fbpx

21 ideias sobre o que fazer em casa na quarentena

Compartilhe o conteúdo

Esse momento de ficar em casa pode gerar bastante ansiedade, mas também tem muita gente que está entediada. Já são cerca de dois meses de isolamento social, e as alternativas do que fazer vão mudando.

Pode ser que no início você tenha aproveitado, assim como muita gente, para dar aquela geral na casa, arrumar o armário, ou até maratonou alguma série. Sem perder o foco nos estudos 👀.

Brincadeiras à parte, é muita mudança em tão pouco tempo para todos se adaptarem. E é muito comum que a produtividade tenha caído, o foco tenha diminuído… Por isso, ter alguns momentos de descontração é importante.

A verdade é que tudo feito em equilíbrio e com moderação, pode ajudar no seu processo cognitivo e na saúde mental. Afinal, estudar cansado e sem foco não vai ajudar você a aprender o conteúdo.

Nesse post, reunimos 17 ideias para você fazer no seu tempo livre. E algumas dicas bônus, no final, se o seu sonho é se tornar um futuro servidor.

Cozinhaterapia é uma das ideias do que fazer em casa na quarentena

Cozinhaterapia é uma das ideias do que fazer em casa na quarentena (Foto: Unsplash)

17 ideias para ter o que fazer em casa na quarentena

Ficou com tempo livre durante a quarentena e não sabe o que fazer nesse período? Sugerimos algumas atividades para que você tenha alguns momentos de relaxamento em meio a tantas notícias diárias, estudos, filhos e tarefas domésticas.

1 – Aulas de culinária

Para muitas pessoas, preparar uma comida é muito mais do que uma atividade de rotina. Não é à toa que existe o termo “cozinhaterapia”. Para ajudar nessa técnica, existem inúmeros vídeos com receitas no YouTube.

Você pode aproveitar e aprender uma nova técnica, como confeitaria, harmonização de vinhos, ou só aprender a cozinhar melhor mesmo.

2 – Aulas de ginástica e yoga

Por mais que nesse momento ninguém possa sair de casa para se exercitar, é possível fazer atividades da sua sala, mesmo com pouco espaço. Por exemplo, algumas academias estão oferecendo aulas online para seus alunos.

Além disso, inúmeros canais no YouTube e aplicativos têm programas completos e aulas diárias, até ao vivo, como alongamento, yoga, ou até treinos mais puxados, para quem tem meta de perder peso e não somente relaxar.

3 – Meditar

Falando em relaxar, sabia que um dos benefícios da meditação é diminuir a ansiedade? Existem cursos online que ensinam a técnica, vídeos no YouTube e até playlists inteiras nos aplicativos de música para ajudar.

Inclusive, essa é uma técnica recomendada pelo médico e neurocientista dr. Pablo Vinicius, nesse período da quarentena (ele explica aqui nesse post), para que você comece o dia muito melhor e menos ansioso.

Meditar ajuda a reduzir a ansiedade e retomar o foco nos estudos

Meditar ajuda a reduzir a ansiedade e retomar o foco nos estudos (Foto: Pixabay)

4 – Ouvir música

Você costuma se sentir bem ouvindo suas músicas preferidas, certo? Então, por que não tirar um momento do dia para isso? Ou até mesmo ouvir enquanto você estuda?

Claro, que estudar ouvindo música não funciona para todos. Afinal, é para ajudar na sua concentração e não tirar seu foco. Mas existem até mesmo tipos de música que podem ser benéficos.

5 – Dançar

Por que não? Essa é uma atividade que você pode fazer junto das crianças ou até como exercício físico, se ginástica não é algo prazeroso. Existem jogos de videogame focados em dança que podem ajudar nesse momento de descontração.

6 – Lives além das musicais

Falando em dança, final de semana costuma ser os dias das lives. Mas não só de cantores famosos são as transmissões ao vivo no YouTube. Vários canais de notícias e de aulas estão fazendo transmissões ao vivo.

Para saber as próximas transmissões dos seus canais preferidos, basta você seguir o canal e ativar as notificações 🔔 (falando nisso, você já ativou da Folha Dirigida?).

Outra forma de saber o que está rolando ao vivo naquele momento é acessando a página de lives do próprio YouTube. Tem programação infantil, jornalística, aulas e mais.

7 – Fazer um curso

Durante a quarentena, diversas instituições liberaram cursos gratuitamente ou fizeram grandes descontos. Além disso, alguns sites já ofereciam opções assim.

Usar esse período para finalmente fazer aquele curso que você sempre quis pode ser uma boa. Mas, não sinta obrigação. Se você está lendo esse blog, é porque sua meta é passar em um concurso público ou arrumar um emprego na iniciativa privada.

Se você quer ser um futuro servidor, o curso aqui deve ser algo extra e prazeroso, e não uma obrigação que só irá sobrecarregar sua mente com mais informações.

Agora, se você busca um emprego, essa pode ser uma ótima oportunidade de qualificar-se para entrevistas futuras e melhorar seu currículo.

8 – Colocar a leitura em dia

Pode ser que durante o dia, enquanto você precisa conciliar os estudos em casa com filhos ou até o trabalho, parar para ler seja algo mais complicado.

Mas, que tal aproveitar o momento em que encerrou todas as atividades, que colocou as crianças na cama e precisa relaxar antes de dormir? No site da Amazon, por exemplo, existem diversos e-books gratuitos no Kindle. E você pode ler em qualquer dispositivo.

ler livros

Você pode também colocar aquela aquela leitura em dia depois de um dia para se distrair um pouco (Foto: Unsplash)

9 – Aprender um novo idioma

Aulas e cursos online, aplicativos de idioma, podcasts, aulas em áudio… são inúmeras as formas que você tem para aprender um novo idioma enquanto está em casa.

Aliás, para a iniciativa privada, aprender inglês é fundamental. Se essa qualificação ainda não está no seu currículo, que tal aproveitar o momento e tentar?

Para a carreira pública, não é uma disciplina comum nas provas. Mas, caso caia na que você pretende fazer, confira as dicas de como estudar inglês para concursos aqui nesse post.

10 – Desenvolver um hobby

Lembra aquela moda dos livros de colorir antiestresse? Se você aderiu, pode ser que tenha um em algum lugar da sua casa, e com várias páginas ainda em branco.

Ou, você pode ter como hobby pintar telas, bordado ou outras habilidades que certamente ajudam a desestressar, mas você acabou deixando de lado na correria do dia a dia.

Ou, caso você não tenha uma outra atividade, esse momento também pode ser o momento para aprender uma nova habilidade. Sempre quis cozinhar? Tinha o sonho de aprender violão? Ou a fazer crochê? Agora pode ser o seu momento.

11 – Fazer palavras cruzadas

Fazer palavras cruzadas e outras atividades de lógica, como o Sudoku. Podem parecer atividades simples, mas estimulam o cérebro e ajudam na memória.

Além disso, as palavras cruzadas ainda ajudam a ganhar vocabulário, o que pode ser bem útil para a sua prova discursiva, por exemplo.

12 – Atividades com as crianças

Sim, quem tem filhos precisa conciliar muitas atividades nesse momento. E até mesmo as de lazer podem ser conjuntas. Alguns canais em vídeo ensinam o que os pais podem fazer para entreter os filhos.

Algumas ideias são os jogos de tabuleiro, assistir a filmes juntos, jogar adedanha (ou Stop), fazer uma receita juntos, massinha de modelar caseira, leitura, entre tantas outras.

13 – Redecorar um cômodo

Uma das ideias sobre o que fazer em casa nesse período é redecorar. Isso não significa comprar tudo novo, mas mudar a disposição dos móveis em um cômodo ou pintar uma parede já pode dar outra cara ao ambiente.

14 – Viajar sem sair de casa

Mesmo com as viagens suspensas ainda por algum período, é possível conhecer o mundo sem sair de casa. Pode parecer uma frase bem clichê, mas museus e centros culturais pelo mundo todo disponibilizam visitas virtuais.

Uma forma de conhecer esses espaços online é através do Google Arts & Culture, para explorar museus e obras de arte do mundo todo. E vale buscar por museus que você sonha conhecer, pois diversos possuem as visitas online.

Isso sem falar de “viajar pelo mundo” através de livros, filmes, programas de TV focados nessa temática, documentários ou mesmo canais de vídeos.

15 – Gerar renda extra

Se você tem algum tempo sobrando e quer aproveitar da melhor forma, gerar renda extra é uma das ideias do que fazer em casa. É possível mesmo gerar renda na internet, como educação, serviços de orientação ou até com uma loja online.

16 – Criar novos hábitos

Você tinha sempre o costume de dormir muito tarde e acordar muito cedo? Ou quem sabe nunca conseguiu praticar uma atividade física, mesmo sabendo da importância?

Ou você precisa ter uma alimentação mais saudável ou beber mais água, por exemplo. Tudo isso você pode começar na quarentena e manter para a sua vida.

Ter hábitos mais saudáveis ajuda a cumprir as tarefas do dia, como o processo de estudar para concursos, enquanto os hábitos ruins só dificultam todos os processos.

Não se esqueça das pequenas vitórias diárias que ajudam também na sua motivação para manter e seguir um objetivo.

17 – Nada

Sim, você não precisa fazer nenhuma dessas atividades acima ou se sentir na obrigação de ter uma agenda lotada. Como o psicanalista Marcelino Viana explica aqui nesse post, existe uma diferença entre ser ocupado e produtivo.

Logo, você pode focar no seu objetivo principal e usar o tempo extra para não fazer nada. Ou apenas para descansar e ficar mais disposto para realizar as demais atividades.

Por exemplo, o médico especialista em Medicina do Sono, dr. Pablo Vinicius, se refere ao cochilo como um descanso de 20 a 40 minutos que pode deixar a pessoa “restaurada”.

Mas, manter uma rotina de sono regular é também essencial para ter um bom desempenho nos estudos.

Dicas bônus: o que fazer se seu sonho é ser um futuro servidor

Se você está se sentindo um pouco perdido nesse momento, aproveite para pensar seus objetivos, construir as suas metas e dar continuidade à sua preparação com calma e de maneira mais organizada.

Para tentar ajudar com essa missão, reunimos algumas dicas extras do que você pode fazer nesse período, enquanto estudante de concursos públicos.

18 – Organizar seu material

Você pode organizar seu material de estudos, separar o que você precisará para estudar, descartar o que não servirá mais, escolher um curso e outros recursos extras de apoio à preparação.

Antes disso, lembre-se que você precisa ter um objetivo claro em mente, ou seja, qual concurso você quer passar e qual área você deseja focar.

19 – Organizar seu cantinho de estudos

Ter um cantinho de estudos, com o mínimo de distrações, é importante para ajudar no seu foco e desempenho. Inclusive, esse é um dos passos que você deve seguir para estudar sozinho.

Separe um local com a iluminação adequada, bem arejado e com poucas distrações, deixando apenas o material que você precisará utilizar nos estudos.

Ter um cantinho de estudos é importante para o seu foco (Foto: Unsplash)

20 – Começar um novo planejamento

Para quem ainda não tinha certeza se queria fazer um concurso público ou se estava na dúvida quanto a qual carreira seguir, esse pode ser o momento de se informar para tomar uma decisão.

Pesquise sobre as áreas, as carreiras possíveis, o órgão, as atribuições e o dia a dia do cargo, remuneração, se existe chance de mudança de cidade ou estado… Tudo isso, entre outros fatores, devem ser levados em conta na sua decisão.

Com esse foco definido, você já pode seguir os demais passos para fazer o seu planejamento de estudos.

Quer acesso ao conteúdo Premium da FD? Saiba como!

21 – Treinar novas técnicas de estudo

Se você ainda não encontrou a melhor forma de estudar, conhecer novas técnicas e experimentá-las pode ser uma solução. Mas, antes você precisa entender que não existe o melhor método, mas aquele que você mais se adaptou.

Por exemplo, usar os mapas mentais funciona como uma forma de revisão e de organização do conteúdo teórico por palavras-chave, que você precisará fazer a associação depois.

Já os flashcards, outra técnica usada para revisar o conteúdo, ajudam a memorizar mais rápido, sem precisar voltar inúmeras vezes no conteúdo teórico.

Uma técnica que é essencial a qualquer estudo para concurso público, e sempre recomendada por professores, é fazer questões.

Estudar por questões ajuda a conhecer o perfil da banca e a tendência de cobrança dos conteúdos, e ainda a entender o que você já está dominando e o que precisa reforçar ainda.

Você tem mais ideias do que mais pessoas podem fazer nesse momento? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Gabriela disse:

    Gostei muito dessas dicas mas poderia ter mais dicas para crianças de 9 anos

  2. Folha Dirigida disse:

    Olá, Pietra. Tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo! 😀😀😀 Caso tenha alguma sugestão do seu interesse, pode entrar em contato conosco também! Abraços, Blog Folha Dirigida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *