fbpx

Carreiras digitais: o que faz um programador?

Compartilhe o conteúdo

Não dá para falar em carreiras digitais sem pensar em tecnologia. A Programação tem diferentes usos, mas a finalidade é sempre a mesma: resolver problemas. E é aí que surge a carreira de programador.

No dia a dia, processos simples – como comunicação e transações financeiras, por exemplo – já são mediados pela tecnologia.

E no mercado de trabalho não é diferente. Quase todas as áreas usam tecnologia, seja como meio (nos processos de produção) ou como fim (produzindo tecnologias).

Por isso, profissionais que desenvolvem soluções tecnológicas são (e continuarão sendo!) fundamentais para o mercado.

Segundo o especialista educacional de tecnologia e Tech Lead da Gama Academy, JC Bombardelli, existe uma alta demanda por profissionais da área tecnológica como um todo, mas principalmente em Programação.

Confira a entrevista completa do JC Bombardelli na série Carreiras Digitais com a Gama Academy.

O que é preciso para trabalhar com Programação?

Entender sobre linguagens de Programação não é um dom ou algo que a pessoa nasce sabendo, por isso, é necessário estudar bastante.

Para quem deseja se aprofundar na área, uma graduação – seja bacharelado ou tecnólogo – é importante, mas é possível ingressar no mercado de forma mais rápida.

O especialista da Gama Academy conta que é possível começar a aprender com conteúdos disponíveis na internet, por exemplo.

Existe diferença entre programador e desenvolvedor?

Bombardelli explica que essa é uma questão interpretativa e que pode variar dependendo da empresa, mas, no geral, há uma diferenciação sim.

O programador é aquele profissional que executa apenas um tipo de demanda, como escrever um código de Programação.

Já um desenvolvedor (ou engenheiro) de software vai ter um trabalho mais abrangente, entendendo o problema e ajudando a construir, implementar e entregar a solução.

Em resumo, nem todo programador é, necessariamente, um desenvolvedor.

Quais são as áreas de atuação do programador?

Um profissional de desenvolvimento de software, como programador, pode atuar em diferentes frentes, como:

→ 1. Front-endquem cuida da interface do sistema, o que o usuário vai ver.

→ 2. Back-end responsável pela infraestrutura do sistema.

→ 3. Full-stack profissional que atua tanto no front-end, quanto no back-end.

→ 4. Mobile desenvolvedor focado em Android e/ou IOS.

→ 5. DevOpsé o encarregado por otimizar a produtividade dos desenvolvedores.

O mercado para programador é promissor?

De acordo com o especialista, as faculdades e escolas de tecnologia não estão formando profissionais suficientes para suprir a demanda de vagas. Isso indica que há bastante vaga aberta no mercado por falta de profissionais.

Existe uma demanda latente do mercado para trazer mais profissionais, pois o nosso país não forma desenvolvedores suficientes, comenta Bombardelli.

Por conta da falta de mão de obra qualificada, o Tech Lead da Gama Academy complementa dizendo que algumas empresas estão investindo em capacitar os colaboradores internamente.

Isso quer dizer que são abertas oportunidades para programadores/desenvolvedores juniores que serão capacitados pela própria empresa.

O que é preciso para ingressar no mercado de Programação?

JC Bombardelli explica que ninguém vai saber tudo sobre tecnologia, por isso, algumas habilidades comportamentais são importantes para construir uma carreira digital.

O mercado acaba preferindo um profissional júnior que seja engajado e com vontade de aprender ao invés de alguém experiente, porém inerte.

O diferencial acaba sendo o engajamento para ter conhecimento, mais do que o número de linguagens de programação que ele sabe.

Quer aprender Programação?

Curso de Programação da Gama Academy

Qual o perfil de um bom profissional da área de Programação?

Para quem quer ingressar na área de Tecnologia, é preciso curiosidade e vontade de aprender.

Além disso, um ponto importante é a capacidade de reconhecer padrões e proatividade para resolver problemas também.

É preciso entender o impacto que aquele trabalho pode causar e enxergar os problemas como um todo. Para isso, atenção é uma qualidade fundamental.

Outro ponto levantado pelo especialista é que o ambiente de trabalho na área Tecnológica é cada vez mais horizontalizado, ou seja, sem tanta hierarquia.

Por isso, o profissional que atua na parte operacional vai precisar assumir responsabilidade e é necessário saber lidar com o não planejado.

Competências necessárias para ser um bom profissional de Programação

Quais conhecimentos são mais importantes para um programador?

Se você quer atuar em uma parte mais criativa – ou seja, no front-end – além de todas as tecnologias que envolvem a área, é preciso saber usar as ferramentas.

Para a atuação no back-end, o versionamento de código é um tipo de conhecimento importante.

Isso porque o desenvolvedor não trabalha sozinho e, na hora de compartilhar um código, é preciso se atentar a algumas regrinhas para não perder o que foi produzido.

Ainda assim, para os dois casos, entender lógica de Programação é fundamental. Isso porque esse conhecimento é necessário para identificar os padrões, abstrair problemas e propor soluções.

Dicas para quem quer trabalhar com Tecnologia

O primeiro passo, segundo o especialista, é reconhecer qual área mais o agrada. Isso é possível identificar observando seus gostos.

Feito isso, você verá que para cada área há um caminho de tecnologias que você vai precisar aprender.

Mas, independentemente da área, você precisa ter foco e vontade de aprender. Bombardelli conta que conteúdos novos acabam não estando disponíveis em Português.

Para contornar esse tipo de situação e se manter atualizado, é necessário gastar horas pesquisando.

A dica que ele dá é pegar códigos de outras pessoas, ler, entender e tentar sugerir melhorias. Essa busca por aprendizado vai levar você a se tornar um profissional capacitado.

Se você é uma pessoa que gosta de aprender coisas novas constantemente, resolver problemas e trabalhar em equipe, Programação, provavelmente, é a área para você, finaliza.

Confira o curso de Programação da Gama Academy e aprenda mais sobre essa área.

Acompanhe também a série Carreiras Digitais no YouTube da Folha Dirigida. Confira a programação completa!

Série Carreiras Digitais


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *