Regras de ouro para a redação do Cebraspe
A antiga banca Cespe/UnB, costuma ser o terror de muitos candidatos a concursos públicos. As provas costumam ter questões de Certo ou Errado e a cada questão errada, uma certa é anulada. Mas e a redação do Cebraspe?
Para alguns cargos ainda há a prova discursiva. Não precisa se preocupar, futuro servidor, que nós preparamos para você um guia especial para fazer a redação do Cebraspe.
As dicas são da professora Vivian Barros, especialista em redação para concursos públicos, que compartilha dicas no Gabaritando Provas Discursivas da Folha Dirigida.
Por que o Cebraspe é tão importante?
Muitos concursos grandes são organizados pela banca. Um exemplo mais recente é o concurso da Polícia Federal 2021.
Lembrando que o Cebraspe foi também responsável por grandes concursos, como o último da PF, Polícia Rodoviária Federal e MPU.
Como funciona a redação do Cebraspe
A professora Vivian Barros explica que a redação do Cebraspe tem uma estrutura de prova discursiva o mais objetiva possível. A banca costuma apresentar a redação a partir de um texto motivador.
A redação do Cebraspe é dividida, segundo a professora, em:
– Texto motivador para inspirar o seu texto;
– Tema, que representa o que o examinador busca encontrar no seu texto;
– Itens, os tópicos para você abordar e que serão responsáveis pela sua pontuação.
A professora Vivian fala em vídeo especial como o Cebraspe corrige as provas discursivas e como fazer a redação.
Confira, a seguir, algumas regrinhas para seguir e ir bem na prova.

A estrutura da discursiva no Cebraspe é o mais objetiva possível, segundo a professora Vivian Barros (Imagem: Unsplash)
Regras de ouro para fazer a redação do Cebraspe
REGRA 1
Não fazer cópia dos trechos do texto motivador no seu texto. Como a professora explicou, a leitura de apoio é apenas para te inspirar.
Apenas cite algum trecho se esse for o comando da prova discursiva. Caso contrário, se não foi pedido, não cite.
REGRA 2
A banca costuma apresentar o tema geral e comandos específicos por itens. Essa topicalização deve ser seguida rigorosamente, na ordem proposta pela banca.
Ou seja, são os tópicos que devem ser abordados essencialmente em seu texto.
REGRA 3
O Cebraspe vai privilegiar o texto dissertativo expositivo e não o dissertativo argumentativo, em que você deve defender uma tese.
O dissertativo expositivo é um texto objetivo, em que o candidato deve demonstrar claramente o que o examinador pede, mostrando domínio do assunto.
Não use argumentos para convencer da sua tese, pois esse é outro modelo de texto.
REGRA 4
Observe que a estrutura da discursiva do Cebraspe é flexível, ou seja, não segue o padrão de uma redação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
O que não pode faltar são os tópicos, mencionados na ordem em que a banca os apresenta.
REGRA 5
Invista no conteúdo, mantendo o aspecto formal do texto. É preciso respeitar as margens da folha de resposta. Cuidado também com as rasuras.
A professora sugere que os candidatos marquem o erro com um traço sutil sobre a palavra e não marcar um grande X ou rabiscar.
REGRA 6
Nunca dar título a redação, a não ser que a banca explicitamente oriente isso ou quando o comando vier no edital do concurso. Caso contrário, não dê título ao texto.
> 15 erros ao estudar para concurso público
REGRA 7
Mantenha-se atualizado e leia bastante. O Cebraspe gosta de cobrar temas atuais em suas provas discursivas.
REGRA 8
Evite estrangeirismo, palavras inadequadas ou metáforas, para você ter mais chances de receber a pontuação máxima no item de avaliação macroestrutural chamado Propriedade Vocabular.
REGRA 9
O Cebraspe costuma disponibilizar os padrões de resposta de provas discursivas passadas. Segundo Vivian Barros, são ótimas fontes de estudo para a sua discursiva.
> GUIA COMPLETO: Como fazer redação para concurso?
Critérios avaliados na redação do Cebraspe
A avaliação de uma redação pelo Cebraspe se divide em duas grandes áreas: macro e microestruturais.
A área macroestrutural é subdividida em dois aspectos que os candidatos devem observar:
1. Apresentação na redação do Cebraspe
A banca espera que o candidato desenvolva o texto com legibilidade, respeito às margens e à estrutura textual.
Segundo a professora, quando o examinador fala em legibilidade, ele não quer a melhor caligrafia, mas um texto compreensível, fácil de ler.
Quanto às margens, você deve mostrar que sabe as regras de parágrafo. E como fazer isso? Mantendo uma distância sensata em relação à margem do texto ao iniciar cada novo parágrafo.
Já a estrutura textual refere-se aos tópicos que o examinador propõe e espera que o candidato desenvolva-os.
É a organização das ideias em um texto estruturado e você não pode quebrar a ordem dos tópicos propostos. Essa é a estrutura que deve seguir no seu texto.
→ Dicas para fazer uma boa redação em concursos
2. Desenvolvimento do tema na redação do Cebraspe
É o desenvolvimento do conteúdo e é deste aspecto que sai a maior parte da sua nota. Dessa forma, o candidato deve ter em mente que o aspecto macroestrutural é essencial e o conteúdo é muito importante.
Sobre os aspectos microestruturais, um exemplo de erro que, segundo Vivian Barros, pega muitos candidatos nas discursivas do Cebraspe é o emprego da vírgula.
“Emprego da vírgula é um vilão” – Vivian Barros
Esse erro está relacionado à morfossintaxe e muito candidato derrapa nesse aspecto. Como resultado, pode render muitos pontos perdidos. Por isso, muita atenção aos três aspectos microestruturais:
1. Ortografia
2. Morfossintaxe
3. Propriedade vocabular