fbpx

Recurso para prova de Arquivologia PF 2021

Conforme previsto, o Cebraspe divulgou os gabaritos preliminares da prova da PF no início da noite desta terça-feira, 25 de maio.

No domingo, divulgamos aqui no Blog o gabarito extraoficial de Arquivologia para escrivão. Agora, após a publicação das respostas oficiais, sugeri uma possibilidade de recurso.

Lembrando que o prazo para recorrer, de acordo com o edital, é de dois dias, ou seja, 26 e 27 de maio.

Recursos para prova de Arquivologia PF 2021

Do nosso gabarito extraoficial, tivemos apenas uma divergência, no item a seguir:

Questão 115

É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documento.

O gabarito preliminar aponta CERTO, quando afirmamos por aqui que deveria ter sido considerado ERRADO, em nosso gabarito extraoficial.

A análise mais completa segue:

Consoante ao apresentado no item, o examinador elucida a definição do princípio da UNICIDADE que, segundo Bellotto (2004), indica que os documentos de arquivo preservam seu caráter único (singular, como afirmou o examinador), em função de seu contexto de produção.

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 136), o princípio da proveniência é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. A proveniência, portanto, respeita o fundo produtor do arquivo como princípio basilar. Tal conceito em nada tem a ver com a diferenciação de outros tipos de documentos de arquivo, tampouco com a singularidade.

O item, portanto, estaria errado em função de conceituar o princípio da UNICIDADE, não da proveniência.

A solicitação, caso decidam entrar com o recurso que, na minha visão, é bastante cabível, seria para alteração do gabarito de “certo” para ERRADO.

A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação acerca da arquivologia julgue os itens que se seguem.

 

Folha Cursos

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. juliane disse:

    Gelra, e os demais recursos? Vi na página recursos para português, mas quando entro aqui só tem arquivologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *