fbpx

Provas de concursos públicos: tudo que você precisa saber

Se você está iniciando os seus estudos para concurso, provavelmente já ouviu que resolver provas de concursos públicos é uma parte essencial da sua rotina.

Isso porque é justamente nesse momento da preparação que o futuro servidor coloca em prática o que aprendeu e testa seus conhecimentos.

No entanto, para quem está começando, bate a dúvida: onde encontrar provas de concursos públicos? Será que devo responder apenas provas do concurso anterior ao meu? E se tiverem ocorrido há muito tempo, por onde devo estudar?

Neste post, falaremos sobre onde encontrar provas de concursos públicos e quais as vantagens de as incluir nos seus estudos. Confira!

Você sabe onde encontrar provas de concursos públicos?

Primeiramente, você sabe onde encontrar provas de concursos públicos para estudar? (Foto: Freepik)

Como incluir as provas de concursos públicos nos estudos?

Segundo o professor Marco Ferrari, os materiais para concurso se dividem em dois tipos: os de base e os de revisão. No entanto, as provas de concurso entram como uma terceira via.

Nesse sentido, elas são como uma baliza para os estudos. Depois de estudar a teoria com o material de base, como videoaulas e PDFs, é através delas que o futuro servidor percebe quais são os assuntos cobrados com mais frequência.

Além disso, ao se testar com os simulados, o futuro servidor consegue ter uma noção mais próxima de como se sairia se a prova do seu concurso fosse aquela.

Posso usar questões de concurso para fazer resumos?

Quando pensam em estudos para concursos, é comum muitos futuros servidores alegarem não precisar ou não conseguirem fazer resumos. No entanto, há outras formas fora do radar de escrevê-los que passam despercebidas.

Inclusive, uma delas é através da resolução de provas de concursos públicos.

Isso porque, ao fazer anotações enquanto resolve as questões que já caíram, o candidato já está resumindo e revisando o conteúdo.

Por exemplo, quando confere as respostas no gabarito e anota as que errou para estudar depois, já está separando o seu material de revisão futuro. O mesmo vale para os assuntos que percebe que caem com frequência.

Outros motivos com o porquê você deve estudar por provas anteriores é:

  1. Saber como a banca cobra os assuntos
  2. Entender o estilo dessa cobrança nas provas
  3. Aprender quais assuntos são mais recorrentes
  4. Treinar para a prova do seu cargo com os concursos anteriores
  5. Aprender as características e especificidades da banca

Por que incluir as provas de concursos nos estudos?

Durante os estudos, você já se perguntou se conseguiria ser aprovado no seu concurso? Justamente a melhor forma de responder essa pergunta é com as provas de concursos públicos anteriores. Sempre da mais recente para a mais antiga.

Além de ser o mais próximo da situação de prova real, ao utilizar provas anteriores do concurso, você poderá:

  • Estudar com material mais direcionado para suas necessidades
  • Mapear o grau de dificuldade e como os assuntos aparecem
  • Ter maior noção do seu nível de conhecimento

Mesmo que aconteça da banca organizadora mudar, há grandes chances dos assuntos cobrados serem os mesmos ou, em sua maioria, iguais. Afinal, muda o concurso, mas os requisitos da profissão não.

Portanto, conseguir fazer essa análise pode ajudar até mesmo na sua motivação. Muitas vezes, o desânimo nos estudos está associado a não conseguir ter uma noção real de como está se saindo. Por exemplo, se optou por um bom método de estudos ou se deve mudar algo.

Nesse sentido, as provas anteriores serão de grande ajuda até mesmo para fazer um monitoramento da sua preparação.

Onde encontrar provas e questões de concursos públicos?

A princípio, o futuro servidor consegue encontrar as provas anteriores nos próprios sites das bancas organizadoras. Ou mesmo nos sites dos respectivos órgãos públicos.

Já sabe onde encontrar provas de concursos públicos para estudar? Fique de olho no Blog da Folha Dirigida para mais dicas de preparação!

Meu Primeiro Concurso Público

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *