fbpx

Primeiros passos para fazer um concurso público

Compartilhe o conteúdo

Decidiu entrar no mundo dos concursos públicos, mas não sabe por onde começar? Bom, esse post é para você que está dando os primeiros passos para fazer um concurso.

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas para ingressar no universo em busca do sonho de ser servidor público.

Nesse post, você vai encontrar as seguintes questões:

Quero fazer um concurso, por onde devo começar?

O primeiro passo para fazer um concurso é estar bem informado sobre o assunto. Portanto, é sempre importante acompanhar o noticiário. As oportunidades de concursos públicos sempre são divulgadas no site da Folha Dirigida.

A primeira informação que você deverá encontrar é a Autorização para o concurso. Quando um concurso é autorizado, significa que o órgão que ofertará as vagas começará a organizar a escolha de uma Banca Organizadora.

Muitas vezes, antes mesmo da autorização ser concedida – o que já é uma medida oficial para o concurso acontecer -, o órgão informa que está estudando a realização do concurso. Aí é já um indicativo do que pode estar por vir.

📝 Confira na FD: O que é concurso público?

O que é uma Banca Organizadora?

A banca organizadora é a instituição responsável pela elaboração, divulgação e organização do concurso público. É também responsável por fazer o edital de abertura.

O que é um edital de abertura?

O edital de abertura é o documento que traz as informações gerais para a execução de um concurso, tais como data de inscrição, onde se inscrever, data das provas, etapas, requisitos, locais de provas, vagas, disciplinas e matérias que serão cobradas, entre outras particularidades.

Tem que se inscrever para participar de um concurso?

Sim, é preciso se inscrever para participar de concursos públicos. Normalmente, a inscrição é feita por meio da internet, no site da banca responsável pelo concurso.

Os concursos possuem taxas de inscrição, porém no edital também são divulgadas as datas para solicitar isenção da taxa de inscrição, quando é possível.

→ Saiba algumas formas de isenção existentes

O site da Folha Dirigida disponibiliza sempre essas informações de forma bem fácil em suas matérias.

As vagas de concursos abrem e fecham quando?

As oportunidades para um concurso público são definidas logo no início da autorização. Em seguida, com a saída do edital, as datas mais importantes serão divulgadas, como inscrição e data da prova.

Após isso, passando-se todas as etapas, é convocado o número de candidatos informado na autorização.

Além disso, algumas oportunidades de concurso público também criam um Cadastro de Reserva.

Antes de começar a estudar, é importante que o estudante saiba como funciona um concurso

Antes de começar a estudar, é importante que o estudante saiba como funciona um concurso (Foto: Pixabay)

O que é um Cadastro de Reserva?

O Cadastro de Reserva é um banco de candidatos aprovados em reserva nos concursos. Este serve para ser utilizado durante o período da validade do concurso, que pode ser de até dois anos, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período, à critério do órgão.

Para entrar nesse cadastro é preciso ter tirado uma nota no concurso que tenha sido suficiente para ter sido aprovado.

O que significa ser aprovado em concurso público?

É quando o candidato é aprovado em alguma das etapas (provas, provas de título e entre outras avaliações) ou no concurso em si.

Mas atenção! Ser aprovado em um concurso significa ter conquistado a pontuação mínima para isso.

É diferente de ser classificado, que é quando você atinge a pontuação mínima e fica em uma colocação dentro da quantidade de vagas disponíveis inicialmente.

Os classificados serão os primeiros a serem convocados/ chamados e, depois de esgotar todos os classificados, o órgão poderá convocar outros aprovados do cadastro de reserva.

Para fazer alguns concursos é preciso viajar?

Em determinados casos sim.

Alguns concursos que ofertam vagas para o Brasil todo, normalmente disponibilizam diferentes locais de prova para atender a todo o país. Ou você pode escolher prestar o concurso de outro lugar mesmo.

→ Como fazer concurso público em outro estado

Entretanto, é sempre importante verificar o edital do concurso do seu interesse, pois lá constam os locais onde as provas serão aplicadas e se podem ser diferentes do lugar onde você mora.

Quem pode fazer o concurso público?

De forma geral, qualquer pessoa pode fazer um concurso público. Mas, em caso de ser selecionado, é importante que atenda aos requisitos exigidos pelo edital para conseguir se tornar um servidor público. Entre eles, estão requisitos como:

  • Nacionalidade brasileira
  • Gozo dos direitos políticos
  • Quitação com as obrigações militares e eleitorais
  • O nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo
  • Idade mínima de 18 anos
  • Aptidão física e mental

📝 Guia: 51 dicas para concursos públicos

Qual o limite de idade para concurso público?

A Idade limite para participar é de 65 anos, exceto em alguns concursos como os da área militar, com outro limite de idade.

Pode fazer concurso público com menos de 18 anos?

Pode. Porém, dependendo do concurso será preciso já possuir 18 anos para conseguir assumir o cargo desejado. Alguns concursos militares ofertam vagas para quem tem menos de 18 anos.

Qual a finalidade do concurso público?

O concurso público é um procedimento administrativo que um órgão público realiza para a escolha e investidura em cargos ou empregos públicos.

Dessa forma, a finalidade é manter os serviços básicos de responsabilidade do Estado funcionando.

Como fazer concurso público?

O primeiro passo é pensar em uma área. A importância dessa escolha é possibilitar uma melhor organização do seu estudo.

As grandes áreas dos concursos são: Policial, Bancária, Tribunal, Administrativa e Fiscal. Existem outros cargos que não necessariamente entram nessas áreas, como concursos para Educação e Saúde.

E, para escolher, é interessante levar em consideração a função que deseja realizar. Por exemplo, se você gosta de lidar com o público ou quer atuar na Segurança Pública.

Sempre confira as atividades do cargo que você escolher para sua preparação. Depois de determinar a área, é importante separar um horário na sua rotina para se dedicar aos estudos.

📝 Saiba tudo sobre concursos na área Administrativa

O que estudar para os concursos públicos?

Se o concurso que você escolheu ainda não tem um edital com as matérias, você poderá pegar um edital do último concurso e utilizar ele para saber o que estudar.

Além disso, é importante seguir um planejamento determinado por você para estudar tudo até a data da prova. Procure por um curso ou materiais ricos para ajudar no seu estudo.

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *