fbpx

Recurso prova IBGE: Administração SCQ

Olá, pessoal

Houve apenas uma divergência de gabarito entre o que elaboramos por aqui na Folha Dirigida Online e aquele publicado pela banca Cebraspe em seu site oficial.

Questão 44
Ainda sobre avaliação de desempenho, assinale a opção correta
A) As metas são conjuntos de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que possibilitam ao indivíduo desempenhar com eficácia suas tarefas.
B) Os parâmetros utilizados para a definição de metas são mais subjetivos do que os parâmetros do processo de avaliação de competências.
C) A avaliação de desempenho pode ser um processo que contempla a observação da equipe e o seu progresso em determinado prazo.
D) Os sistemas de avaliação estão, atualmente, focados no desempenho passado.
E) O principal objetivo da avaliação de desempenho é melhorar os resultados da organização.

Gabarito extraoficial: E
Gabarito preliminar: C
Recurso: alteração de gabarito
Gabarito requerido: E

A questão 44 é passível de recurso, tendo em vista o gabarito apresentado pela banca Cebraspe (letra “C”), onde se afirma que a avaliação de desempenho pode ser um processo que contempla a observação da equipe e o seu progresso em determinado prazo.

Eu sugiro que se faça a solicitação por alteração de gabarito, para letra E.

Argumentação para o recurso na prova do IBGE 2021 SCQ

A argumentação teórica para este pedido de alteração é em virtude dos conceitos de avaliação de desempenho apresentados por diversos autores, como:

1) Avaliação do desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário e configura o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho (Milkovich & Boudreau, 1994, p. 165).
2) Avaliação do desempenho é o processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição das pessoas para o alcance dos objetivos da organização (Certo, 1994, p. 280).
3) Avaliação do desempenho é a maneira pela qual os fornecedores e clientes internos avaliam as competências individuais de uma pessoa com a qual mantêm relacionamentos de trabalho e que fornece dados e informações a respeito de seu desempenho e competências individuais para a sua melhoria contínua (Milkovich & Boudreau, 1994, p. 165).

Percebe-se que a avaliação de desempenho não se caracteriza por ser um fenômeno grupal, mesmo que o examinador tenha “malandramente” (por favor não usem isso no recurso!) acrescentado a expressão “pode ser”. Esse é um artifício para itens de qualidade duvidosa, normalmente aplicado em provas de CERTO/ERRADO. Avaliação de desempenho trata de um processo de observação do desempenho do indivíduo na organização.

Ademais, a letra E afirma que “o principal objetivo da avaliação de desempenho é melhorar os resultados da organização”. E, de fato, no fim do processo, o é. O próprio autor Idalberto Chiavenato, em sua obra “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos na organização”, traz algumas características da avaliação de desempenho, processo que deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas, quais sejam:

1) A avaliação deve cobrir o desempenho atual nas atividades, como também o alcance de metas e objetivos;
2) A avaliação deve enfatizar o colaborador no cargo; e
3) A avaliação do desempenho deve melhorar a produtividade do colaborador (Chiavenato, 2014, p. 212).

Ou seja, ao final do processo de avaliação, o que se quer é a melhoria do desempenho do funcionário, gerando, consequentemente, a melhoria do desempenho organizacional e o atingimento dos resultados esperados.

Portanto, a alteração de gabarito faz sentido e, caso seja do seu interesse, pode ser solicitada.

Caso não concorde com a argumentação da letra E – para alteração do gabarito –, mas ainda assim vê sentido nos argumentos apresentados para a letra C, solicite a anulação da questão, por não haver resposta correta. Simples.

 

No mais, espero que este artigo tenha ajudado você de alguma forma.

Forte abraço,
Douglas Schneider

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Olga disse:

    E uma pena que faltou informaçao quanto ao quesito vai haver priva não vai então acabou que pessoas perderan a prova .acho que faltou força na informaçao.so perdemos nosso dinheiro que injusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *