fbpx

Palestrão Segurança RJ: como estudar Direito Penal?

Compartilhe o conteúdo

Um dos maiores desafios para futuros servidores da Segurança Pública é como estudar Direito Penal. Concursos da Polícia Civil, PRF, entre outros, costumam cobrar a matéria.

E como toda disciplina de concurso, é preciso procurar conteúdos e professores de muita qualidade para estudar.

Para ajudar na sua preparação, um dos Aulões Surpresa do Palestrão Futuro Servidor – Carreiras da Segurança (Edição RJ) será DIREITO PENAL!

A responsável pelo aulão é a professora Natacha Oliveira (@profnatachaoliveira), também delegada da Polícia Civil do RJ e mestre em Direito Penal pela Uerj, além de autora de obras jurídicas.

blog-natacha

Natacha Oliveira é delegada e professora de Direito Penal

Influência familiar para se tornar policial

O sonho de se tornar delegada de Polícia veio desde cedo para Natacha.

Seus dois irmãos também são policiais civis e foi por meio deles que pôde conhecer o exercício da atividade policial de perto.

Graduada em Direito, foi durante o terceiro período da faculdade que iniciou a trajetória de estudos para concursos públicos.

A publicação do edital para investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em 2005, foi o ponto de partida para a até então universitária.

O desafio nesse momento foi conciliar os estudos da graduação com o curso preparatório. E o resultado foi positivo: aprovação em quarto lugar.

A partir disso, o foco foi para o seu sonho de ser delegada.

“Passei a focar, ainda durante a faculdade, nas matérias contempladas no edital referente ao cargo de delegado de Polícia e, nos últimos períodos da faculdade, iniciei a realização de cursos preparatórios específicos”, explica Oliveira.

Segundo Natacha, sua experiência como investigadora foi essencial como preparação para mais tarde atuar como delegada.

“Minha prévia experiência na função de investigadora policial me propiciou uma visão diferenciada enquanto delegada de Polícia, no sentido de compreender a realidade dos servidores em relação aos quais passei a atuar como gestora”, explica.

Leia também: Como ser mulher na Polícia

Além da Segurança, aprovação também veio na área Judiciária

Enquanto aumentava o ritmo de estudos focando no concurso da PC-RJ para o cargo que sempre sonhou, Natacha participou de outros processos para se tornar servidora pública.

Essa foi a alternativa que encontrou como meio de manter um treinamento e motivação com um ritmo constante de estudos.

E o resultado mais uma vez foi favorável. Antes de passar no concurso de delegada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, foi aprovada para técnico judiciário e analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Confira: Servir e proteger na Polícia Militar

Prática foi fundamental para carreira de professora

Após tomar posse no cargo de delegada, engana-se quem acha que Natacha parou de estudar. Nesse período passou a focar mais na área acadêmica e iniciou mestrado em Direito Penal na Uerj.

Após concluir a formação, passou a dar aulas da disciplina em cursos preparatórios, universidades e cursos de formação (Acadepol). Além disso, publicou no ano de 2020 o livro “Criminologia – Sinopses para Concursos”  com o objetivo de ajudar os futuros servidores em sua preparação para concursos.

Sua experiência prática foi determinante para ampliar a visão que tinha da carreira e poder transferir seu conhecimento para a sala de aula, assim como gerar uma reflexão crítica sobre a questão criminal e carcerária brasileira.

“A experiência na atividade policial ampliou minha visão crítica em relação a diversas problemáticas sociais, visto que os casos policiais apresentam realidades conflitivas ocultas”, afirma a delegada.

E no dia 25 de janeiro, Natacha Oliveira estará presente no Palestrão Futuro Servidor – Carreiras da Segurança (Edição RJ) para o aulão especial de Direito Penal.

Vai perder essa oportunidade?

 


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *