fbpx

Português para concurso Banco do Brasil

O Português no concurso Banco do Brasil é uma das quatro disciplinas de Conhecimentos Básicos. Serão 10 questões da matéria, isso sem falar da redação e a interpretação das outras questões.

Segundo o professor da Folha Cursos, Nelson Sartori, uma boa dica é guiar os estudos com exemplos das provas passadas, para assim ter um trabalho bem orientado de preparação para a prova.

Anota aí a primeira dica do professor:

“Conheça e treine como é a relação que existe entre os elementos do edital e aquilo que historicamente as últimas ocorrências da prova trouxeram”.

Concurso Banco do Brasil 2021

O concurso do Banco do Brasil 2021 tem 4.480 vagas de escriturário de nível médio. Deste total, 2.240 são imediatas.

Quatro mil vagas são para o cargo de agente comercial, sendo 2 mil de início imediato. As outras 480 são para agente de tecnologia, sendo 240 para início imediato.

A remuneração é de R$4.508,40, incluindo salário base, ajuda alimentação e cesta alimentação. O regime de trabalho é de 30 horas semanais, na CLT.

> Curso para agente comercial do Banco do Brasil

> Curso para agente de tecnologia do Banco do Brasil

Português para concurso Banco do Brasil

De acordo com o professor Nelson Sartori, a Cesgranrio é uma banca que trabalha tanto com questões de texto quanto questões gramaticais.

Nesse sentido, ela pode ter enunciados que exijam trabalho de interpretação de texto com reescritura de frases mudando as palavras, a ordem nas frases, palavras de dentro do contexto e conjunções.

Outra característica da organizadora é explorar o ponto de vista do autor sobre o assunto. Qual o posicionamento que expressa, além do sentido que as palavras assumem dentro desse texto.

Por esses motivos, é importante ter foco em cada um dos itens do edital e na maneira que a Cesgranrio trabalha. Para isso, o professor separou alguns conteúdos que merecem destaque na hora de estudar Português para concurso Banco do Brasil.

Sentido das palavras

A Cesgranrio gosta de colocar questões que envolvam parônimos — palavras parecidas com sentidos diferentes. Por exemplo, ela já cobrou questões em que o candidato precisava saber quando usar “onde” e “aonde”.

Nesse contexto, outro assunto possível é a ortografia oficial depois da reforma ortográfica. Podem aparecer questões envolvendo ainda assuntos como hífen e acentuação.

Classe e emprego de palavras

Uma clássico da Cesgranrio é exigir do candidato saber usar a mesma palavra, porém empregada em diferentes sentidos.

Esse foi o caso de uma questão que pedia para marcar a alternativa em que palavra “via” significava caminho, conforme no exemplo do enunciado. Dentre as opções, ela aparecia em outros contextos, como canal e o verbo “ver” conjugado no passado.

Portanto, é importante entender o significado das palavras dentro do texto e a sua respectiva estrutura significativa.

Crase

A crase é outro assunto frequente. Para entendê-la, é preciso saber em que questões ela deve ser empregada, como em casos de determinante feminino ou do artigo associado à preposição.

Sintaxe da oração e do período

Para conseguir fazer a classificação sintática dos elementos da oração e do período, atenção a possíveis pegadinhas. Por exemplo, confundir o objeto direto com o sujeito.

Outra possibilidade é a prova pedir a classificação do complemento. Para tal, atenção ao verbo e sua regência, se pede preposição ou não.

Entender a relação entre orações coordenadas e subordinadas, especialmente as adverbiais, também é importante. Já caíram questões em que o candidato precisava compreender qual era o tipo de relação, com opções como causa, consequência, condição, modo ou tempo.

Uma forma de estudar o assunto para não se confundir é sempre ter em mente que a relação causal acontece sempre antes, enquanto a consequência vem depois da causa.

Tenha em mente quais são os elementos típicos dessa estrutura de sintaxe do período composto, além dos termos da oração dentro do período simples.

Pontuação

Dentro de pontuação, a Cesgranrio cobra especialmente a vírgula. Como ela aparece e qual a forma correta de aplicar. Questões sobre outros sinais de pontuação podem aparecer, mas a vírgula é quase certa de estar na prova.

Outros assuntos que o professor destaca em sua análise são:

  • Concordância verbal
  • Colocação pronominal
  • Regência verbal e nominal

Você está se preparando para a prova de Português para o concurso Banco do Brasil? Confira o que pode ser cobrado em outras disciplinas na análise do edital!

Curso para Escriturário Agente Comercial Banco do Brasil

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *