fbpx

8 profissões dos sonhos das crianças

Compartilhe o conteúdo

Já dizia Renato Russo, “o que você vai ser quando você crescer?”

Desde cedo, as crianças já são perguntadas sobre qual profissão querem seguir. Certamente, até chegarmos ao momento da escolha, vamos mudar de ideia inúmeras vezes.

Mas, não podemos negar que existem algumas carreiras que habitam o imaginário infantil e se destacam entre as demais. Médico, professor, bombeiro, diplomata, policial…

Sabia que todas essas profissões dos sonhos podem ser conquistadas fazendo concurso público? Listamos algumas dessas carreiras mais desejadas por crianças, que podem tornar-se futuros servidores.

1. Médico

Um dos maiores sonhos das crianças é seguir a carreira de medicina (Foto: Unsplash)

Muitas crianças já pensaram na possibilidade de ser médico. Seja por sua importância na preservação de vidas ou pelo status da carreira.

Um fato é que o médico é responsável por cuidar da saúde humana. Ele se ocupa prevenindo, diagnosticando, tratando e curando doenças a partir de tratamentos à base de remédios, procedimentos cirúrgicos, mudança de hábitos, entre outros.

As pessoas que escolhem essa profissão devem estar sempre atualizadas com seus estudos, pois constantemente vemos novidades sobre a área.

Para trabalhar como médico, é necessária formação em curso superior de Medicina, podendo atuar como clínico geral.

Além disso, o profissional pode fazer uma série de cursos de especialização ou residência, em medicina do trabalho, patologia clínica, ginecologia, geriatria, genética, cardiologia, urologia, neurocirurgia, psiquiatria, pediatria, medicina sanitária, angiologia, dermatologia, etc.

Além da opção de trabalhar em clínicas ou hospitais privados, o profissional da saúde também pode atuar na área pública.

📝 Acompanhe os principais concursos da área Médica no site da Folha Dirigida!

2. Professor

A carreira de professor é fundamental para a formação das pessoas (Foto: Pixabay)

O professor tem um papel fundamental nas nossas vidas. Seja em escolas, universidades ou cursos, o profissional tem o papel de transmitir informações sobre uma área específica atuando como gestor de aprendizagem.

A missão do professor é ensinar, escutar, orientar, motivar, desafiar, descobrir potencialidades e desenvolver habilidades daqueles os quais está compartilhando conhecimento.

Você sabia que existem inúmeras opções de concursos públicos para atuar como professor?

📝 Confira as vagas previstas para a Educação em 2019!

3. Bombeiro

Os bombeiros são responsáveis por salvar vidas (Foto: Unsplash)

Ser bombeiro é ultrapassar desafios, superar limites, não temer e arriscar diariamente a própria vida pelo outro.

Esse profissionais são treinados para atuarem em caso de incêndios, resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, entre outros tipos de salvamentos.

Alguns bombeiros inclusive possuem equipamentos de matérias perigosas e fornecem serviços de emergência médica e pré-hospitalar.

📝 Confira os principais concursos para bombeiros!

4. Diplomata

Os diplomatas são responsáveis por acordos internacionais (Foto: Pixabay)

Se você sonha em viajar o mundo, conhecer várias línguas, essa profissão é para você. O diplomata, no caso do Brasil, é um servidor público que representa o país diante de outras nações.

É responsável pelo acordos internacionais e promoção dos interesses comerciais do seu país. Bem como o estímulo de relações culturais.

Além disso, também dá apoio e suporte aos brasileiros que estão viajando ou vivem no exterior e procuram informações importantes para condução da política externa.

Para ser diplomata, é preciso fazer concurso público.

📝 Saiba mais sobre o concurso para diplomata

5. Policial

Polícia Rodoviária Federal (Foto: Divulgação)

Muitas crianças veem o policial como um herói, que protege o cidadão, que salva as pessoas do perigo, é o justiceiro. Mas você sabe qual a função do policial no Brasil?

Órgãos do estado, a polícia tem como função preservar a ordem pública, proteger pessoas e patrimônio, realizar investigação e repressão de crimes, e combater a violência.

No Brasil, existe em diversas instâncias. São elas: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e Polícia Legislativa da Câmara e do Senado.

O ingresso para a polícia brasileira é por meio de concurso público.

📝 Guia de concursos para policial: conheça a área

6. Bailarina

Muitas crianças sonham na carreira como bailarina (Foto: Pixabay)

Se bailarina é o sonho de muitas crianças quando pequenas. Algumas seguem e se especializam nessa categoria ou experimentam outras vertentes da dança.

É importante frisar, porém, que para ser um profissional de ballet, é preciso muita disciplina desde cedo.

Mais do que prática e talento, é preciso muito estudo para seguir esta carreira.

Os caminhos que podem ser seguido por um bailarino(a) são: atuar como corpo artístico em uma companhia, como assistente em montagens, preparador de elenco, professor e como coreógrafo.

Você sabia que existe concurso público para bailarinos? Um exemplo é o último concurso do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com vagas para a carreira e outras profissões, que aconteceu em 2013.

7. Músico

A música encanta diversos jovens (Foto: Pixabay)

A carreira de músico é muitas vezes associada ao glamour de bandas famosas. Mas  você também pode ser um músico concursado. Há oportunidades em diversas áreas, como ensino, pesquisa e regência.

No campo de ensino é possível dar aulas em escolas públicas e particulares, além de instituições de ensino superior.

No meio acadêmico também é possível desenvolver projetos de pesquisa e extensão, voltados ao desenvolvimento cultural e à área técnica.

Outras oportunidades podem ser em recitais, orquestras, corais e na área de regência.

Além da Orquestra Sinfônica e Teatro Municipal, há vagas de músico na Marinha também. Isso para citar alguns exemplos.

📝 Acompanhe os concursos para músicos na Folha Dirigida!

8. Animais

Cuidar de animais é uma paixão que vem desde a infância (Foto: Pixabay)

Gosta muito de animais? Além da opção de médico veterinário, você tem inúmeras oportunidades para trabalhar diretamente com os bichinhos.

Entre elas, há chances nas áreas de Ciências Biológicas, Zootecnia, Ecologia, Oceanografia, entre outras.

Esses cursos possibilitam o contato com os animas, sejam eles terrestres ou aquáticos. É possível atuar como professor, pesquisador, ou em algum órgão de regulação, como o Ibama.

📝 Confira alguns concursos da área na Folha Dirigida!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *