ: 9 dicas do Especialista

O curto prazo exige mais dedicação ainda

Se a preparação a médio e longo prazo já exige dedicação, no curto prazo, essa necessidade se intensifica. Por isso, é normal acelerar o ritmo nos últimos dias antes da prova.

“De hoje até a prova é dia de cão”, afirma Thaianne Moraes.

De acordo com a delegada, depois do exame, bate uma sensação de alívio. “O concursando é um cara diferente dos outros”, ela explica. “É um cara que apanha e continua. É o cara que é invisível até passar.”

Estudar é mesmo solitário, além de sentir que são pouquíssimas pessoas que realmente te apoiam. Mas tenha em mente que o seu esforço terá uma recompensa no final: a sua vaga na carreira pública.

> Estude na Reta Final da PC RJ coma Folha Cursos

Não espere que a prova seja adiada

Até o momento, a informação é que as provas acontecerão na data marcada. Não há, por ora, nenhuma movimentação para adiamento das avaliações.

O plano operacional segue normalmente. Portanto, apesar do cenário de aumento de casos de Covid-19, a chance maior é a prova permanecer na data.

Contar com uma variável pouco provável pode fazer com que seu ritmo de estudos caia. Se a prova for adiada, é bom ganhar mais tempo para estudar. Mas não conte com isso.

Agora que você já tem as dicas para a sua reta final PC RJ, vamos colocá-las em prática na Reta Final para o concurso da PC RJ?

Folha Cursos - Reta Final PC RJ

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *