Repetição Espaçada: o que é e como fazer?
Você tem dificuldade de guardar na memória os conteúdos que estuda? Pois saiba que, para que o seu cérebro armazene um determinado assunto, é preciso que ele seja revisto diversas vezes.
Quem descobriu isso foi o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus junto com os estudos sobre a Curva do Esquecimento.
Segundo o estudioso, é preciso que uma informação seja reprisada com regularidade no nosso cérebro para que seja lembrada.
Daí surgiu a técnica de estudo da Repetição Espaçada.
Lembrando que existem diversas outras técnicas de revisão e que, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funciona para outra.

É preciso que uma informação seja reprisada com regularidade no nosso cérebro para que seja lembrada (Foto: Freepik)
A Curva do Esquecimento e a Repetição Espaçada
Em poucas palavras, a teoria da Curva do Esquecimento de Hermann Ebbinghaus resumiu que a nossa memória funciona da seguinte forma:
- Em 20 minutos, você esquece 42% do que aprendeu
- Depois de uma hora, esquece 56%
- Em 30 dias, já se foram cerca de 80% dos conhecimentos que você adquiriu
O momento em que você acabou de aprender algo novo é quando você esquece a maior parte do que acabou de absorver e, conforme o tempo vai passando, vai esquecendo ainda mais.
Já reparou como é mais fácil lembrar de eventos recentes do que os que ocorreram em uma quantidade de tempo maior? O mesmo acontece com os estudos.
O que é a Repetição Espaçada?
A técnica da Repetição Espaçada ou Spaced Repetition System (SPS) sugere que seja estudado um determinado assunto e que, depois, sejam definidos intervalos de tempo para retornar a ele.
No início, os intervalos são menores, até que eles ficam cada vez mais espaçados entre si. A revisão 24/7/30, inclusive, utiliza a Repetição Espaçada como base para seu cronograma.
A primeira revisão é em até 24 horas. Depois de uma semana, você deve revisitar o conteúdo estudado na semana anterior. Dessa forma, você estimula mais a sua memória.
Por último, deve estudar 30 dias, ou seja, fazer uma revisão do que você viu no último mês e aí você termina de neutralizar o que a curva de esquecimento tem de pior.
Esse método de aprendizagem, de estudar com intervalos regulares entre uma sessão e outra,costuma ser muito utilizado associado aos flashcards.
Funciona como uma técnica de revisão: o aluno revisa o conteúdo logo antes do momento de o esquecer. Vamos supor uma situação.
Você leu a teoria apenas. Com o tempo, esqueceu boa parte do que estudou (é a Curva do Esquecimento). Porém, se você ativamente revisar o conteúdo, diminuirá esse “esquecimento”, certo?
Como aplicar a Repetição Espaçada nos estudos
Parece simples, não é mesmo? Pois saiba que existe um jeito certo de aplicar a Repetição Espaçada nos estudos!
Pode até ser que repetir algo até que você memorizar funcione, mas também há formas melhores de fazer render melhor esse tempo tão precioso para o estudante que é o momento da revisão.
Aqui, vamos sugerir o uso da Repetição Espaçada através dos flashcards.
Flashcards
Você já sabe como aplicar os flashcards nos seus estudos?
Do inglês, cartão (card) rápido/instantâneo (flash), os flashcards são cartões ou fichas em que as perguntas são escritas na frente e as respostas, atrás.
É importante que cada cartão contenha apenas uma informação (pergunta). Também pode conter imagens, sons ou sentenças.
Eles podem ser usados em diversas situações, desde crianças aprendendo a ler, para quem está estudando um novo idioma e até mesmo na preparação para concursos públicos!
Os flashcards ativam a memória tentando lembrar de conteúdos através de perguntas e respostas ou pequenas sentenças.
O professor Leonardo Murga destaca alguns benefícios de estudar por flashcards para concursos:
A pessoa precisa ler o material ou assistir à videoaula para começar a fazer os resumos do que acabou de aprender. O flashcard força a sintetizar com palavras-chave, o que ajudará até em uma eventual prova discursiva, porque você vai aprender o poder de síntese e de puxar palavras-chave. Ou seja, treinará o poder de escrever um conteúdo de maneira bem resumida.
Como usar os flashcards nos estudos para concursos públicos
A técnica é muito simples e pode ser usada por qualquer um que tenha um papel e uma caneta em mãos. Basta escrever uma pergunta de um lado e a resposta do outro.
Na hora de revisar, faça a pergunta para si mesmo, responda e confira a resposta do outro lado do cartão.
Fácil, não é mesmo?
Uma dica importante é você mesmo fazer os seus próprios flashcards, pois enquanto escreve as perguntas e respostas, também está absorvendo o conteúdo.
Outro conselho é inverter o processo, ou seja, ler as respostas antes das perguntas. Você estará preparando seu cérebro para lidar com a mesma informação de formas diferentes.
Passo a passo para estudar com flashcards
O jornalista científico Sebastin Leitner elaborou uma forma de estudar utilizando flashcards através da técnica de Repetição Espaçada. Ela consiste em utilizar caixas numeradas para eles.
- O primeiro passo é organizar seus flashcards em uma caixa e começar a estudar por ela.
- Se acertar a questão, mova-o para próxima caixa. Se não, mantenha o flashcard na primeira, pois isso significa que esse é um conteúdo que você precisar rever.
- Quando for revisar a segunda caixa, aquela que tem as questões que você acertou, repita o processo, isto é, passe-as adiante para uma nova caixa se as acertar novamente e, se errar, coloque-as na primeira, a da revisão frequente.
- Se quando chegar na vez de responder as questões da terceira caixa e você acertar pela terceira vez, pode colocar esse card em uma pilha que não precisará ser revista. Isso significa que o conteúdo está tão bem fixado na sua memória. Se errar, coloque-o na primeira.
Importante: mesmo que você não use a técnica das caixas e mantenha apenas pilha de cartões para revisões programadas, não junte tudo para ler de uma vez apenas na véspera da prova!
quanta enrolação p chegar no assunto principal
òtimas dicas muito obrigado
Uma matéria de fácil entendimento, esclarecedora e incentivadora ao conhecimento.