fbpx

Por que concurso demora tanto a chamar?

Compartilhe o conteúdo

Você já se perguntou por que concurso demora a chamar? São dois os momentos em que o futuro servidor coloca mais expectativa: a realização da prova do concurso e o seu resultado.

Depois de passar por todas as etapas e ver a divulgação do resultado, a grande pergunta que vem na cabeça dos candidatos é: por que o concurso demora tanto a chamar?

Se você está nessa expectativa ou ainda vai realizar uma prova e, muito provavelmente, irá se perguntar isso, não se preocupe.

Consultamos o professor de Direito Administrativo do Estratégia Concursos, Herbert Almeida, para esclarecer essa questão e você confere abaixo.

São dois os momentos em que o futuro servidor coloca mais expectativa: a realização da prova do concurso e o seu resultado

São dois os momentos em que o futuro servidor coloca mais expectativa: a realização da prova do concurso e o seu resultado (Foto: Freepik)

Quanto tempo demora para ser chamado em um concurso público?

Não existe um prazo definido. Por isso, fique atento: o candidato poderá ser chamado a qualquer momento durante o prazo de validade do concurso.

Lembrando que quem obtém as melhores classificações acaba sendo chamado em um prazo mais curto.

Como é feita a nomeação de aprovados em concurso?

A nomeação pode ocorrer através da publicação do Diário Oficial ou ou por notificação pessoal,via telegrama ou instrumento equivalente.

Normalmente, o Poder Judiciário exige que as nomeações realizadas depois de muito tempo dependam de notificação pessoal.

Por outro lado, aquelas nomeações realizadas logo após a homologação podem ocorrer por publicação no Diário Oficial. Fique de olho!

O que acontece após a homologação do concurso?

Depois da homologação, o concurso é dado como encerrado. Isso significa dizer que o candidato tem que aguardar a sua nomeação.

“Às vezes, é interessante entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do órgão para verificar se eles têm intenção de nomear logo e em qual prazo”, aconselha o professor.

E como saber se o concurso foi homologado? Acompanhando no site da banca organizadora e do órgão público a que se refere o concurso.

Depois de homologado o concurso, quanto tempo demora para chamar?

Não existe prazo definido. Novamente, a nomeação pode ocorrer durante todo o prazo de validade do concurso, que pode ser de  até dois anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

Qual o prazo máximo para homologação de concurso público?

Não existe prazo máximo para a homologação. Normalmente, ela acontece logo após esgotar todas as fases do concurso.

O prazo “comum” é de alguns dias, mas infelizmente, não é sempre que isso acontece. O professor Herbert já viu casos de demorar mais de um ano para o término das etapas.

Isso acontece quando o órgão não tem recursos ou se há algum problema para nomear. Então, eles ‘seguram’ a homologação, pois o prazo de validade começa a contar do dia em que o concurso é homologado, explica Herbert Almeida. 

O que significa dizer que o concurso tem validade de dois anos?

O concurso tem seu prazo de validade definido no edital. Ele pode ser de até dois anos, admitindo-se a prorrogação uma vez e por igual período – se isso constar no edital.

Um concurso poderá ter o prazo máximo de validade de quatro anos (se houver a prorrogação), mas também poderá ter um prazo mais curto. Sempre confira no edital de abertura!

Como funciona o processo desde a divulgação do resultado final até o fim da validade?

Depois de divulgado o resultado, o processo ocorre da seguinte forma:

  • Homologação
  • Nomeação
  • Posse
  • Começar a trabalhar

“Em cada estatuto dos servidores, deverá constar o prazo entre a nomeação e a posse e entre a posse e o exercício. O candidato precisa ficar atento aos prazos, sob pena de perder a oportunidade”, reforça o professor.

Como funciona o processo caso o concurso tenha curso de formação?

O curso de formação é uma das etapas do concurso, o que faz com que a homologação venha depois dele.

No curso, os candidatos aprendem temas relativos à sua área de atuação e podem realizar provas, de caráter eliminatório.

Herbert Almeida afirma que são bem raras as reprovações nessa etapa, já que os classificados para ela, via de regra, já têm um nível satisfatório de desempenho.

Processos pós aprovação

Qual a diferença entre convocação, nomeação e posse?

A diferença entre os termos é:

  • Convocação: não é prevista na legislação da maioria dos entes da federação. Porém, alguns utilizam esse instrumento para convocar o candidato para a realização dos exames, deixando a nomeação para um momento posterior.
  • Nomeação: é a efetiva convocação para tomar posse em cargo público.
  • Posse: momento em que o candidato se torna servidor.

Fui classificado no concurso, e agora?

Antes de tudo, é preciso analisar sua posição. Se ela está dentro do número de vagas oferecido, teoricamente você está dentro. Mas, isso pode demorar um pouco, mais especificamente até quatro anos, devido ao prazo de validade.

Em casos excepcionais, como o da pandemia, é possível deixar de nomear até mesmo os candidatos aprovados dentro das vagas!

Se a sua classificação não aparece dentro da quantidade de vagas estipuladas, é preciso analisar se o órgão tem a intenção de chamar mais pessoas.

O professor Herbert recomenda que o candidato permaneça estudando e fazendo outros concursos até a sua nomeação, justamente para aumentar as chances de ser nomeado.

“A verdadeira batalha termina com a posse no cargo, de tal forma que não podemos ficar contando com uma nomeação meramente hipotética”, finaliza.

Acompanhe o Blog da Folha Dirigida para conferir dicas e informações para a sua trajetória rumo à aprovação!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *