fbpx

Será que seu plano de estudos para concursos é eficiente?

Compartilhe o conteúdo

O seu plano de estudos para concursos é mesmo eficiente? Primeiro, você tem que saber que todo planejamento começa com uma escolha.

Em concursos públicos, isso não é diferente. Você já se perguntou para onde quer mesmo ir? 

Antes dessa escolha, entretanto, você precisa saber o que é um cargo público e o conjunto de atribuições e responsabilidades impostas a um servidor.

Entre as carreiras, é possível que você seja um policial, uma analista judiciário, um auditor, entre outras tantas oportunidades.

Mas quer saber um segredo? Optar apenas por um cargo público pode não ser uma boa decisão.

Pelo contrário, escolher uma área ampla pode facilitar a sua vida. Sobretudo se você estiver disposto a iniciar sua carreira pública em outro estado ou município.

E esse é o primeiro passo que você deve considerar: escolher uma área para focar o seu objetivo e poder construir o seu plano de ação.

FUTURO-SERVIDOR-LEONARDO

Quais são as áreas para fazer um concurso público?

Uma das áreas em alta no mundo dos concursos é a de Segurança Pública. Nela, é possível ser, por exemplo, um policial federal, uma policial rodoviária federal, entre inúmeras outras carreiras.

Há também a área de Controle, na qual os futuros servidores poderão trabalhar em Tribunais de Contas ou Controladorias, como auditor ou analista, por exemplo.

Já na área Fiscal, é possível ser um auditor da Receita Federal ou mesmo trabalhar fiscalizando as questões estaduais ou municipais.

A área Administrativa é a mais múltipla, pois a encontramos dentro de uma infinidade de órgãos e entidades, como Tribunais, MPs, Prefeituras e Ministérios. Resumindo, qualquer órgão ou entidade pública possui uma área Administrativa.

Na área Jurídica, temos a Magistratura, Procuradorias e demais cargos especializados para a área de Direito.

Há também os cargos da Alta Gestão, as chamadas carreiras típicas de estado, como o analista do Banco Central ou auditor da Controladoria Geral da União, entre outros cargos mais específicos.

→ Como escolher uma área de concurso para estudar?

Por que definir uma área é importante para seu planejamento?

Muitos estudantes iniciam sua preparação para concursos sem saber exatamente para onde querem ir. Ao vislumbrar um cargo imediato, acabam por pecar em alguns pontos do seu planejamento.

Escolher uma área e entender o funcionamento da Administração Pública é essencial para planejar os estudos de maneira mais correta.

Qual é o segredo?

No final das contas, é melhor que você opte por uma área que tenha mais cargos, do que você optar apenas por um cargo unitário.

Ao optar apenas por um cargo unitário, você terá poucas opções de estudo. E se esse concurso jamais vier, você ficará limitado.

Ao selecionar uma área – uma grande área – você terá muito mais opções.

O que acontece após definir uma área?

Após escolher sua área, é o momento de organizar as matérias para os estudos. Primeiro de tudo, agrupe todas as matérias que tem que estudar com base em concursos anteriores.

A partir daí, selecione o melhor material didático e utilize um método de estudos que seja eficaz.

E respondendo a pergunta que fizemos logo no início desse post:

Focando em apenas um cargo, seu plano pode não ser o melhor, pois você ficará preso a apenas uma oportunidade.

Enquanto ao focar na área, seu leque de opções passa a ser maior e, caso aconteça algum imprevisto com algum concurso, você terá outros para incluir no seu panejamento sem grandes perdas de conteúdo.

O que você estava estudando poderá ser aproveitado para outras seleções 🙂

Se você perdeu algum episódio da Série Futuro Servidor, confira:

 


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *