fbpx

Como organizar um ciclo de estudos para concursos

Compartilhe o conteúdo

Talvez você já saiba o que é um ciclo de estudos para concursos, mas você sabe como organizar o seu?

Depois de definir a área de concurso para a qual você quer se preparar, é muito importante fazer um planejamento de estudos.

Mas um desafio, principalmente para quem nunca participou de um concurso público e está pouco familiarizado com esse universo, é montar esses planos.

“A gente sempre verifica, ao conversar com diversos alunos, que a grande dúvida está em como você pode fazer um planejamento eficaz de estudos”, afirma o professor Leonardo Murga.

Como ter um plano mais eficiente foi uma das razões para a criação do Smart Planner. Se você ainda não conhece, confira a ferramenta gratuita abaixo 👇.

Smart Planner da Folha Dirigida

 

É possível ter um método eficaz de estudos

Segundo o professor Leo Murga, até mesmo pessoas que já foram aprovadas têm dificuldade de entender o que fizeram para chegar ali, porque o nosso cérebro tende a deixar de lado os momentos mais complexos e focar nos resultados positivos.

Alguns têm a possibilidade de pagar um coach para fazer uma planilha personalizada. Mas a realidade da grande maioria não é essa. Para isso, a Folha Dirigida e o professor Leo desenvolveram o Método Futuro Servidor, disponível de graça.

A ideia principal do Método é justamente essa: tornar acessível para todos, independentemente das condições socioeconômicas, formas eficazes e comprovadas pela ciência de ter um alto rendimento nos estudos.

Eles falaram sobre como o Método ajuda planejar e organizar os estudos de acordo com a metodologia do ciclo de estudos no programa Futuro Servidor na Prática. Você pode tanto assistir a live gravada quanto ler o que foi discutido nela nesse post, ok?

Qual é a proposta do Método Futuro Servidor?

Além de estar sempre disponível gratuitamente, a principal ideia do Método é ser o mais simples possível. Não adianta ter um planejamento super complexo se você não consegue seguir, não é mesmo?

Tendo essa simplicidade como ponto de partida, outro objetivo é que ele possa ser utilizado para qualquer concurso.

O que fazer depois de escolher a área de concurso?

Depois de seguir o primeiro passo do Método, que é escolher para qual área de concurso você irá se preparar, a próxima etapa é se informar sobre essa área. De acordo com o CEO da Folha Dirigida, Ricardo Marsili, é preciso se perguntar:

  • Qual o status da área no momento?
  • O que está acontecendo?
  • Onde tem edital aberto?
  • Qual a possibilidade de abrir edital?

Feitas essas avaliações, é hora de colocar o seu planejamento na prática. Se o edital do concurso já saiu, você pode começar a estudar por ele. Se não, comece sua preparação seguindo a última prova.

Sobre isso, o professor Leonardo Murga alerta: não tente ficar adivinhando quais matérias serão cobradas ou não no próximo concurso. A primeira preocupação do estudante deve ser fechar o edital anterior.

Feito isso, direcione sua atenção para provas semelhantes. Mas nunca planeje seus estudos baseado em achismos.

Depois de escolher a área de concurso

Como organizar um ciclo de estudos?

Leo Murga pega como exemplo o concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Apesar da prova estar prevista, ainda não saiu o edital. No último edital, as matérias cobradas para o cargo de investigador foram:

  • Português
  • Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal
  • Leis Penais
  • Direito Processual Penal

Na metodologia do ciclo, elas vão ficar organizadas da seguinte forma:

  • Ciclo 1: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal
  • Ciclo 2: Leis Penais, Direito Processual Penal, Português
  • Ciclo 3: Informática

É muito importante que matérias semelhantes fiquem próximas, para criar um ritmo de estudo contínuo e adequar o seu cérebro à multidisciplinaridade.

Isso também facilitará os estudos. Se você está estudando um assunto como culpabilidade, por exemplo, poderá aplicar os conhecimentos tanto em Direito Constitucional quanto em Administrativo, em cada matéria com as suas devidas particularidades.

O professor também recomenda que o estudante fixe um mês para organizar seus estudos para cada ciclo. Quantidade não é qualidade!

Como saber quais matérias tem semelhanças?

Para quem está se preparando para concurso pela primeira vez, pode ser um pouco mais difícil perceber essa semelhança entre as matérias. Se esse é o seu caso, uma dica é usar o edital verticalizado para planejar o seu ciclo.

Veja quais disciplinas têm mais assuntos que se cruzam. Com o tempo e a prática, ficará mais fácil perceber os pontos em comum.

Essa divisão também é importante porque, quando você acabar uma matéria do primeiro ciclo, por exemplo, pode puxar uma do segundo para o lugar dela e continuar mantendo essa similaridade.

Lembrando que não existe um tempo certo para finalizar cada matéria e dificilmente todas vão tomar o mesmo tempo de estudo. Além dos conteúdo serem diferentes, as particularidades de cada um também interferem.

Um professor de Português que está se preparando para essa prova de investigador, por exemplo, levará muito menos tempo do que uma pessoa que nunca estudou a disciplina, certo?

Exemplo de Ciclo PC-RJ

Blocos de estudo

Montado o ciclo, é preciso se perguntar quantas horas você tem para estudar, de segunda à sexta, e distribuir essas horas para cada matéria.

Ainda usando o último edital para investigador da PC-RJ para ilustrar isso, o professor sugere, para uma pessoa que tenha seis horas por dia, colocar duas horas para cada bloco, ou seja, para cada disciplina.

Essa será a metade de estudos de quem usa esse planejamento.

Nesse momento, também é importante produzir uma material palpável, como resumos, que serão usados mais tarde, durante a revisão.

Ele também reforça que, segundo a Ciência, o nosso cérebro consegue ter um nível mais alto de rendimento entre 1h30 e 2h de estudo.

Depois disso, a retenção de conhecimentos começa a cair gradualmente, se você não tem intervalos de um bloco para o outro.

Lembra que quantidade não é qualidade?

Uma pessoa pode até dizer que consegue se manter estudando por oito horas seguidas, por exemplo. Mas de acordo com a Ciência, essa pessoa não está tendo um bom aproveitamento do seu tempo.

Se ela estivesse estudando em intervalos menores, estaria retendo muito mais conteúdo.

Fora essas seis horas dividas em três tempos de duas horas, Leo Murga recomenda que, durante intervalos ao longo do dia, sejam feitos exercícios.

Uma boa dica é usar um motor de questões, como o Folha Questões da Folha Dirigida, além de outros disponíveis na Internet.

Como planejar os estudos no final de semana?

Para o final de semana, o professor recomenda o tempo de oito horas de estudo. Ele aconselha dividi-las da seguinte forma:

  • Déficit de blocos
  • Pequena revisão
  • Exercícios

Como dividir os estudos no final de semana

Supondo que você tenha ido ao dentista um dia e não tenha conseguido estudar um dos blocos programados. O final de semana é o momento de repor esse bloco que está faltando!

É normal ficarem faltando um ou dois blocos, porque imprevistos acontecem. Mas se você tem um déficit muito maior que isso, é uma boa rever o seu planejamento. Isso significa que você não está conseguindo segui-lo e ele não está funcionando para você.

Repostos os blocos, hora de usar os resumos produzidos durante a semana para fazer uma pequena revisão.

Por fim, feita essa revisão, use o resto do tempo para praticar exercícios. Sempre se planeje pelo tempo e não pelo número de exercícios.

A cada quatro semanas, Leo Murga também recomenda que seja feita uma grande revisão.

O mais importante é testar o que funciona melhor para você e não se enganar! Não adianta reservar muitas horas para o estudo e não estar absorvendo nada.

O Método Futuro Servidor é um método muito humano, que tenta respeitar cientificamente as fraquezas que temos como seres humanos temos e ressaltar nossas forças, destaca o professor Leonardo Murga.

E se você tivesse seu planejamento de estudos pronto e automatizado para você? O Smart Planner faz isso para você! Faça seu login gratuitamente na ferramenta agora!

Smart Planner da Folha Dirigida

 


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *